Skip to main content

Embora muitas vezes negligenciada, a escolha da melhor embalagem para Delivery é muito importante para os restaurantes.

Você pode até pensar “ah, mas o cliente não vai comer a embalagem e sim o que está nela, então ela não é nada importante”. Mas essa não é uma verdade absoluta.

A verdade é que o sabor do seu produto pode até ser impecável, mas se ele não estiver com a temperatura adequada e com uma boa aparência, não irá agradar seus clientes.

E o que garante a temperatura ideal e a boa aparência é justamente a embalagem!

Portanto, é preciso levar em consideração alguns fatores na hora de escolher a melhor embalagem para o seu Delivery.

Então, para facilitar a sua vida e poupar o seu tempo, reunimos algumas dicas que podem ser muito úteis para ajudar você com essa decisão.

Continue lendo e descubra qual a melhor embalagem para suas entregas!

Teste grátis6 Fatores Importantes na Hora de Escolher a Melhor Embalagem para Delivery

Como já foi dito, a embalagem é um item essencial e de extrema importância para o Delivery. Principalmente, para o Delivery de comida.

Isso porque elas são responsáveis por manter a segurança do alimento durante o transporte e pela boa apresentação ao cliente.

Como se já não fosse o bastante, a embalagem também pode ser usada como um canal para divulgar o seu Delivery.

Em alguns casos, só de olhar a embalagem, o cliente já reconhece a marca do seu restaurante.

Aliás, alguns consumidores escolhem comprar também por causa da embalagem. Já que algumas opções é possível até a reutilização. Nesse caso, funcionam até como um brinde ou branding da sua marca.

Portanto, a embalagem realmente tem um grande impacto para o Delivery.

Por isso, confira 6 fatores que se deve considerar para escolher a melhor embalagem para o seu Delivery:

1. Material 

Existem diversos tipos de materiais para embalagens:

  • Alumínio
  • Plástico
  • Papelão
  • Papel laminado
  • Isopor
  • Ecológicas

Para saber qual o melhor material, primeiro você precisa analisar o tipo de alimento que irá trabalhar no Delivery. Pois cada tipo de alimento vai exigir um material diferente. 

Por exemplo, se o alimento é quente, gelado, natural, sólido, líquido: tudo isso influencia na escolha da embalagem.

Assim, você deve pesquisar e optar pelo material que melhor conserva as características do alimento com o qual seu Delivery trabalha.

Uma sacola, duas embalagens de pizza e 4 copos em cima de uma balcão na cozinha.

(Imagem: Freepik)

2. Proteção

A proteção é um dos aspectos mais importantes de uma embalagem. Afinal, é isto que garante a segurança do alimento durante o transporte.

Se a embalagem não tiver uma boa vedação e não for resistente, o alimento pode murchar, vazar e revirar, chegando ao cliente com uma aparência desagradável.

Assim, as chances de conquistar a satisfação dos clientes serão bem menores. Afinal, nenhum cliente vai ficar feliz em receber seu pedido deformado.

Além disso, eles podem fazer avaliações negativas do seu Delivery, o que vai prejudicar a sua reputação.

3. Formato

Como saber qual o melhor formato para a sua embalagem? Simples: o tipo de alimento que vende no seu Delivery vai determinar o formato da embalagem que você precisa.

O formato pode ser:

  • Redondo
  • Quadrado
  • Triangular
  • Cone
  • Sacolas

Além disso, você também pode inovar criando um formato exclusivo para o seu Delivery. Por exemplo, a caixa box para delivery foi uma grande inovação que fez muito sucesso e hoje é utilizada por vários restaurantes.

Mas não se esqueça de que a embalagem também precisa oferecer praticidade no transporte!

5 mãos segurando 4 tipos de embalagens diferentes.

Existem vários tipos de formatos de embalagens. Escolha a que mais se adapta ao seu produto. (Imagem: Freepik)

4. Tamanhos

Nem grande demais, nem pequena demais: na medida certa. O tamanho da embalagem deve ser adequado ao tamanho do seu produto.

Isso porque uma embalagem com tamanho desproporcional pode causar uma má impressão e comprometer a segurança no percurso da entrega.

Se for grande demais, o alimento pode ficar sobrando e misturar; se for pequeno demais, pode não fechar ou escapar do recipiente.

Principalmente, se você vende tamanhos diferentes dos seus pratos. Nesse caso, cada prato deve ter a embalagem correspondente ao seu tamanho.

5. Personalização

Personalizar a embalagem é uma das estratégias de Marketing para restaurantes utilizados para divulgar e fortalecer a identidade de marca.

Há bons exemplos no mercado de Delivery de como é possível usar a embalagem como um canal de comunicação e vendas.

É possível inserir as redes sociais, os contatos e outras informações sobre o seu negócio. Aliás, até mesmo cupons de desconto para o cliente utilizar nas próximas compras.

Por isso, quando for escolher a melhor embalagem para o seu Delivery, prefira as que seja possível personalizar.

6. Custo-benefício

Nem sempre a embalagem mais cara é a melhor, assim como nem sempre a mais barata será a mais vantajosa.

A oferta de embalagens para Delivery hoje em dia é bem grande. Logo, é possível pesquisar e encontrar a que oferece o melhor custo-benefício para você.

Se, no momento, não puder investir na melhor embalagem, com todos os fatores que trouxemos aqui, escolha a que mais se aproxima do ideal.

Depois, no futuro, você poderá investir na embalagem dos sonhos, aquela que foi feita para o seu negócio.

Além disso, você pode fazer testes e pedir a opinião dos clientes até encontrar a embalagem perfeita para o seu Delivery.

MenuDino: A Melhor Solução para o Sucesso do seu Delivery

No Consumer você encontra conteúdo relevante para o seu restaurante Delivery – como este que você acabou de ler – e muito mais que isso!

Há mais de 10 anos, a Consumer desenvolve soluções 100% focadas nos negócios da alimentação.

É o caso do MenuDino: o portal de Delivery desenvolvido pela Consumer.

No MenuDino, você encontra as melhores soluções para o sucesso do seu Delivery, tais como:

  • Sistema de gestão integrado
  • Controle de estoque
  • Smart Delivery
  • App do Entregador
  • Integração iFood

Para conhecer na prática todas essas soluções, você pode fazer um teste gratuito por 15 dias sem nenhum compromisso.

Depois do teste, você pode escolher entre continuar com a versão básica grátis ou a assinatura premium completa.

Experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.