Usar o WhatsApp para restaurantes pode ser uma ótima alternativa para receber pedidos delivery sem custos adicionais.
Afinal, o WhatsApp transformou-se no principal canal de comunicação entre os usuários do mundo todo, expandindo-se também para o mundo dos negócios.
Dessa forma, é um aplicativo que oferece ferramentas para os restaurantes usarem ao seu favor, criando, inclusive, oportunidades de vender.
Assim, reunimos 5 dicas de como usar o WhatsApp para restaurantes. Continue lendo para descobrir e aplicar no seu restaurante!
3 Dicas de Ouro de Como Usar WhatsApp para Restaurantes
Gratuito e usado por milhares de pessoas no mundo, o WhatsApp tem um grande potencial quando usado de forma adequada em restaurantes.
Confira abaixo as 3 dicas de ouro de como usar o WhatsApp para restaurantes que reunimos para você!
1. Comece usando o WhatsApp Business
A primeira é focada em profissionalizar seu dia a dia.
Em vez de usar o WhatsApp voltado para usuários, opte por usar o WhatsApp Business, pois ele é focado em negócios.
O WhatsApp Business conta com funcionalidades e recursos exclusivos para ajudar empresas que o WhatsApp de uso comum não oferece. Por exemplo:
- Respostas rápidas
- Catálogo
- Informações do negócio
- Etiquetas
Sem falar na possibilidade de diferenciar seus contatos profissionais de clientes dos seus contatos pessoais na hora do expediente.
2. Envie o Cardápio Online em todos os atendimentos
Uma forma de potencializar ainda mais o WhatsApp para restaurantes é criar um cardápio online para enviar aos clientes por lá mesmo.
Desse jeito, você já adianta muitas dúvidas que o cliente pode ter logo no começo, ajudando no seu trabalho de atender.
Embora seja possível criar um catálogo no aplicativo, o cardápio online oferece mais praticidade para os restaurantes.
Isso porque o restaurante poderá usar o cardápio em outros canais além do WhatsApp, tais como Instagram e Facebook.
Além disso, o cardápio enviado na mensagem é mais prático do que o catálogo porque este necessita abrir o perfil do restaurante e sair da conversa.
Você pode criar um cardápio online grátis e publicá-lo no MenuDino. Nele, é possível inserir fotos e colocar descrições dos seus pratos e bebidas.
O link desse cardápio online pode ser enviado pelo WhatsApp na maior praticidade através das dicas a seguir.
3. Anote os pedidos de forma automatizada e sem pagar taxas a mais
O WhatsApp é um ótimo aplicativo para usar como canal de vendas para receber pedidos online sem taxas. Principalmente, para restaurantes pequenos ou que estão iniciando.
Afinal, o aplicativo permite que os clientes entrem em contato com o restaurante por meio de mensagens para fazer o pedido.
Entretanto, talvez você perca tempo recebendo pedidos pelo WhatsApp, pois o processo é manual e o cliente pode fazer muitas perguntas.
Sendo assim, é possível simplificar esse processo utilizando o site Delivery gratuito que criou no Consumer.
Com ele, o cliente faz o pedido todo pelo site, que já chega finalizado para o restaurante através do WhatsApp. Então, é só enviá-lo para produção na cozinha.
A seguir, trazemos uma resposta também para as muitas dúvidas que os clientes podem ter na conversa.
Dica extra: Atendimento automatizado
Quantos clientes seu atendente, ou você, consegue atender ao mesmo tempo, sem errar?
O Bot do WhatsApp da Consumer atende todos, ao mesmo tempo.
O WhatsApp Business para restaurantes já tem muitas funcionalidades embutidas nele próprio.
Mas, se a sua demanda já começar a ser maior do que 10 clientes falando com você ao mesmo tempo, começa a ficar difícil atender todo mundo com qualidade.
Aí é que entra o Bot do WhatsApp com ChatGPT.
Ele atende os clientes como se fosse uma pessoa, mas com a agilidade de um robô.
O Bot:
- Responde às dúvidas do cliente;
- Direciona para o site para realização o pedido;
- Atualiza o cliente com o status do pedido (Em preparo, saiu para entrega, por exemplo);
- Direciona para o atendimento humano caso seja muito necessário.
O Bot tem duas versões: uma com Inteligência Artificial, que lê e responde como se fosse um ser humano e outra que já é mais automática e se comunica através de menus.
A versão com inteligência artificial conta com 15 dias grátis para você conhecer.
A outra é 100% grátis em até 30 pedidos grátis por mês.
Então, se a sua demanda ainda não for muito alta, começar com o Bot grátis sem Inteligência Artificial é ideal.
Bot do WhatsApp da Consumer: escolha ideal para quem trabalha com delivery para WhatsApp
Como já vimos, receber pedidos pelo WhatsApp pode ser melhor e mais rápido com um Bot que responde por você enquanto você se ocupa com outras coisas.
Teste em primeira mão de graça e você poderá sentir como essa ferramenta ajuda no dia a dia.
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