Skip to main content
Bares e RestaurantesBrandingEstratégias de DivulgaçãoGestão e ProcessosMarketingPrograma Consumer

Vale a Pena Investir em Divulgação Offline para Restaurantes?

By outubro 24th, 2023No Comments

Durante muito tempo, a divulgação offline para restaurantes era a principal ou única opção de divulgação para se fazer no food service.

Mas com o surgimento da internet, o Marketing Offline foi ficando de lado e perdendo espaço para o Marketing Digital.

Assim, a pergunta que donos(as) de restaurantes fazem hoje em dia é se ainda vale a pena investir na divulgação offline ou não. O que você acha?

Portanto, neste artigo, iremos abordar esse tema e trazer a nossa opinião sobre ele. No final, você também pode compartilhar a sua opinião com a gente! Vamos lá?!

O Que é Divulgação Offline?

Antes de começar, vamos explicar melhor o que é a divulgação offline: trata-se de uma divulgação realizada fora da internet e redes sociais. 

A divulgação offline faz parte do que se chama de Marketing tradicional, em que as ações acontecem em mídias como:

  • Televisão
  • Rádio
  • Outdoors
  • Jornais
  • Revistas, etc

Sua principal característica é alcançar o público que não está na internet e nas redes sociais. Além disso, ela tem um grande potencial de fortalecer a identidade da marca.

Vale a Pena Investir em Divulgação Offline para Restaurantes?

Existe um receio por parte dos donos de restaurantes em relação a investir em divulgação offline para restaurantes. Isso porque a divulgação online dominou o mercado de Marketing.

Assim, muitos pensam que o marketing offline chegou ao fim e que não vale mais a pena investir nele. Fazer isso seria jogar dinheiro fora.

Essa pode ser uma conclusão precipitada, pois tudo leva a perceber que esse ainda não é o fim do Marketing Offline.

Embora o Marketing Digital tenha se destacado nos últimos anos, a divulgação offline continua sendo eficaz.

Isso porque ela consegue alcançar o público que não está presente na internet nem nas redes sociais. Sim, e não se engane, esse público também é grande.

Portanto, podemos concluir que ainda vale a pena investir no marketing offline para conquistar e fidelizar clientes no seu restaurante.

Como funciona a divulgação offline para restaurantes? (imagem: Louis Hansel / Unsplash)

Mas o ideal mesmo é buscar o equilíbrio entre os dois tipos de marketing: online e offline! Afinal, um irá complementar o outro e os clientes se lembrarão sempre de você.

É só você observar as estratégias de grandes restaurantes: eles continuam apostando na divulgação offline, ainda que menos do que antes

Quem não se lembra do famoso slogan “Amo muito tudo isso”? Esse é um dos grandes casos de sucesso do marketing offline do McDonald’s.

5 Ideias de Como Fazer Divulgação Offline para Restaurantes

Para fazer divulgação offline para restaurantes, você simplesmente deverá voltar ao básico, ao essencial do Marketing.

Aqui vão algumas dicas:

1. Feiras e Eventos Culturais Locais

Levar o seu restaurante para participar de feiras e eventos culturais locais é uma ótima maneira de fazer:

  • Divulgação offline
  • Networking
  • Distribuição de cartões de visitas
  • Promoções exclusivas para levar clientes ao seu restaurante

Além disso, isso ajudará o seu restaurante a se aproximar mais da sua clientela, criando um relacionamento com seu público.

2. Anúncios em Revistas e Jornais

Criar anúncios no Google é uma estratégia online muito poderosa para a divulgação online de restaurantes.

Entretanto, investir em anúncios em revistas e jornais ainda pode trazer bons resultados para o seu negócio.

Afinal, esse tipo de mídia impressa tem uma grande circulação em estabelecimentos diferentes, por exemplo:

  • Clínicas
  • Salões de beleza
  • Barbearias
  • Setor automobilístico

Assim, existe um grande potencial para alcançar novos clientes.

3. Embalagem

Você sabia que a embalagem do seu restaurante oferece uma grande oportunidade de divulgação offline?

Isso mesmo, você pode usar a embalagem para divulgar seu aplicativo de Delivery próprio, promoções exclusivas, suas redes sociais, etc.

Então da próxima vez que for escolher as embalagens para o seu restaurantes, não se esqueça disso!

4. SMS Marketing

Enviar SMS Marketing para seus clientes é outra alternativa muito boa para investir na divulgação offline do seu restaurante.

Essa estratégia consiste em enviar mensagens de texto por sms para celulares e oferece baixo custo para o seu orçamento.

Que tal enviar um cupom de desconto de aniversário para seu cliente? E avisar sobre as promoções de happy hour do dia?

No Consumer, você pode enviar sms marketing diretamente do sistema de gestão usando a sua base de cadastro de clientes!

5. Cupons de Desconto

Quem disse que os cupons de desconto só servem para o Marketing Online? Essa é uma estratégia que o Marketing Tradicional já usava muito antes da internet!

Assim, você pode criar descontos exclusivos para as estratégias de divulgação offline do seu restaurante, por exemplo:

  • Nas embalagens
  • Para os eventos e feiras
  • Nos anúncios em jornais e revistas
  • Panfletos

Com isso, você conseguirá atrair clientes não só da internet, mas também fora dela.

Aliás, o Consumer também permite que você crie e gerencie cupons de desconto do seu restaurante, podendo mensurar os resultados!

Encontre tudo o que Seu Restaurante Precisa no Consumer

O Consumer é um sistema para restaurantes com mais de 10 anos de atuação no mercado e mais de 30 mil clientes pelo Brasil.

Especializado em bares e restaurantes, no Consumer você vai encontrar todas as soluções para gerenciar seu negócio:

Inclusive, uma solução para divulgar seu restaurante online de forma bem mais prática e fácil: o Consumer Ads.

Você pode conhecer na prática todas as soluções que o Consumer oferece para restaurantes durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente Grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.