Skip to main content

O empreendedorismo feminino é uma das maiores conquistas das mulheres. E, por falar nisso, hoje é um dia importante! 

Pois, desde o século XX, no dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Essa data celebra as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo da história.

Além disso, chama a atenção para as desigualdades de gênero que ainda existem em todo o mundo.

De modo geral, a escolha desse dia se deve a um  fato histórico. Já que, em oito de março de 1857, um grupo de operárias têxteis de Nova York realizou uma greve.

Nela, exigiam melhores condições de trabalho e salários mais justos. Porém, a manifestação foi reprimida com violência.

Entretanto, tornou-se um símbolo da luta feminina por direitos e melhores condições de trabalho. Todavia, apesar de muitas conquistas, a desigualdade de gênero ainda é muito presente.

Desse modo, esse dia é essencial.

Com toda a certeza, não só para refletir sobre a sociedade atual, como também sobre os avanços alcançados. Por isso, para mostrar o poder das mulheres e, também, do empreendedorismo feminino, fizemos esse artigo.

A fim de mostrar como tal empreendedorismo mudou a vida de três grandes empresárias do food service. Com isso, você vai ler:

  • O Que É Empreendedorismo Feminino?
  • Qual a Importância do Empreendedorismo Feminino?
  • O Empreendedorismo Feminino no Brasil 
  • Quais os Tipos de Empreendedorismo Feminino?
  • Empreendedorismo na Prática: Superando Barreiras
  • Saiba o Que Marinês, Deia e Sônia Têm em Comum 

O que é Empreendedorismo Feminino?

De modo geral, o empreendedorismo feminino é o conjunto de negócios criados ou liderados por mulheres. Como reflexo da busca por independência financeira e outros fatores, ele tem crescido muito nos últimos anos.

Inclusive, pesquisas apontam que 34% das empresas abertas e 48% dos MEIs são abertos por mulheres. Ainda assim, isso não anula os desafios atuais. 

Entre eles, podemos destacar: 

  • Falta de acesso aos recursos financeiros
  • Desigualdade salarial
  • Falta de representação nos cargos de liderança 

Dessa forma, é crucial que haja políticas públicas que incentivem a mulher empreendedora. Assim, é necessário promover acesso à capacitação, mentoria, redes de contatos e investimentos. 

Ademais, criar uma cultura empresarial mais inclusiva, que valorize a diversidade e a equidade de gênero.  

Qual a Importância do Empreendedorismo Feminino?

Quando uma mulher decide empreender, diversos impactos econômicos e sociais são causados. Dentre o fortalecimento do movimento feminista, há incentivo e inspiração. 

Além disso, geração de empregos. A saber, ainda podemos destacar:

Contribui Para a Igualdade de Gênero 

De fato, com o empreendedorismo feminino, as mulheres têm mais autonomia, bem como independência financeira. 

Também são modelo para outras mulheres e meninas.

A igualdade de gênero é necessária.

A igualdade de gênero é necessária.

Estimula a Inovação

As mulheres que empreendem são frequentemente motivadas por necessidades sociais e ambientais. Isso as leva a criar negócios inovadores e com propósito. 

Ou seja, elas têm uma visão única do mercado e da sociedade. Como resultado, temos soluções criativas para problemas locais e globais.

Fortalece a Economia Local

Em virtude de muitas empreendedoras atuarem em pequenas e médias empresas, há tal fortalecimento. Ademais, tais empresas são importantes para a economia da área.

E estimulam o comércio local, diversificam a economia e reduzem a dependência de grandes empresas e indústrias.

Viu só? O empreendedorismo feminino tem um impacto enorme no mundo e no Brasil. E por falar nisso, qual o cenário dessa prática no país?

O Empreendedorismo Feminino no Brasil 

A saber, no Brasil, o empreendedorismo feminino está crescendo. Durante a pandemia, houve um aumento de 41% no número de empreendedoras. 

A princípio, nos dias de hoje, temos grandes nomes representando a classe feminina. Por exemplo, Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e Cristina Junqueira, do Nubank. 

Porém, voltamos ao que foi dito acima.

Apesar da melhora no cenário, ainda precisamos de muita evolução. Aliás, essa evolução precisa acontecer em todos os tipos de empreendimentos femininos.

Quais os Tipos de Empreendedorismo Feminino?

O mercado do empreendedorismo feminino é muito grande. Por esse motivo, mulheres podem criar os negócios que desejarem e em qualquer setor.

Temos alguns exemplos:

  • Fitness
  • Beleza
  • Turismo 
  • Tecnologia 
  • Festas
  • Alimentício 

Esse último – alimentício – é muito forte. Ele apresenta vários nichos passíveis de investimento. Vejamos. 

As mulheres podem investir em qualquer ramo.

As mulheres podem investir em qualquer ramo.

Confeitaria 

Muitas mulheres enxergam na confeitaria a chance de expansão. Por causa disso, abrem suas próprias lojas de doces e oferecem nelas uma variedade de sobremesas, bolos e doces.

Restaurantes

Além de docerias, restaurantes também oferecem diversidade de alimentos e bebidas para seus clientes.

Claramente, existem inúmeras outras opções. Mas, hoje, falaremos desses dois.

Empreendedorismo na Prática: Superando Barreiras

Contaremos a história de três empreendedoras que investiram com tudo em suas empresas. E, vindo de mulheres, o resultado não podia ser outro.

Hoje, possuem suas marcas consolidadas e em expansão. Por isso, você vai conhecer melhor cada uma delas e se inspirar.

Marinês – Bolos Tia neis 

A Marinês é responsável por criar uma empresa focada em bolos caseiros e outros produtos. Apesar de atualmente faturar 50 mil mensais, nem sempre foi assim.

Isso porque a criadora do Bolos Tia Neis começou a vender bolos em casa. Oferecia aos vizinhos e aos comércios locais.

Porém, com o desejo de crescer e inspirada em outras empreendedoras de sucesso, não desistiu. Buscou especialização, cursos, investiu nas mídias sociais, chegando onde está agora.  

Nas redes sociais, conta com mais de trinta mil seguidoresAlém do mais, atualmente vende cerca de 1200 bolos por mês. 

Marinês em um dos episódios do ConsumerCast.

Marinês em um dos episódios do ConsumerCast.

Vale ressaltar que a vida da empresária não foi fácil. Antes de criar a marca, ela já trabalhou de babá e empregada doméstica, mas chegou lá.

Sem dúvidas se inspirou em outras mulheres. Em contrapartida, hoje ela é inspiração. E pode ser a sua inspiração. 

Daí a importância do empreendedorismo feminino. 

Deia Lopes – Toca da Tapioca

Deia, por sua vez, abriu a Toca da Tapioca. Investindo apenas R$800, faturou R$500 mil em 2021.

Assim como Marinês, a vida da empresária não foi fácil, uma vez que veio de família pobre na Bahia. Para mais, Deia já trabalhou como faxineira e babá, mas, em 2009, decidiu mudar de vida.

Dessa maneira, empreendeu, então, no seu restaurante. Agora pensa em ampliar seu negócio, abrindo franquias pelo Brasil todo. 

Acima de tudo, em entrevistas, deixa claro que sua maior inspiração foi sua mãe, que vendia amendoim na rodoviária.  

Ou seja, se inspirou em outra mulher. Com isso, podemos concluir que redes de apoio e inspiração são muito importantes.

Deia Lopes, criadora do Toca da Tapioca.

Deia Lopes, criadora do Toca da Tapioca.

Sônia – Cachorro Quente Tia Sônia

Além disso, outro exemplo de empreendedorismo feminino é a Sônia, do Cachorro Quente Tia Sônia. 

A saber, no caminho do antigo trabalho, viu a chance de vender cachorro quente na avenida sempre cheia. Embora houvesse problemas, como a falta de dinheiro, ela não desistiu, então, fez empréstimos e comprou um trailer.

Ademais, recebeu ajuda dos filhos e, quando conseguiu se manter apenas com os lanches, saiu do trabalho fixo que tinha. 

Entretanto, após cinco anos com o trailer, tiveram que deixar o ponto. No entanto, não desistiram. Na verdade, foi aí que veio a maior inspiração para empreender.

Decidiram montar a loja física próxima ao ponto anterior, e com o constante crescimento, começaram a pensar em franquias.

Hoje, possuem mais de vinte unidades franqueadas. 

Sônia Cardoso, a criadora do Cachorro Quente Tia Sônia (fonte: Arquivo Pessoal)

Saiba o Que Marinês, Deia e Sônia Têm em Comum 

Igualmente à força, coragem e ao espírito empreendedor, as protagonistas desse artigo têm algo em comum.

Em síntese, um dos fatores que colaborou com o sucesso dos empreendimentos foi o uso de um bom sistema de gestão.

Visto que, ao automatizar suas empresas, o atendimento fica mais tecnológico e ágil, aumentando o número de clientes.

Além dos recursos que o Consumer oferece, ele é recomendado pelo Sebrae. Por isso, confira alguns recursos Consumer:

Conheça e experimente grátis, esse pode ser o início da realização do seu sonho!Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.