Chegamos ao tão esperado mês em que a Black Friday 2023 acontece: novembro! Com isso, chegou também o momento de se preparar para esta data.
Afinal, todo mundo já sabe que a Black Friday é uma das datas comerciais e comemorativas que os clientes mais aguardam. Durante todo o ano eles guardam dinheiro para gastar nessa data.
Portanto, é uma temporada cheia de oportunidades de vendas, em especial para bares e restaurantes. Você está preparado para agarrar todas essas oportunidades?
Trouxemos aqui dicas de como preparar seu restaurante para a Black Friday 2023 e não deixar passar nenhuma chance de vender mais! Continue lendo para descobri-las!
Qual Será o Dia da Black Friday 2023?
A data da Black Friday 2023 será no dia 24 de novembro, na última sexta-feira do mês, conforme manda a tradição.
O grande evento tem origem nos Estados Unidos, mas ganhou popularidade em quase todo o mundo. Inclusive no Brasil.
Sua principal característica são os descontos, que podem chegar até 80% tanto em lojas online quanto em lojas físicas.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) constatou que o setor de e-commerce aumentou 21,1% do faturamento na Black Friday 2022.
Assim, a expectativa é que haja um crescimento ainda maior nas vendas deste ano!
Como Preparar seu Restaurante para a Black Friday 2023?
Confira agora as dicas para já começar a preparar o seu restaurante para alavancar as vendas durante a Black Friday 2023!
1. Planeje-se com Antecedência
Planejamento é a palavra-chave para todo e qualquer tipo de ação promocional que você for realizar no seu restaurante.
Afinal, planejar evita que você tenha contratempos, como falta de estoque, ou até prejuízos por não ter precificado corretamente. Por exemplo, você deve definir:
- Qual ou quais produtos estarão com desconto
- O tipo de oferta que irá oferecer
- A duração da promoção de Black Friday
- Regras para usufruir os descontos, etc.
Assim, você evitará ter surpresas desagradáveis ou resultados negativos com a sua ação para a Black Friday 2023.
Aliás, essa é uma ótima oportunidade para vender produtos que não tem muita saída no seu restaurante, oferecendo descontos atrativos.
2. Ofereça Cupons de Desconto, Promoções e Entrega Grátis
Durante a Black Friday, você pode combinar vários tipos de ofertas para aumentar suas vendas e por consequência seu faturamento.
Cupons de desconto, descontos progressivos, combos, entrega grátis e promoções por porcentagem ou valor em real são populares nesta data!
Além disso, todos esses recursos estão disponíveis no Consumer Premium, permitindo que você mesmo crie e gerencie suas campanhas de Black Friday 2023.
3. Tenha um Programa de Fidelidade
É claro que o objetivo principal da Black Friday é aumentar as vendas num período sazonal. Mas quem disse que não é possível prolongar o efeito dessa data fidelizando clientes?
Se o seu restaurante já conta com um Programa de Fidelidade, aproveite esse período para divulgá-lo para os novos clientes.
Entretanto, se ainda não tem, uma boa ideia é aproveitar esse dia para lançar o seu próprio Programa de Fidelização. Assim, ele terá um destaque maior.
Aliás, o Consumer permite que você tenha dois tipos de Programas de Fidelidade integrados ao sistema de gestão: Cartão Fidelidade e Cashback!
4. Prolongue a Duração da Black Friday 2023
Uma estratégia que os donos de restaurantes costumam usar durante a Black Friday é estender a sua duração.
Assim, Em vez de apenas um dia ou uma sexta-feira, você pode estender a Black Friday para:
- Três ou quatro dias
- Uma semana
- Uma quinzena
- Até o mês inteiro!
Dessa maneira, haverá mais chances dos clientes comprarem no seu restaurante, inclusive comprarem mais de uma vez.
5. Não Faça “Black Fraude”
Muitos donos de restaurantes podem cair na tentação de fazer um “Black Fraude”: propagandas enganosas para atrair clientes.
Entretanto, essa é uma estratégia que tem tudo para dar errado e provavelmente é isso que irá acontecer. Afinal, os clientes acompanham os preços do que desejam comprar.
Assim, se eles perceberem que a sua oferta é falsa, isso irá gerar um efeito negativo para a reputação do seu restaurante.
Então, é preferível ficar de fora da Black Friday do que participar com uma oferta que poderá arruinar o seu negócio.
Ofereça apenas ofertas verdadeiras e que sejam viáveis para seu restaurante, isto é, que não traga prejuízos para seu financeiro.
6. Divulgue suas Ofertas da Black Friday 2023
Após planejar toda a sua estratégia de vendas, não se esqueça de incluir a divulgação das suas ofertas da Black Friday 2023!
Essa etapa é essencial para que a sua estratégia seja um sucesso de vendas. Afinal, é preciso fazer com que os clientes saibam e queiram aproveitar suas ofertas.
Use as redes sociais para divulgar promoções, combos e cupons de desconto. Inclusive, para oferecer cupons exclusivos para seus seguidores.
Mas, além disso, você pode usar o Consumer Ads: uma solução poderosa da Consumer em parceria com a Google.
Com ela, você pode fazer anúncios pagos do seu cardápio no Google e alcançar milhares de potenciais clientes na Black Friday 2023!
Prepare-se para a Black Friday com o Consumer
O Consumer tem as soluções e recursos que você precisa para preparar seu restaurante para a Black Friday 2023:
- Sistema para restaurantes completo
- Comanda Mobile
- Cardápio QR Code
- Site Delivery grátis
- Aplicativo de Delivery próprio
- Solução para otimização da linha de produção
E você não precisa perder mais tempo, comece hoje mesmo um teste gratuito de 15 dias e conheça o Consumer na prática.