Saber como vender nas redes sociais é essencial para donos(as) de restaurantes que desejam aumentar o faturamento de seus negócios.
Afinal, hoje as redes sociais exercem um papel que vai além de compartilhar imagens, vídeos e trocar mensagens entres seus usuários.
Essas plataformas tornaram-se uma poderosa ferramenta na estratégia de vendas, assim como na divulgação de restaurantes.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 5 dicas para restaurantes sobre como vender nas redes sociais.
Continue lendo e ao fim coloque seu plano de ação de vendas nas redes sociais em prática para alavancar seu restaurante!
5 Dicas para Restaurantes de Como Vender Nas Redes Sociais
As redes sociais são ferramentas multifuncionais. Isto é, elas podem atuar em mais de uma função nas estratégias de marketing para restaurantes.
Uma dessas funções são as vendas. Nesse caso, as redes sociais podem servir tanto como um mediador de vendas que direciona para seu canal de vendas.
Mas para que essa estratégia tenha sucesso, é importante saber como usar todo o potencial dessas plataformas no seu restaurante.
Neste artigo, apresentamos 5 dicas para donos(as) de restaurantes de como vender nas redes sociais. Confira abaixo!
1. Criar um Perfil Profissional
A dica que abre essa lista é: criar um perfil profissional nas redes sociais para o seu restaurante. Pode parecer básico ou irrelevante, mas é essencial para as vendas.
Isso porque a maioria das redes sociais oferecem uma versão do aplicativo para negócios com recursos e ferramentas exclusivas. É o caso, por exemplo do:
Além disso, o perfil profissional permite monitorar suas métricas e seu desempenho, e também alcançar mais pessoas nas redes sociais.
Sabe o que é melhor ainda? É gratuito! Isso mesmo, você não precisa pagar para ter um perfil business do seu restaurante.
2. Publicar Vídeos e Imagens Originais e com Alta Qualidade
Dois dos principais segredos para ter sucesso nas vendas pelas redes sociais são: a qualidade e a originalidade dos conteúdos.
Assim, publicar vídeos e imagens originais e com alta qualidade é a melhor maneira de criar um conteúdo atrativo para seus seguidores.
Isso ajudará a criar uma vitrine virtual do seu restaurante, despertando o paladar dos clientes. Além de engajar mais suas redes sociais através do apelo visual!
Sempre que publicar um conteúdo, coloque um convite para o cliente visitar o seu restaurante ou acessar o seu aplicativo.
Não se esqueça de criar seu conteúdo seguindo uma identidade visual alinhada ao conceito do seu restaurante. Dessa forma, você fortalece a marca do seu negócio.
3. Compartilhar FeedBacks Positivos e Conteúdos Espontâneos de Clientes
Compartilhar feedbacks positivos e conteúdos espontâneos que os clientes publicam nas redes sociais reforça a credibilidade do seu restaurante.
Afinal, os clientes tendem a buscar e confiar na recomendação de outros clientes que já tiveram a experiência gastronômica. Então, busque destacar:
- Stories em que os clientes marcam o perfil do seu restaurante
- Mensagens enviadas no WhatsApp
- Avaliações publicadas no Google
- Avaliações deixadas no aplicativo Delivery
Aliás, o MenuDino conta com um recurso que gera automaticamente uma imagem com a avaliação para compartilhar nas redes sociais.
Essa ação também é essencial para fortalecer o relacionamento com o cliente, em especial no ambiente digital. Pois ele verá que o restaurante valoriza sua opinião e busca superar as expectativas dos clientes.
4. Fazer Promoções para as Redes Sociais
As redes sociais são propícias para fazer promoções: atrai novos clientes, mas também é uma estratégia para fidelizar clientes esporádicos.
Uma boa forma de como vender nas redes sociais é criando promoções exclusivas para incentivar seus seguidores a comprarem.
Assim, apenas quem acompanha o seu restaurante nessas plataformas terá acesso a essa vantagem.
Usar essa estratégia ajudará a atrair mais seguidores, mais atenção e mais vendas para suas redes sociais!
Aliás, é possível criar suas promoções no Consumer e definir se elas podem ser aplicadas apenas nos pedidos pelo Delivery, presenciais ou em ambos.
Depois, você poderá acompanhar os resultados e as métricas da promoção, por exemplo, a quantidade e valor total de vendas.
5. Ter um Site Delivery
A última dica de como vender nas redes sociais é realmente indispensável: seu restaurante precisa ter um site Delivery!
Isso porque quando os clientes acessam as redes sociais, dificilmente é possível comprar pela plataforma, mas através de um site.
Por exemplo, é assim que funciona a loja do Instragram e o WhatsApp Business. Também é necessário um link do site para colocar na Bio do Instagram e publicações do Facebook.
No MenuDino, você tem a oportunidade de que criar um Site Delivery grátis e com ele:
- Montar um cardápio online
- Receber até 200 pedidos pelo Delivery
- Não pagar taxas
- Ter um link para vender nas redes sociais
O processo para criar o seu site Delivery grátis no MenuDino é fácil e você pode conferi-lo ao clicar aqui.
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Mais uma vez, o relatório da Conversion apontou o MenuDino como a segunda maior plataforma de Delivery no Brasil!
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