Faltam poucos dias para a chegada do Natal!
E com ele vem todo aquele clima natalino que reúne famílias para confraternizar, celebrar a data e trocar presentes diante de uma ceia.
Para restaurantes e negócios na área da alimentação, a data é uma grande oportunidade de poder aumentar o ticket médio do clientes no estabelecimento.
O Natal é considerado o feriado mais importante para a economia brasileira.
Isso porque além da típica troca de presentes, é nesse período que o pagamento do 13º salário é feito.
Assim, milhares de pessoas estão dispostas a gastar um pouco a mais do orçamento seja para se presentear seja para presentear seus familiares.
Estar preparado para atender essa demanda é essencial para não perder vendas.
Se você quer saber como aumentar as vendas do seu restaurante neste Natal, não saia daqui.
Confira as 7 dicas que preparamos pensando especialmente no sucesso do seu negócio.
Como aumentar as vendas do seu restaurante no Natal?
Ter estratégias de vendas bem definidas é fundamental para vender em qualquer época do ano.
Contudo, no Natal, algumas estratégias específicas podem trazer resultados mais satisfatórios do que outras.
Mesmo estando próximo, ainda dá tempo de aproveitar a data para vender mais.
Por isso, vamos apresentar algumas dicas que podem fazer total diferença na hora que o consumidor estiver decidindo como e onde irá investir seu dinheiro neste Natal.
Então, prepare-se para receber a visita do bom velhinho no seu restaurante trazendo muitos clientes para você!
E Como diria o Papai Noel: HO HO HO!
Dica 1: Decore seu restaurante para o Natal
Essa dica vale principalmente para os restaurantes que possuem estabelecimento físico.
Uma decoração natalina é o item número um para atrair mais clientes no seu restaurante.
Trata-se de um detalhe que ele irá notar logo ao entrar em seu estabelecimento.
E não precisa gastar muito para fazer uma decoração atraente.
Com pouco investimento e muita criatividade é possível realizar uma decoração incrível.
Para provar isso, listamos algumas dicas para você.
Ideias para decoração natalina em restaurantes
- Protagonista da data, a famosa árvore de Natal cheia de ornamentos não pode faltar. Enfeite-a com bolinhas coloridas, trenós, mini presentes, flocos de neve falsos e não se esqueça da estrela no topo!
- A árvore de Natal minimalista também é uma opção para quem ainda não pode investir tanto em uma árvore grande.
No Google, há várias ideias de árvores de Natal criativas e diferentes que mesclam o tema natalino com os produtos ofertados no estabelecimento. Tem árvore de sushis, de cupcakes, de garrafas de vinho… é só soltar a imaginação! - O pisca pisca é outro símbolo muito forte do Natal, afinal, quem não fica encantado com aquelas luzinhas lindas piscando? Colocá-lo na entrada do estabelecimento ou fazer um desenho na parede com ele são boas ideias para enfeitar seu espaço.
- Sua equipe também deve entrar no clima natalino. Peça para eles usarem os gorrinhos ou invista num figurante de Papai Noel para tirar fotos com as crianças. O ambiente vai ficar bem descontraído e o cliente propenso a gastar mais.
- Outra dica bem simples é trocar as toalhas e arranjos de mesa por outras com temas e tons natalinos. Toalhas vermelhas ou verdes e velas de natal como arranjo são uma boa pedida.
Viram? Essas são só algumas ideias bem simples, mas que fazem toda a diferença.
É possível fazer muito mais e gastando pouco, basta usar a criatividade e pôr a mão na massa.
Dica 2: Crie promoções especiais de Natal
Tanto restaurantes físicos quanto Delivery podem usar essa estratégia.
Como o Natal é uma época de presentes, criar promoções é uma forma de entrar no clima natalino, presenteando seus clientes.
E não há dúvidas de que eles irão gostar e aproveitar muito!
Boas promoções têm o poder de atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Afinal, quem não gosta de pagar mais barato por uma refeição que aprecia?
Você pode, por exemplo, criar um Combo Tamanho Família ou Combo Noel, incentivando o espírito natalino de reunir pessoas no seu restaurante num momento de confraternização.
Dica 3: Ofereça cupons de desconto natalinos
Cupons de desconto sempre são uma ótima estratégia de vendas!
Para o Natal, ofereça cupons de desconto em pratos e bebidas selecionados.
Você pode aproveitar para dar saída em itens do cardápio que tem poucos pedidos.
Mas pode, também, oferecer aquele prato mais caro por um valor mais em conta.
Cupons do tipo “compre um x-burger e ganhe uma sobremesa grátis” ou “compre um lanche e ganhe outro” costumam fazer bastante sucesso!
Com o Programa Consumer, você mesmo pode criar os cupons de desconto.
Além de poder escolher entre as opções de desconto por percentual (%) ou um valor (em R$) fixo.
Além disso, você também pode criar os combos com desconto ou com item grátis.
Dica 4: Divulgue suas promoções e seus cupons
Se você fazer promoções e oferecer cupons, mas não divulgá-los, toda a estratégia de vendas será em vão.
Afinal, como os clientes saberão das suas ofertas?
A divulgação é essencial para que os clientes sejam atraídos para o seu restaurante ou Delivery.
Usar as redes sociais para divulgar é muito eficiente nesse caso.
Você pode usar artes e postagens com mensagens e imagens que remetem ao Natal para criar uma relação de proximidade com o cliente.
Esses, por sua vez, ficarão felizes com a mensagem e com as ofertas.
Dica 5: Faça pratos temáticos
Diversos pratos típicos fazem parte da ceia natalina e eles são adorados por muita gente!
Peru assado, rabanada, biscoitos de gengibre e mel, panetone, bolinho de bacalhau, salpicão, vinho e ainda tem frutas e castanhas.
Essas são só algumas das possibilidades que você pode aproveitar para preparar na sua cozinha e vender no Natal.
Uma ideia que pode surpreender a clientela é criar um cardápio de Natal exclusivo para a semana em que acontece o feriado.
Ou então, elaborar receitas inspiradas na ceia natalina, como um hambúrguer de peru, merengue de frutas, sortido de castanhas, etc.
Dica 6: Personalize as embalagens
Cada vez mais, os consumidores têm olhado para as embalagens como parte da apresentação final do seu pedido.
Especialmente quando se trata de Delivery.
Um pedido entregue numa sacola branca sem nenhuma identificação não tem o mesmo impacto que um pedido entregue em embalagens especialmente com a identidade do seu estabelecimento.
Assim, caprichar na personalização das embalagens pode ajudar a deixá-los mais satisfeitos com o seu restaurante.
Inspire-se no Natal para personalizar suas embalagens com temas natalinos, deixando um recadinho desejando Feliz Natal ou mesmo um brinde simbólico.
Parece simples, mas enche os olhos de quem recebe um pedido assim.
Dica 7: Prepare-se para receber os atrasados do Natal
Nem todo restaurante abre no Natal, mas se você resolver abrir o seu, prepare-se para receber os atrasados do Natal.
São aquelas pessoas que por algum motivo se esqueceram ou não tiveram tempo de fazer as compras para preparar a ceia, mas não querem deixar a data passar em branco.
Há, também, quem prefira mesmo sair para jantar com a família em vez de fazer a própria ceia em casa.
Portanto, pode ser que na noite de Natal haja muitos clientes a procura de uma ceia para chamar de sua.
Esteja pronto para eles!
Celebre o Natal com o Programa Consumer
O Consumer é o programa ideal para aumentar as vendas do seu restaurante neste Natal.
Só ele é preparado para gerenciar um volume alto de pedidos, fechar o caixa de forma facilitada e otimizar processos.
Parceiro do Sebrae e maior programa com número de restaurantes integrados ao iFood, ele conhece as necessidades dos seus cliente.
Por isso, trabalha constantemente para evoluir suas soluções.
Com as Soluções Consumer, você pode atender seus clientes por mesa com Comanda Mobile, direto no caixa ou ter um Cardápio Digital na Mesa.
Além disso, você terá mais controle de estoque, de caixa e relatórios financeiros importantes para gerir seu negócio e tomadas de decisões estratégicas.
Neste Natal, peça o Consumer de presente para o Papai Noel ou presenteie seu restaurante ou negócio na área da alimentação com ele!
Aproveite e faça um teste grátis por 15 dias.
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