Skip to main content
Dicas para empreendedoresEmpreendedorismoEstratégias de Divulgação

6 Dicas para Aumentar as Vendas nas Férias

By março 20th, 2023One Comment

O começo do ano é época para férias, viagens, paisagens encantadoras, praias refrescantes e muito sol e água fresca… 

Algumas pessoas, como você, podem ganhar dinheiro com isso!

Quer saber como fazer seu restaurante aumentar as vendas nas férias? Continue lendo.

Essa é uma época do ano com muitas viagens, as crianças estão em casa e as programações especiais estão a todo vapor.

Seu restaurante pode crescer muito nessa época, alavancando seu ticket médio durante as férias.

Essa é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes, turistas e moradores da sua cidade, e ainda fidelizá-los.

Portanto, é fundamental tornar seu restaurante mais atraente para os turistas e pais com crianças em férias escolares.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe.

Trouxemos 6 passos simples que podem impulsionar suas vendas durante as férias escolares e ainda podem ajudá-lo a atrair clientes fiéis pelo resto do ano.

Como aumentar as vendas do restaurante nas férias?

1. Promova Atividades Entre Pais e Filhos

Esse é o momento do ano em que os pais mais procuram lugares onde podem levar os filhos.

Atividades especiais para que os pais interajam com as crianças podem ser feitas e agradarão a todos.

Comece pensando sobre o tipo de estabelecimento que é o seu. Ele já é um ambiente kid-friendly?

Isto é, seu restaurante já oferece um ambiente receptivo a esse público?

Você só vai a lugares em que se sente bem, não é mesmo? Isso vale também para seus clientes, eles devem se sentir bem com as crianças lá.

Ao refletir nisso, pense nos tipos de eventos que sua clientela frequenta, que atividades nesses eventos são interessantes para crianças ou podem ser adaptadas para elas?

Coloque-se no lugar dos seus clientes, entenda suas necessidades e, com certeza, essas respostas virão rapidamente e você saberá que tipo de atividade pode promover para aumentar o movimento no seu estabelecimento.

Os pais procuram fazer mais atividades com as crianças nessa época do ano, procure promover essas atividades para aumentar as vendas nas férias.

2. Tenha um Espaço onde Crianças podem Ficar

Relacionado ao tópico anterior, está a importância de ter um local onde as crianças possam ficar enquanto os pais estão à mesa com os amigos ou o restante da família.

O Espaço Kids é um diferencial que dita, para muitas famílias, em que bares e restaurantes elas podem ir ou não.

Hoje em dia, os pais não querem ficar presos em casa porque seus filhos não se adaptam bem a espaços majoritariamente adultos. 

Você, como empreendedor da área, deve compreender como são as vidas dessas pessoas e pensar em soluções para elas.

Vale a pena oferecer um Espaço Kids lúdico, que realmente atraia as crianças. Isso pode até significar uma forma de fidelizar os clientes.

Além disso, com um investimento desse tipo, seu estabelecimento garante diferencial sobre a concorrência que não conta com um Espaço Kids ou tem um que não conquista a clientela mirim.

3. Contrate Animadores para Encantar as Crianças

Em uma união das duas dicas que já mencionamos, é possível “dar um upgrade” no seu Espaço Kids ou evento com pais e filhos com animadores de festas infantis.

Que criança não fica encantada com seu personagem favorito bem na sua frente?

Com bastante pesquisa, é possível encontrar animadores vestidos de personagens bastante conhecidos a preços que cabem no bolso.

Eles costumam ser contratados para festas de aniversário, mas são perfeitos para tirar fotos com os pequenos tendo seu estabelecimento como cenário.

Os pais podem criar memórias com seus pequenos, se sentir satisfeitos com a alegria deles e a visão da animação pode atrair ainda mais pessoas.

4. Esteja Presente em Pontos Turísticos

Cada vez mais é essencial contar com estratégias de marketing, independentemente do tipo de negócio.

Nesse sentido, você pode usar técnicas para ter as redes sociais ao seu favor para divulgar a marca do seu restaurante.

E, lembre-se, quando falamos sobre marcas, não queremos dizer apenas o logo do seu negócio, leia mais sobre gestão de marca e como divulgar seu nome aqui.

Se você está em uma cidade muito visitada por turistas durante as férias, é imprescindível que você esteja cadastrado no Google.

Assim, o nome do estabelecimento aparece para as pessoas que usam o Google Maps para se guiar e encontrar lugares para visitar.

Não sabe como fazer isso? Te ensinamos aqui.

Também já mostramos como divulgar seu estabelecimento nas redes sociais, confira.

Os pais procuram lugares que sejam divertidos para eles e para as crianças. Use dos pontos turísticos para divulgar seu restaurante e vender mais nas férias.

5. Crie Promoções de Férias e Datas Comemorativas

Todo mundo ama descontos. Isso não muda durante as férias de verão e feriados.

Por isso, trazemos essa dica que pode valer para qualquer época do ano.

É possível criar cupons de descontos, promoções especiais ou programas de fidelidade nessa época.

Isso pode ser crucial para ser a primeira escolha de uma família de férias que quer economizar um pouco.

Agora, você pode criar cupons de desconto e combos especiais promocionais no Consumer e no app do MenuDino e usar a dica anterior para divulgar essa exclusividade do seu estabelecimento.

Não conhece o Consumer ou o MenuDino? Te explicamos na próxima dica, onde você também aprende como montar um cardápio voltado para os pequenos.

6. Desenvolva um Cardápio Infantil

Não é difícil criar um espaço diferenciado no seu cardápio onde estão versões menores e mais simples dos ítens do cardápio original.

Isso nada mais é do que um cardápio infantil.

A sua mera existência prova ao cliente como o seu negócio valoriza a presença dele lá, enquanto muitos o fazem se sentir mal por não servir bem os seus filhos.

Pense nas opções do seu cardápio que seriam atrativas para o paladar infantil e crie versões menores deles, até com apresentações engraçadas e lúdicas.

Concluindo

Você já sabe que precisa:

  • Promover Atividades Diferenciadas;
  • Ter um Espaço Kids;
  • Contratar Animadores Esporadicamente;
  • Investir em Marketing;
  • Criar Promoções;
  • Desenvolver um Cardápio Infantil.

Com essas atitudes, você aumentará as vendas no período de férias e, com certeza, também ganhará clientes fiéis ao longo do ano.

Para te ajudar a fazer isso tudo, o Consumer oferece soluções perfeitas para estabelecimentos da área da alimentação.

Inclusive, para te ajudar a oferecer um cardápio infantil, o Consumer conta com o cardápio digital.

Quando você tem um cardápio digital, você pode mudá-lo a qualquer momento, sem precisar reimprimir os cardápios de papel.

Você também pode ter um cardápio online, completamente interativo, com o MenuDino. 

Os clientes poderão acessar seu cardápio mesmo de casa para conhecê-lo ou pedir delivery.

Leia mais sobre isso nesse artigo.

O MenuDino é totalmente integrado para o Consumer e suas soluções voltadas especialmente para auxiliar restaurantes a crescer.

Tanto as crianças quanto os pais se sentem mais confortáveis quando podem escolher opções também para os pequenos. Aumente o ticket médio com um cardápio infantil.

Teste gratuitamente clicando aqui o Consumer e confira como seu estabelecimento pode crescer com o Consumer.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.