Skip to main content
Bares e RestaurantesBrandingGestão e ProcessosMarketingNegócios na área da alimentação

Por Que e Como Investir em Marketing Verde para Restaurantes?

By setembro 8th, 2023No Comments

O Marketing verde é uma das principais tendências em alta no mercado atual do food service e está em sintonia com a sustentabilidade.

Assim, cada vez mais, esse tipo de marketing tem atraído clientes que buscam por estabelecimentos que adotem práticas sustentáveis.

Entretanto, o assunto ainda é um pouco desconhecido para boa parte dos empreendedores no setor de restaurantes. O que pode representar a perda de oportunidades de vendas.

Por isso, vamos trazer nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o Marketing verde para restaurantes:

  • O que é Marketing Verde?
  • Por que investir em Marketing Verde para Restaurantes?
  • Como Adotar o Marketing Verde para Restaurantes?

Continue lendo e descubra como você pode usar essa estratégia de marketing no seu restaurante!

Mas o Que é Marketing Verde?

O conceito de Marketing verde trata-se de uma estratégia de marketing focada em valorizar as ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

Assim, ele evidencia as práticas sustentáveis do negócio para transmitir a imagem e o valor da responsabilidade ambiental.

Tais práticas sustentáveis vão desde reciclar os materiais recicláveis até adotar uma postura de responsabilidade com o futuro das próximas gerações.

Dessa forma, isso atrai o público que se identifica com esse valor e que prioriza consumir de negócios com responsabilidade socioambiental.

Por Que Investir em Marketing Verde para Restaurantes?

Será que é interessante para restaurantes investirem em Marketing verde ou esse tipo de marketing não é importante no setor de food service?

Ao que tudo vem indicando, esse será um diferencial para se destacar da concorrência que não se preocupa em investir na sustentabilidade.

Isso porque a responsabilidade socioambiental é um dos principais valores e demandas do novo comportamento do consumidor.

É o que mostra a pesquisa da Opinion Box sobre a preocupação dos consumidores com ações sustentáveis. Os resultados mostraram que:

  • 55% dos consumidores preferem empresas que cuidam do meio ambiente
  • 33 % dos consumidores têm muita preocupação com as práticas de sustentabilidade das empresas e 53% preocupam-se de forma razoável.
  • 52% dos consumidores não comprariam de empresas que poluem o meio ambiente

Com esses dados, é possível perceber que os consumidores estão cada vez mais considerando as práticas sustentáveis na sua decisão de compra.

Como fazer marketing verde.

Portanto, essa é a maior razão pela qual os restaurantes precisam considerar o investimento em Marketing verde!

Além disso, o restaurante que investir nesse marketing criará uma boa imagem do seu negócio e transmitirá mais confiança para seus consumidores.

Como Adotar o Marketing Verde para Restaurantes?

Bom, já apresentamos para você o conceito e o porquê deveria investir em Marketing verde no seu restaurante. Então, mostraremos agora algumas formas para aplicá-lo!

1. Embalagens Ecológicas

Trocar as embalagens tradicionais por embalagens ecológicas é uma das formas de tornar o seu restaurante mais sustentável.

Isso porque as embalagens tradicionais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente, sendo um problema para a sustentabilidade.

Por outro lado, as embalagens ecológicas são “amigas” do meio ambiente. Isso significa que elas levam menos tempo para decompor, poluindo menos.

Assim, ao adotar as embalagens ecológicas, seu restaurante está se comprometendo em diminuir os impactos da poluição em seu modelo de negócio.

2. Reciclagem

Reciclar é quase um requisito obrigatório para se considerar um restaurante sustentável e, assim, divulgar o seu Marketing Verde.

Hoje em dia, existem cooperativas que coletam os materiais recicláveis no estabelecimento sem nenhum custo. Por exemplo:

  • Papel
  • Plástico
  • Vidro
  • Metais

Fazendo isso, além de ajudar o meio ambiente, o restaurante também faz parcerias e ajuda a gerar renda para a comunidade local.

Marketing verde para restaurantes. (Imagem: Freepik)

3. Segurança no Trabalho

Oferecer boas condições de trabalho para a sua equipe é essencial para poder divulgar o Marketing verde do seu restaurante.

Isso porque é preciso estar alinhado não só com a responsabilidade ambiental, mas também com a responsabilidade social.

Afinal, algumas empresas criam o que se chama de Greenwashing: uma falsa imagem de sustentabilidade. Em geral, essa falsa imagem está associada às más condições de trabalho.

Fazer isso pode provocar um grande problema na reputação do restaurante, podendo até mesmo levá-lo a fechar as portas.

4. Marketing Digital para Restaurantes

Além de aplicar, é preciso divulgar o seu Marketing Verde para seus clientes. Afinal, eles precisam saber que o seu restaurante tem responsabilidade ambiental.

A melhor maneira de fazer isso é apostar no Marketing Digital para restaurantes

Isso porque, com o Marketing Digital, é possível divulgar as ações do seu restaurante de forma gratuita através das redes sociais.

Assim, os clientes que procuram por restaurantes comprometidos com a preservação ambiental poderão encontrá-lo com facilidade!

Consumer Ajuda o Seu Restaurante a Conquistar o Sucesso

A tecnologia para restaurantes é uma das ferramentas para ajudar a tornar restaurantes mais sustentáveis e ecológicos.

Afinal, ajuda a otimizar os processos, diminuindo o uso de papéis e reduzindo o desperdício de alimentos no preparo das receitas.

O Consumer é uma startup especialista em tecnologia para bares e restaurantes há mais de 10 anos e conta com mais de 30 mil clientes pelo Brasil.

Você pode conhecer todas as soluções Consumer na prática e sem nenhum compromisso fazendo o teste durante 15 dias.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.