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Se você nunca ouviu falar e não sabe o que é CAC, saiba que esse é um assunto muito importante para quem é dono(a) de restaurante.

Sem dar muitos spoilers, a sigla CAC significa Custo de Aquisição de Clientes. 

Só pelo seu nome já dá para ter uma ideia do que se trata, mas é preciso conhecer melhor para entender a sua importância.

Por isso, vamos nos aprofundar neste assunto e você vai poder descobrir aqui:

  • O Que é CAC (Custo de Aquisição de Clientes)?
  • Por Que o CAC é Importante para o seu Restaurante?
  • Como calcular o Custo de Aquisição por Cliente no seu Restaurante?

Boa leitura!

Teste grátisO Que é CAC (Custo de Aquisição de Clientes)?

Custo de Aquisição do Cliente ou simplesmente CAC é uma métrica indicadora de quanto um negócio gasta, em média, para conquistar novos clientes.

Em um primeiro momento, pode parecer estranho pensar que você gasta para conquistar novos clientes no seu negócio, mas é isso mesmo que acontece.

Por exemplo, o investimento em Marketing é uma das principais estratégias utilizadas para “adquirir” novos clientes. Para isso, é preciso gastar com produção de conteúdos, equipamentos, funcionários, entre outros.

O setor de vendas também entra nesse cálculo, pois ali também são feitos investimentos para atrair e captar potenciais clientes.

Assim, o CAC está associado a tudo que envolve o processo de vendas desde a atração, nutrição, atendimento até a compra fechada.

Por Que o CAC é Importante para o seu Restaurante?

Muito além de descobrir o custo de um novo cliente para o seu restaurante, o CAC também é importante para outros aspectos do seu negócio.

Essa métrica é um importante indicador de desempenho do seu restaurante.

Afinal, quando o CAC é muito alto em relação ao Ticket Médio ou LTV (lifetime value), por exemplo, isso significa que algo em seu negócio pode não estar tão bem assim.

É necessário saber o que é CAC e por que ele é importante para o seu restaurante. (Imagem: Freepik)

Então, você deverá avaliar o que precisa ser feito para melhorar o CAC, como por exemplo:

  • Formas de reduzir o Custo de Aquisição de Clientes
  • Investir mais em fidelização de clientes
  • Potencializar os resultados do que já é feito

Portanto, o CAC ajuda a examinar a saúde financeira do restaurante. Para isso, ele ajuda a avaliar se os resultados das estratégias de Marketing e vendas estão sendo satisfatórios e, acima de tudo, lucrativos.

Como Calcular o Custo de Aquisição de Clientes do seu Restaurante?

Existe uma fórmula simples para calcular o Custo de Aquisição de Clientes, ela consiste basicamente em:

CAC = total gasto com vendas + total gasto com Marketing ÷ total de novos clientes

Então, vamos supor que o gasto com vendas foi de R$ 2 mil, o gasto com marketing somou R$ 6 mil e o número de clientes novos foi 20 no período de um mês.

O cálculo ficará assim: R$ 2.000 + R$ 6.000 ÷ 20 = R$ 400. Portanto, o custo de aquisição de clientes em um mês no seu restaurante foi de R$ 400,00.

Entretanto, antes de calcular o CAC do seu restaurante, você precisa entender o que considerar como gasto para aquisição de clientes. Sendo assim, 

  • No ‘total gasto com vendas’, você deve considerar todos os investimentos feitos no setor de vendas. Isso inclui salários, equipamentos, infraestrutura, telefonia, etc.
  • Já em ‘total gasto com Marketing’, considera-se todo tipo de investimento com o Marketing. Por exemplo, anúncios pagos, peças de artes para mídias sociais, eventos, entre outros.
  • Por último, você deverá ter o número de clientes novos no período em que deseja calcular.

Logo, é preciso ter uma organização e controle rígidos, especialmente da gestão financeira do seu restaurante.

É importante criar estratégias para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes. Assim, evita-se prejuízos. (Imagem: Freepik)

Como o Consumer Ajuda a Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes?

Agora que você já sabe o que é CAC e por que ele é importante para o seu restaurante, vamos mostrar como o Consumer pode ajudar a reduzi-lo.

Afinal, quanto menor for o valor para conquistar um novo cliente, maior será a lucratividade do seu negócio.

Veja agora quais recursos e soluções da Consumer para reduzir o seu Custo de Aquisição de Clientes:

Programa de Fidelidade

Reter clientes é mais vantajoso e custa menos do que conquistar novos clientes. Por isso, um Programa de Fidelidade é perfeito para reduzir o CAC.

Assim, o Consumer oferece duas opções de Programa de Fidelidade para restaurantes: um por pontos e outro por Cashback.

A cada compra que o cliente fizer, ele poderá acumular pontos ou receber uma porcentagem do que gastou de volta para trocar por recompensas depois.

Isso faz com que os clientes comprem com mais frequência no seu restaurante, mantendo um ticket médio alto e diminuindo a necessidade de atrair uma quantidade maior de clientes novos.

Além disso, esse recurso está disponível na versão premium do sistema de gestão e você não precisa pagar nada a mais para usá-lo.

O Portal MenuDino divulga o seu restaurante gratuitamente!

Divulgação Gratuita no Portal MenuDino

Diminuir os gastos com Marketing é uma das principais maneiras de reduzir diretamente o Custo de Aquisição de Clientes.

Então, outra solução que o Consumer oferece é a divulgação gratuita do seu restaurante no Portal MenuDino.

Para isso, basta criar um site Delivery grátis e publicar um cardápio online também grátis no MenuDino. Automaticamente você aparecerá no portal e nos mecanismos de buscas, como o Google.

Ou seja, seu restaurante será divulgado, de forma gratuita, em um portal com mais de 1 milhão de acessos mensais. Assim, você poderá otimizar os gastos com Marketing.

Recursos para Marketing 

Um outro recurso impressionante que o Consumer tem e que pode ajudar na redução do seu CAC é o módulo de avaliações.

Com ele, você pode compartilhar os feedbacks que os clientes deixam no site ou no App nas suas redes sociais com artes personalizadas.

Isso ajuda a criar autoridade e transmitir confiança para atrair novos clientes, sem precisar que você gaste com Marketing.

Afinal, serão depoimentos reais de clientes que amam o seu restaurante e o recomendam para outras pessoas.

Gestão Financeira

Para conseguir calcular, analisar e acompanhar o CAC do seu restaurante, é necessário ter uma gestão financeira bem feita.

Com o Consumer, você consegue ter acesso a gráficos e relatórios financeiros do seu negócio, assim como despesas e receitas diretamente no sistema.

Além disso, calcula de modo automático o ticket médio e o LTV do seu restaurante, que são extremamente importantes para fazer a análise comparativa com o CAC.

Esses relatórios junto com o CAC são essenciais para acompanhar o desempenho do restaurante e, se for necessário, traçar estratégias de Marketing e vendas.

Acompanhe relatórios do seu restaurante no Consumer.

Descomplique a Gestão do seu Restaurante: Use o Consumer

Administrar um restaurante pode ser um desafio se você não conta com um sistema focado nas necessidades desse segmento. Esse não é o caso do Consumer!

O Consumer é um sistema para restaurantes com mais de 10 anos de atuação no mercado e com soluções 100% focadas em negócios da alimentação.

Ele ajuda a descomplicar os processos de gestão e atendimento em restaurantes com soluções fáceis de usar e bastante eficientes.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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