Apostar na culinária regional pode ser uma ótima chance de empreender no setor de bares restaurantes.
Nos últimos anos, a procura por esse tipo de culinária tem atraído a atenção dos consumidores.
E os motivos são vários.
Seja por curiosidade de experimentar um novo sabor ou por encontrar sua comida preferida.
Mas se você não sabe do que estamos falando, fique tranquilo.
Aqui, vamos explorar esse segmento falando sobre o que é e as oportunidades de negócio que ele tem a oferecer.
Por isso, continue lendo, pois quem sabe não sai daqui direto para realizar seu sonho de empreender na área da alimentação!
O que é Culinária Regional?
A culinária regional é um conjunto de bebidas e comidas típicas de determinadas regiões, estados e cidades de um país.
Assim, cada país possui uma culinária geral que a faz ser conhecida.
A culinária francesa, mexicana, japonesa, por exemplo, são culinárias muito conhecidas pelo mundo..
Mas dentro de cada uma delas, há as culinárias próprias de cada região marcadas por suas características específicas.
Assim como a culinária nacional, a culinária regional diz muito sobre a cultura dessas regiões.
Algumas possuem ingredientes inusitados e técnicas de preparo bastante diferenciadas.
Dessa forma, costuma despertar a curiosidade das pessoas que não fazer parte dessa cultura.
Tanto que há muitas séries e programas de culinária inspiradas que fazem muito sucesso.
E como não poderíamos deixar de falar, conheça agora um pouco das culinárias regionais brasileiras.
Conheça as Culinárias Regionais Brasileiras
O Brasil é formado por uma mistura de nacionalidades e etnias vindas de diferentes partes do mundo.
Por aqui, temos influências indígenas, africanas, europeias, asiáticas e americanas.
E é claro que essa mistura e influência estão presentes também na culinária brasileira.
Logo, as cinco regiões do Brasil são marcadas por uma grande diversidade de pratos típicos que vão muito além do clássico arroz com feijão.
São ingredientes, temperos e iguarias que as tornam únicas mas também semelhantes.
Confira alguns pratos típicos de cada região do Brasil:
- Norte: pato no tucupi, tacacá, maniçoba, mujica de pintado e caldeirada de tambaqui;
- Nordeste: baião de dois, moqueca, acarajé, cuscuz, tapioca, sarapatel e Maria Isabel;
- Centro-oeste: feijão tropeiro, arroz com pequi, caldo de piranha e pacu assado;
- Sul: barreado, cuca, pinhão, frutos do mar, tradicional churrasco gaúcho;
- Sudeste: virado à paulista, cuscuz paulista, pão de queijo, peroá frito e feijoada carioca;
Quais são as oportunidade de negócio no segmento da Culinária Regional?
Provar uma culinária regional vai muito além de fazer uma refeição.
Por isso, tantos consumidores vão em busca de restaurante com essas culinárias.
Porque é uma verdadeira experiência gastronômica!
E cada vez mais é por isso que os clientes estão buscando: uma experiência gastronômica.
Ou seja, conhecer um pouco dos lugares através da culinária típica e ainda provar novos sabores.
Portanto, há várias oportunidades de negócios dentro do segmento da Culinária Regional.
Aqui, vamos trazer três opções para você.
Mas é claro que você pode ter outras ideias e inovar com um empreendimento inédito na área da alimentação.
Confira agora 3 oportunidades para empreender no segmento da culinária regional:
1. Especializar em uma só culinária regional
A primeira oportunidade é a mais clássica: você pode optar por se especializar em uma única culinária típica de uma região.
Por exemplo, se você mora no sudeste, pode abrir um restaurante especializado na culinária nordestina ou sulista.
Esse tipo de restaurante costuma fazer muito sucesso e atrair novos clientes.
Mas também fidelizar vários deles, que voltam para matar a “saudade de casa”.
Ou simplesmente porque é apaixonado pelo tipo de culinária.
Para isso, você terá que desenvolver um menu com opções variadas de comidas típicas de uma mesma região.
2. Oferecer apenas um ou outro prato típico no seu cardápio
Caso você não goste da ideia de abrir um restaurante ou Delivery especializado em uma só culinária, há outra opção.
Escolha um prato para oferecer no seu cardápio que faça sentido para o seu restaurante.
Também pode ser uma bebida ou uma sobremesa.
Vale até mesmo fazer um teste para ver a aceitação dos consumidores.
Depois, você pode ir incluindo outros pratos aos poucos.
3. Ter um prato de cada região no seu menu
Outra proposta que pode ser uma ótima oportunidade é oferecer um prato típico de cada região no seu cardápio.
Você pode criar um cardápio especial em que cada dia da semana há uma prato de uma culinária regional.
Ou então deixar esse cardápio disponível todos os dias.
Com certeza será um grande atrativo para o seu restaurante!
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