
Como abrir um delivery de alimentação investido pouco dinheiro?
Essa é uma resposta que muitos empreendedores estão procurando. Por isso, vamos respondê-la. Em 2020 e 2021, as vendas de comida por delivery tiveram uma taxa de crescimento muito alta.
O principal motivo foi porque a pandemia intensificou o que já era uma tendência: pedidos de comida por aplicativos.
Entretanto, essa tendência de crescimento continuou mais forte do que nunca em 2022 e também continua em 2023. Assim, embora as vendas presenciais tenham diminuído, os pedidos online estão com tudo.
Portanto, abrir um delivery em 2023 pode ser uma ótima oportunidade de fazer dinheiro. Mesmo com pouco investimento, é possível montar um delivery no segmento da alimentação.
Continue lendo para saber como você pode ter o seu próprio negócio online na área da alimentação sem precisar investir muito!
Passo a Passo de Como Abrir um Delivery
Abrir um delivery é, em muitos casos, uma oportunidade de ser o seu próprio chefe. Mas também é uma saída para quem precisa de uma fonte de renda.
O setor da alimentação é um dos que mais empregam no Brasil, mesmo em épocas de crises econômicas.
Por isso, muitos empreendedores o escolhem para investir em um negócio próprio.
Além disso, montar um delivery de alimentação tornou-se menos burocrático e mais simples com os aplicativos. Com o crescimento em 2021, o setor de delivery tem atraído cada vez mais novos empreendedores.
Principalmente porque, em geral, não é preciso muito dinheiro para abrir um delivery.
Entretanto, é preciso estar atento: pouco investimento não pode ser sinônimo de pouca qualidade.
Mesmo com poucos recursos, você precisa ter qualidade para conquistar e fidelizar seus clientes. Agora, confira nossas dicas de como abrir um delivery em 2023 com pouco investimento.
1. Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado ajuda a identificar as oportunidades e os riscos do negócio. Por isso, ela é essencial para abrir um delivery.
Com a pesquisa de mercado, você poderá ter uma previsão se o seu negócio pode dar certo ou não. Além de conhecer melhor:
- O público
- A concorrência
- Fornecedores
- O segmento que vai atuar
E outros fatores importantes para um delivery.
A pesquisa de mercado também irá ajudar a avaliar o investimento para o modelo de negócio que você deseja implementar.

A cozinha é a parte mais importante de qualquer restaurante e delivery.
2. A Cozinha
A grande vantagem do delivery é que não é necessariamente obrigatório ter um espaço físico para receber clientes.
Dessa forma, você consegue eliminar os custos com o salão, diminuindo o investimento. Nesse momento em que é preciso evitar gastos desnecessários, esse é um ponto ainda mais positivo.
Assim, para a produção dos alimentos, você tem opções como:
- Produzir na cozinha da própria casa, adaptando-a adequadamente;
- Investir em uma cozinha compartilhada, também chamada de Dark Kitchen.
Ambas as opções são viáveis e econômicas.
3. A Plataforma para Receber os Pedidos
Escolher a plataforma pela qual irá receber os pedidos requer muita atenção e estratégia.
Começar nas grandes plataformas de delivery é importante para atrair o seu público. Mas essas plataformas ficam com grande parte do seu lucro: até 30%!
Por isso, o melhor a se fazer depois é ter o seu próprio aplicativo de delivery. Como no Portal MenuDino, que é livre de taxas sobre os pedidos e dá mais autonomia para seu delivery.
Outra alternativa é começar a receber pedidos pelo WhatsApp. Embora seja mais trabalhoso, pode ajudar a economizar bastante no começo do seu delivery.

Um cardápio bem organizado e com variedades irá chamar a atenção dos clientes.
4. Cardápio
O cardápio é a principal ferramenta de vendas para um delivery. Portanto, ele precisa de boas fotos e descrições detalhadas para atrair os clientes.
Além disso, invista em um cardápio enxuto, com poucas, mas boas opções de prato. Assim, não haverá necessidade de manter um estoque grande, reduzindo o investimento inicial.
A melhor opção para um delivery é o cardápio online, pois é fácil de atualizar e enviar para os clientes.
E no MenuDino, você pode criar um cardápio online grátis para o seu delivery!
5. Embalagem
As embalagens são itens de extrema importância no delivery. Afinal, são elas que chegam na mão do cliente e precisam garantir uma boa apresentação e a segurança do alimento.
Entretanto, elas também representam uma boa parcela do investimento. Por isso, faça vários orçamentos para encontrar embalagens de qualidade, mas com um bom custo-benefício.
Pois nem sempre ser caro é sinônimo de qualidade!
6. Invista em Marketing Digital e nas Redes Sociais
Para ter sucesso, os consumidores precisam saber do seu delivery, e nada melhor do que o Marketing Digital e o Marketing nas redes sociais para alcançar seu público.
Hoje em dia, usar a internet e as redes sociais para divulgação traz ótimos resultados. Além de existir alternativas até gratuitas para edição de imagens e vídeos.
Por isso, aproveite todo o potencial do ambiente digital para construir presença online e, claro, para vender!
Portanto, crie perfis nas principais redes sociais e cadastre seu delivery no Google Meu Negócio. Poste fotos, vídeos e interaja com os seus seguidores!
Assim, você irá conquistar muitos clientes para o seu delivery.
Como Abrir seu Delivery?
Existem algumas coisas que você precisa definir antes de abrir seu delivery:
- Pesquisa de Mercado: entenda muito bem o mercado onde você vai entrar;
- A cozinha que você vai trabalhar: abrir uma hamburgueria? Abrir uma lanchonete?
- Por onde você irá receber pedidos: WhatsApp, iFood e MenuDino são ótimas opções;
- Como será seu cardápio, temos dicas muito interessantes aqui no blog;
- Com quais embalagens você vai trabalhar: essa escolha faz muita diferença no orçamento.
A Consumer oferece para você um sistema para delivery completo e ainda com site delivery grátis.
Você pode abrir seu delivery hoje e:
- Ter controle completo sobre os pedidos;
- Ter controle em tempo real sobre o estoque para começar economizando;
- Site delivery grátis para começar a vender por um canal próprio ou até pelo WhatsApp.





Achei incrível, mas acho que tem que entender que as embalagens são um investimento e não um gasto.
Concordo com você!