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Embora bastante consumida no Brasil, a história da cerveja Heineken é pouco conhecida por aqui.

Nos bares e restaurantes, a Heineken é uma das cervejas mais vendidas no Brasil. Mas não é só no mercado brasileiro cervejeiro que ela faz sucesso.

A conhecida garrafa verde com a estrela vermelha, símbolo da marca, é apreciada ao redor do mundo todo!

Dos Estados Unidos ao Japão, a Heineken vem conquistando, cada vez mais, seu lugar no topo.

No pódio mundial, ela ocupa o sétimo lugar de cerveja mais vendida. Essa expansão é fruto de um trabalho intenso e estratégico que conseguiu tornar a Heineken a terceira maior cervejaria do mundo.

Com tanto sucesso, o grupo Heineken inspira muitos empreendedores.

Assim, você irá ver neste artigo:

  • Qual a origem da Cervejaria Heineken
  • As estratégias de expansão da Cervejaria Heineken para alcançar o sucesso atual
    – Estratégias de construção e divulgação da Marca Heineken
  • Qual a diferença da cerveja Heineken para as outras cervejas

Portanto, continue lendo para conhecer essa história incrível de sucesso e se inspirar nela para crescer o seu negócio!

Qual a origem da História da Cerveja Heineken?

A Heineken é uma cervejaria holandesa fundada em Amsterdã no ano de 1864. Inicialmente, a cervejaria pertencia a uma pequena empresa familiar.

Tudo começou com Gerard Adriaan Heineken que, aos 22 anos, comprou uma cervejaria local com a ajuda da sua mãe. A cervejaria chamava-se Hooiberg e produzia cerveja em larga escala e a preços populares.

Mas, após adquiri-la, o projeto do jovem Gerard  Heineken era transformá-la em uma marca exclusiva e diferenciada da concorrência.

Com descendência alemã, Gerard Heineken revisitou seus antepassados para pesquisar e criar uma cerveja de sabor único. Assim, em 11 de janeiro de 1973 nasceu a primeira cerveja batizada de Heineken’s.

Posteriormente, ela transformaria-se apenas em Heineken. Nome que, além de intitular o principal rótulo, também se tornaria uma das maiores marcas de cervejarias do mundo.

Veja agora quais foram as estratégias da Heineken para alcançar o sucesso que tem hoje.

As Estratégias de Expansão da Cervejaria Heineken para Alcançar o Sucesso 

O principal responsável pela globalização da Heineken foi Freddy Heineken, neto de Gerard Heineken. Foi ele quem investiu muitos esforços para expandir o negócio e criar uma identidade de marca inesquecível.

“Não planejo os próximos cinco anos. Tenho de pensar em gerações”. – Freddy Heineken

Inclusive, Freddy Heineken foi vítima de um sequestro que inspirou o filme “Jogada de Mestre”, com direção de Daniel Alfredson. Assim, se tornou ainda mais conhecido no mundo.

As estratégias de marketing e de patrocínio que ele implementou na Heineken ajudaram a consolidar uma forte presença global.

Além disso, a aquisição de cervejarias locais em diversos países contribuiu para criar o conglomerado cervejeiro. É o caso da Amstel, uma uma cervejaria conterrânea da Heineken adquirida por ela em 1968.

No Brasil, a Heineken começou sua história em 2010 por meio da FEMSA.

Mas foi em 2017 que ela comprou a cervejaria Brasil Kirin, trazendo para o portfólio cervejas como a Baden Baden, Schin, Devassa e Glacial. Após a compra, se tornou a segunda maior empresa no mercado brasileiro de cervejaria.

Hoje em dia, é o terceiro maior império cervejeiro do mundo. Ficando atrás apenas da multinacional belgo-brasileira AB InBev e da sul-africana SABMiller.

Além disso, possui cerca de 140 cervejarias espalhadas por mais de 70 países, empregando aproximadamente 85.000 pessoas no mundo todo.

Estratégias de Construção e Divulgação da Marca Heineken

O grupo Heineken continua sendo um negócio familiar. Tanto que hoje a maioria dos seus acionistas pertencem à família que dá nome à cerveja. E a intenção é que permaneça assim por muito tempo.

Portanto, o principal foco da marca é agregar valor aos seus produtos e planejar a longo prazo. Por isso, qualidade é a prioridade da Heineken.

“Nós sempre protegemos a imagem da marca. Sempre. Não vamos atrás de volume a qualquer preço.”

Debrosse, um dos CEOs da Heineken.

 

A Heineken também investe em associar sua imagem a eventos esportivos famosos. Por exemplo, com a UEFA Champions League, da qual é patrocinadora oficial.

Além disso, seu Marketing é bastante diferenciado e inovador. Uma de suas propagandas de grande sucesso chegou, inclusive, a ganhar um leão de ouro em Cannes.

Nela, mulheres brasileiras foram convidadas para assistir à final da Champions League na Itália. Enquanto isso, os namorados, dando uma de “espertinhos”, mentem para poder ver o jogo no bar. 

Mal sabendo que eles seriam os verdadeiros enganados da história.

Veja o comercial abaixo:

Essa é só uma das tantas campanhas de sucesso que a Heineken realizou, responsáveis por conquistar o prestígio que tem hoje. Mas, para além disso, a marca investe em deixar um legado.

Assim sendo, o primeiro prédio da Heineken foi transformado no Museu Heineken Experience.

Qual a Diferença da Cerveja Heineken para as Outras Cervejas?

O principal mercado da marca Heineken é o segmento de cervejas Premium. Por isso, a cerveja original Heineken possui um sabor característico e inconfundível.

O amargor leve e o líquido encorpado são frutos de um processo de produção minucioso.

Por isso, a qualidade e a pureza são seus principais diferenciais em relação a outras cervejas.

A clássica Heineken é:

  • uma cerveja puro malte;
  • da família American Premium Lager
  • de baixa fermentação com a exclusiva Heineken levedura A
  • sem aditivos químicos, sem conservantes e sem cereais não maltados

Por esses motivos, a Heineken é cada vez mais vendida em bares e restaurantes brasileiros.

A Heineken conta com mais de 150 rótulos de cerveja em seu portfólio.

Inspire-se na História da Cerveja Heineken: Invista em um Sistema de Qualidade para Crescer sua Cervejaria!

A receita de sucesso da cervejaria Heineken é investir na qualidade em cada detalhe do negócio. Desde os processos de produção até os processos de gestão do negócio para que ele cresça de forma saudável e lucrativa.

Por isso, é importante que a sua cervejaria ou restaurante também tenha um sistema de gestão de qualidade e completo!

O  Consumer tem soluções 100% focadas em cervejarias.

Nosso compromisso é fazer com que seu negócio tenha todas as ferramentas e soluções necessárias para alcançar o sucesso que merece!

Não perca tempo: Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

6 Comments

  • Ana Cláudia disse:

    Essa é a melhor cerveja, não existe uma q chegue perto da Heineken.

  • Jorge André Fernandes Corrêa disse:

    Realmente esta não deixa com dor de cabeça!

  • Marcus da Silva Brum disse:

    Tomo Heineken desde 22/5/89, era meu niver e estava num bar em SP com amigos comemorando. Tempos depois vi 1 garçom com o umas “barrigudinhas”(demos esse apelido nesse tipo de garrafa) numa bandeja garrafa muito linda. Tipo LongNeck mas largura garrafa de 600ml. Pedi umas(éramos uns 15), uns 3 e eu continuamos tomando. Todos outros acharam muito forte. Daí só comprava numa importadora de bebidas e no dia de pgto kkk. Sempre q dava eu comprava. Voltando pra BH, mesmo esquema, depois começou a ser vendida em larga escala. Dezenas de amigos hj tomam ela por minha influência. Com isso bares e restaurantes que frequentamos tbem passaram a compor em seu quadro de bebidas. E como sou diabético, Ela é a mais indicada pra beber. Muito bom.

  • Olá tudo bem? Meu nome é Carlos Eduardo e sinto muito mais discordo quando dizem que essa cerveja Heineken chegou ao Brasil em 2010. Eu digo e afirmo que nos anos 90 ja bebíamos ela em Salvador, garrafa verde de 500ml. Sabor um pouco amargo mais saboroso. É uma pena não ter como provar à não ser minhas palavras e lembranças.

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