Todos os anos, o Golpe do Delivery muda de cara e segue fazendo mais vítimas.
Isso ocorre pois o setor de Delivery cresceu muito desde a pandemia.
Antes de tudo, saiba que o golpe do Delivery tem várias versões, mas que todas geram perdas financeiras.
Portanto, saber identificar estes crimes e como se proteger deles é essencial. A seguir, você vai conferir:
- O que é Golpe do Delivery?
- Principais Tipos de Golpe do Delivery
- Como o Golpe do Delivery Afeta seu Negócio?
- Dicas para Não Cair no Golpe do Delivery
O que é Golpe do Delivery?
Em resumo, o Golpe do Delivery são ações criminosas praticadas por “entregadores” que se cadastram em apps de Delivery.
Só para ilustrar, os golpes tem várias versões e costumam ocorrer com maquininhas de cartão, ligações falsas e inclusive na entrega.
Só em 2021, o Procon registrou um aumento de 186% nas denúncias de golpes.
Desse modo, é importante estar sempre atento aos detalhes para saber se proteger pois sempre surgem novos golpes.
Mas para isso, tanto parceiros dos apps de Delivery quanto os consumidores devem saber os tipos de golpes aplicados.
Por isso, a seguir vamos falar sobre os principais crimes envolvendo o golpe do delivery.
Golpe do Delivery: Quais os principais tipos
Embora o Golpe do Delivery tenha várias versões, estas são as mais comuns:
- Golpe da confirmação da Entrega
- Cobrança dupla
- Maquininha de cartão com problema (compra paga na entrega)
- Ligação do suposto restaurante
- Alteração nos produtos do pedido
- Roubo de identidade
Ainda que o restaurante possa sofrer danos, o principal afetado é sempre o cliente.
Enquanto alguns golpes geram poucos prejuízos, há muitos que trazem prejuízos grandes.
O objetivo, portanto, é evitar dor de cabeça a fim de deixar os clientes mais satisfeitos e seguros.
1. Golpe da Confirmação da Entrega
Em resumo, neste golpe o entregador avisa ao cliente que está com problemas para encontrar o lugar e pede para que compartilhe a sua localização pelo WhatsApp.
Assim, o entregador tem acesso aos 4 últimos dígitos do celular e consegue marcar o pedido como entregue no iFood.
Isso é possível pois, em geral, se usa os 4 últimos dígitos do número do telefone para confirmar o pedido na entrega.
2. Cobrança dupla
Outro golpe do Delivery comum é quando o suposto entregador tenta cobrar o cliente que já pagou o pedido no app delivery.
Assim, o entregador alega que o cliente precisa refazer o pagamento pois houve algum problema:
- o pagamento não foi processado e vai ser estornado
- o valor estava errado
- o banco recusou o pagamento
- etc.
Como resultado, o cliente só se dá conta depois que pagou duas vezes.
3. Maquininha do cartão com problema
Por sua vez, no golpe da maquininha o “entregador” danifica o visor para que o cliente não veja o valor final da compra.
Desse modo, ele cobra um valor muito mais alto sem que o cliente perceba.
No final, o que era para ser uma compra de 35,00 reais, por exemplo, passa a ser de 3.500,00.
4. Ligação do suposto restaurante
Essa é outra versão do golpe do delivery, mas que não ocorre na entrega.
O cliente recebe uma ligação do suposto restaurante solicitando dados do seu cartão de crédito, pois alguma taxa ou valor ficou de fora.
Assim como em outras versões do golpe do delivery, nesta também se cobram valores abusivos.
E só depois de passar seus dados que o cliente percebe que caiu em um golpe.
5. Alteração nos produtos do pedido
Por sua vez, neste caso os golpistas substituem o produto original por um item de menor valor.
Embora as vítimas deste tipo de golpe não tenham grandes prejuízos, sem dúvida gera muito estresse.
Pois além de não receber o produto que pediu, o cliente acaba pagando mais do que deveria.
6. Roubo de identidade
Por fim, outro golpe do Delivery cada vez mais comum é o de roubo de informações pessoais através de phishing.
Geralmente, as vítimas recebem mensagens ou e-mails com um link no qual pedem dados pessoais e financeiros.
Inclusive, os golpistas costumam se passar por empresas de delivery conhecidas, já que o objetivo é passar confiança.
Depois de conseguir os dados pessoais das vítimas, usam para benefício próprio, como abrir contas ou fazer compras online, por exemplo.
Como o Golpe do Delivery Afeta seu Negócio?
Em resumo, o golpe do Delivery afeta de forma direta seu bar ou restaurante pois:
- coloca em xeque a imagem do seu negócio
- quebra a confiança do seu cliente
- pode fazer com que ele não compre mais de você
Em conclusão, todos os tipos de golpes mencionados podem afetar o seu negócio.
Afinal, é a imagem do seu bar ou restaurante que está em jogo.
Portanto, para ter um delivery de sucesso é essencial sempre oferecer o melhor para seus clientes.
Dicas para Não Cair no Golpe do Delivery
Acima de tudo, os clientes precisam estar atentos às ações dos golpistas.
Por isso, para não cair no golpe do Delivery é essencial que o cliente:
- Nunca forneça informações pessoais (cartão de crédito, documentos, etc.);
- Nunca coloque a senha do cartão se o visor da maquininha estiver danificado;
- Sempre confira o pedido na hora da entrega;
- Nunca aceite pagar mais de uma vez;
- Exija sempre seu comprovante de compra
Por sua vez, donos de bares e restaurantes precisam sempre buscar orientar seus clientes.
Além de se manter sempre informado sobre novos golpes do Delivery, aqui vão três dicas essenciais:
- Contrate seus próprios entregadores de sua confiança
- Não dependa unicamente das grandes plataformas de Delivery
- Ofereça um Canal de Atendimento Delivery Próprio
Afinal, quando o serviço de entregas é terceirizado, o restaurante perde controle das entregas.
Por essa razão, os golpes acabam ocorrendo com muito mais facilidade.
Tenha seu Site de Delivery Próprio e Evite Golpes do Delivery
Como vimos, há diversas formas para evitar cair em golpes do Delivery.
Sem dúvida, oferecer um Delivery confiável é essencial para qualquer negócio.
Afinal, nenhum cliente deseja cair em algum golpe do Delivery e ter prejuízos.
Com as soluções Consumer, você terá total controle não só das vendas, mas também das entregas.
Isso é possível pois a Consumer oferece recursos para todas etapas:
- Pedidos através do Site de Delivery Próprio MenuDino
- Rastreio dos Entregadores em tempo real por meio de Mapa
- Atendimento Personalizado por meio do Chat do MenuDino
- Logística de Entregas Inteligente com o Smart Delivery
- Entregas mais Rápidas com o App do Entregador
Portanto, essa é sua oportunidade para inovar seu Delivery e oferecer o melhor para seus clientes.
Com as soluções Consumer, você terá mais segurança, praticidade e agilidade.
Teste grátis nossas soluções por 15 dias e se surpreenda.
Experimente hoje mesmo e venha ser parte da Consumer!