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3 Dicas de Ouro de Como Usar WhatsApp para Restaurantes (e Dica Extra)

By setembro 30th, 20249 Comments

Usar o WhatsApp para restaurantes pode ser uma ótima alternativa para receber pedidos delivery sem custos adicionais.

Afinal, o WhatsApp transformou-se no principal canal de comunicação entre os usuários do mundo todo, expandindo-se também para o mundo dos negócios.

Dessa forma, é um aplicativo que oferece ferramentas para os restaurantes usarem ao seu favor, criando, inclusive, oportunidades de vender.

Assim, reunimos 5 dicas de como usar o WhatsApp para restaurantes. Continue lendo para descobrir e aplicar no seu restaurante!

3 Dicas de Ouro de Como Usar WhatsApp para Restaurantes

Gratuito e usado por milhares de pessoas no mundo, o WhatsApp tem um grande potencial quando usado de forma adequada em restaurantes.

Confira abaixo as 3 dicas de ouro de como usar o WhatsApp para restaurantes que reunimos para você!

1. Comece usando o WhatsApp Business

A primeira é focada em profissionalizar seu dia a dia.

Em vez de usar o WhatsApp voltado para usuários, opte por usar o WhatsApp Business, pois ele é focado em negócios.

O WhatsApp Business conta com funcionalidades e recursos exclusivos para ajudar empresas que o WhatsApp de uso comum não oferece. Por exemplo:

Sem falar na possibilidade de diferenciar seus contatos profissionais de clientes dos seus contatos pessoais na hora do expediente.

2. Envie o Cardápio Online em todos os atendimentos

Uma forma de potencializar ainda mais o WhatsApp para restaurantes é criar um cardápio online para enviar aos clientes por lá mesmo.

Desse jeito, você já adianta muitas dúvidas que o cliente pode ter logo no começo, ajudando no seu trabalho de atender.

Embora seja possível criar um catálogo no aplicativo, o cardápio online oferece mais praticidade para os restaurantes.

Isso porque o restaurante poderá usar o cardápio em outros canais além do WhatsApp, tais como Instagram e Facebook.

Além disso, o cardápio enviado na mensagem é mais prático do que o catálogo porque este necessita abrir o perfil do restaurante e sair da conversa.

Você pode criar um cardápio online grátis e publicá-lo no MenuDino. Nele, é possível inserir fotos e colocar descrições dos seus pratos e bebidas.

O link desse cardápio online pode ser enviado pelo WhatsApp na maior praticidade através das dicas a seguir.

whatsapp de restaurantes

Cardápio online grátis no MenuDino para usar no WhatsApp dos Restaurantes.

3. Anote os pedidos de forma automatizada e sem pagar taxas a mais

O WhatsApp é um ótimo aplicativo para usar como canal de vendas para receber pedidos online sem taxas. Principalmente, para restaurantes pequenos ou que estão iniciando.

Afinal, o aplicativo permite que os clientes entrem em contato com o restaurante por meio de mensagens para fazer o pedido.

Entretanto, talvez você perca tempo recebendo pedidos pelo WhatsApp, pois o processo é manual e o cliente pode fazer muitas perguntas.

Sendo assim, é possível simplificar esse processo utilizando o site Delivery gratuito que criou no Consumer.

Com ele, o cliente faz o pedido todo pelo site, que já chega finalizado para o restaurante através do WhatsApp. Então, é só enviá-lo para produção na cozinha.

A seguir, trazemos uma resposta também para as muitas dúvidas que os clientes podem ter na conversa.

Dica extra: Atendimento automatizado

Quantos clientes seu atendente, ou você, consegue atender ao mesmo tempo, sem errar?

O Bot do WhatsApp da Consumer atende todos, ao mesmo tempo.

O WhatsApp Business para restaurantes já tem muitas funcionalidades embutidas nele próprio.

Mas, se a sua demanda já começar a ser maior do que 10 clientes falando com você ao mesmo tempo, começa a ficar difícil atender todo mundo com qualidade.

Aí é que entra o Bot do WhatsApp com ChatGPT.

Ele atende os clientes como se fosse uma pessoa, mas com a agilidade de um robô.

O Bot:

  • Responde às dúvidas do cliente;
  • Direciona para o site para realização o pedido;
  • Atualiza o cliente com o status do pedido (Em preparo, saiu para entrega, por exemplo);
  • Direciona para o atendimento humano caso seja muito necessário.

O Bot tem duas versões: uma com Inteligência Artificial, que lê e responde como se fosse um ser humano e outra que já é mais automática e se comunica através de menus.

A versão com inteligência artificial conta com 15 dias grátis para você conhecer.

A outra é 100% grátis em até 30 pedidos grátis por mês.

Então, se a sua demanda ainda não for muito alta, começar com o Bot grátis sem Inteligência Artificial é ideal.

Bot do WhatsApp da Consumer: escolha ideal para quem trabalha com delivery para WhatsApp

Como já vimos, receber pedidos pelo WhatsApp pode ser melhor e mais rápido com um Bot que responde por você enquanto você se ocupa com outras coisas.

Teste em primeira mão de graça e você poderá sentir como essa ferramenta ajuda no dia a dia.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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