Nesse episódio do ConsumerCast, falamos com o CEO da Consumer sobre empreendedorismo e mercado da alimentação.
Afinal, sabemos que o Mercado da Alimentação está em constante mudança.
Por isso, requer a todo momento inovações para atender às novas demandas.
A Consumer, empresa focada 100% no desenvolvimento de tecnologias para o food service, está sempre em busca de trazer inovações para o setor.
Recentemente, a Consumer lançou mais uma novidade, o ConsumerCast.
O ConsumerCast é o Podcast da Consumer que tem por objetivo atualizar donos de bares sobre as novidades do mercado da alimentação.
Neste mais novo episódio do ConsumerCast, o bate-papo foi com um convidado muito especial: Renato Almeida, CEO da Consumer.
Assim, neste artigo vamos conferir um pouquinho da conversa que rolou com o CEO da Consumer:
- A história da Consumer no Mercado da Alimentação
- Como a Consumer conquistou espaço no mercado de alimentação?
- Por que a Consumer enfoca o pequeno e médio empresário da alimentação?
- Como o Modelo Online ajudou a Consumer a Crescer no Mercado da Alimentação?
- Consolidação da Consumer dentro do Mercado da Alimentação
- Como fortalecer seu Restaurante dentro do Mercado da Alimentação
A história da Consumer no Mercado da Alimentação
Consumer já tem mais de 10 anos de história no mercado da alimentação e tem uma longa trajetória marcada por muitos desafios e conquistas.
O início de tudo foi em 2010, quando Renato Almeida, CEO da Consumer, abriu uma empresa com a esposa para vender softwares que havia criado durante a faculdade.
Até então, essa empresa era chamada de Hall Tecnologia.
No começo, Renato conta que a equipe era muito enxuta, pois trabalhavam apenas ele, a esposa e alguns amigos de longa data, que hoje são seus sócios.
“A gente era uma equipe extremamente enxuta, então a gente tinha que escolher muito bem quais eram as features, quais eram as funcionalidades que a gente ia dar desenvolvimento”, conta Renato.
A esposa de Renato, que à época lidava com o atendimento dos clientes da Hall Tecnologia, via muito potencial no programa de gestão Consumer.
Surge a Consumer
Então, foi a partir de 2014 que o programa Consumer começou a receber total atenção.
Renato ainda relata: “foi o primeiro projeto nosso, o primeiro projeto meu que eu posso dizer, assim, de empreendedorismo 100% focado no produto”.
Mas para que a Consumer chegasse ao que ela representa hoje para o mercado da alimentação, Renato conta que foi necessário abrir mão de muita coisa.
Renato teve que, por exemplo, abrir mão de um emprego estável que possuía numa empresa.
“Foi um momento difícil, né, porque na época eu tinha uma filha de um ano, eu tinha um cargo nessa empresa, diretor de tecnologia, um salário de aproximadamente 15 mil reais, eu tive que me desligar de tudo isso, mas eu sentia que era o momento de dar esse passo para ver se eu conseguia desenvolver um projeto onde eu tinha mais liberdade nas decisões e tudo mais.”
Renato, junto de seus sócios, teve a percepção de ver no mercado da alimentação um grande potencial.
Afinal, é uma área muito grande no Brasil e no mundo e que movimenta bilhões todos os anos.
Como a Consumer conquistou espaço no mercado da alimentação? 3 Dicas de Empreendedorismo
Em princípio, Renato conta que o projeto “foi se desenvolvendo naturalmente”, e que aos poucos “foi trazendo pessoas boas para o projeto”.
No entanto, alguns pilares muito importantes ajudaram a Consumer a ser a marca e empresa que é hoje no mercado da alimentação.
Essas são 3 ótimas dicas de empreendedorismo para quem quer garantir o sucesso com seu próprio negócio.
A fim de resumir, o CEO da Consumer destaca os seguintes pontos:
- produto bom e fácil de operar
- qualidade no atendimento
- investimento em marketing/conteúdo digital
“Eu acho que esses três pilares eles foram permitindo que a empresa fosse crescendo, fosse se desenvolvendo, fosse ficando conhecida”, afirma Renato.
1. Produto Bom e Fácil de operar
Em primeiro lugar, oferecer um produto de alta qualidade e sem complicações foi o que ajudou a Consumer a ter êxito no mercado da alimentação.
Afinal, o fato de ser um produto muito além do seu valor é o que mais chama a atenção dos empreendedores do mercado da alimentação.
“Nós começamos desde o início com alguns valores fundamentais, de ser um produto que entrega 10 vezes mais do que o cliente está pagando, de ser um produto que o cliente pode usar uma versão grátis, conhecer antes da compra, que mesmo após a compra, até 30 dias, ele não estiver satisfeito, a gente devolve 100% do valor”, conta Renato.
2. Atendimento Humanizado
Em segundo lugar, o sucesso da Consumer se deve sobretudo à qualidade do atendimento oferecido aos negócios do mercado da alimentação.
“Nosso atendimento humano, eu acho que foi um dos pilares também que nos ajudou a chegar até aqui”, assegura Renato.
Além disso, Renato acrescenta que o diferencial da Consumer sempre foi “agir com muita transparência, com muita parceria junto aos […] clientes”.
3. Investimento em Marketing Digital
Por fim, em terceiro lugar se destaca o investimento em conteúdos de marketing digital.
Afinal, o próprio modelo de negócio da Consumer sempre se deu no ambiente virtual.
“Em 2010, quando a gente começou, era difícil na internet”, conta Renato.
Era difícil na internet pois não só muitos brasileiros ainda não tinham acesso, como também as vendas online não eram tão comuns.
Desse modo, Renato afirma que investir em marketing digital sempre foi essencial para a Consumer, visto que é uma empresa online.
Por que a Consumer enfoca o pequeno e médio empresário da alimentação?
Por conta de sua vivência no meio corporativo, Renato Almeida já sabia das vantagens e desvantagens de se ter muitos ou apenas um cliente.
“A vantagem de você ter um cliente grande é que você depende unicamente de um único cliente toda a receita da sua empresa”, ressalta Renato.
Entretanto, Renato explica o porquê de não adotar esse modelo:
“Eu não queria isso. Eu queria um modelo onde nós podemos ter milhares de clientes pagando um valor pequeno e a gente não fique ali na mão de um único cliente, se depois ele muda de decisão, deseja investir em outra coisa, a gente poderia perder.”
Desse modo, por um lado, a empresa não dependia apenas de um único cliente.
Por outro, possibilitou que negócios do mercado da alimentação tivessem acesso a soluções com ótimo custo-benefício.
E é aí que entra o modelo por assinatura, que Renato já estudava há um tempo.
Uma vez que é um modelo lucrativo apenas a longo prazo, Renato ressalta que é necessário investir e ter paciência:
“A gente investiu no negócio, esperou ele amadurecer e a gente tá vendo os frutos aí”…
Hoje, a Consumer é motivo de orgulho, tanto por ter clientes em todos estados brasileiros como por ser indicada por esses mesmos clientes.
Para Renato, sonhar é essencial:
“Quando eu tava dentro de casa, com duas pessoas, eu já sonhava que a gente poderia ir muito longe. Hoje, com mais de 70 pessoas no time, num escritório com mais de 1000 metros quadrados, não tem como ser diferente: os sonhos ficaram ainda maiores.”
Como o Modelo Online ajudou a Consumer a Crescer no Mercado da Alimentação?
Antes de mais nada, Renato reconhece que a estrutura online da empresa permitiu seu crescimento.
“A tecnologia nos permitiu conquistar e conseguir esse crescimento exponencial em cima desses três pilares”.
Como vimos, esses três pilares unem produto bom, qualidade no atendimento e investimento em marketing digital.
Assim, desde sua origem, a Consumer se apresentou como um modelo de negócio 100% online respaldado nesses três valores.
Em resumo, o modelo de negócio online possibilitou a consumer a crescer pois é um modelo que:
- Permite um maior alcance da marca a nível nacional e internacional
- Não exige um quadro extenso de funcionários (considerando a base de 30 mil clientes Consumer ativos)
- Permite atender online às demandas dos clientes de todo Brasil
- Torna acessível soluções tecnológicas para donos de bares e restaurantes
Quando a Consumer se lançou no mercado, há mais de 10 anos, já havia muita concorrência.
Ainda assim, o CEO da Consumer assegura que via um horizonte promissor para atender negócios do mercado da alimentação.
“A gente sentia que tinha espaço porque o mercado era enorme e a gente estava trazendo algo novo que era o cliente, o pequeno restaurante poder ver o software antes de comprar, contratar online”.
Nesse sentido, vender online sempre foi o grande diferencial da Consumer.
“A gente inovou no modelo de comercialização online de uma solução para restaurantes e agregamos a nossa expertise em fazer um produto fácil, um produto com funcionalidades interessantes”, acrescenta Renato.
Consolidação da Consumer dentro do Mercado da Alimentação
Durante sua trajetória, a Consumer conquistou algumas parcerias importantes.
Afinal, a Consumer atualmente oferece as soluções com melhor custo-benefício para negócios do mercado da alimentação.
Por exemplo, algumas parcerias de peso foram com o Sebrae, como a Microsoft e com o Google.
“O legal é que tudo isso aconteceu de uma maneira muito orgânica e natural. A gente praticamente não procurou essas empresas. É elas que nos procuraram. Então eu acho que isso é muito importante. Uma empresa pequena, do interior do estado de SP, conseguir parcerias de peso com essas empresas, para a gente é fantástico”, conta Renato.
Sem dúvida, quando o produto oferecido é muito bom e sobretudo o atendimento, é sucesso garantido!
Como fortalecer seu Restaurante dentro do Mercado da Alimentação
O objetivo central da Consumer é, sobretudo, fazer com que donos de bares e restaurantes tenham sucesso.
Mas como se destacar no mercado da alimentação com tanta concorrência que há no mercado da alimentação?
Não é mais novidade que hoje é uma necessidade se adaptar ao delivery.
Para isso, a Consumer conta com uma série de soluções para você alavancar suas vendas online e otimizar os processos do seu bar ou restaurante:
- Plataforma de Delivery Online MenuDino
- Smart Delivery para otimizar as entregas
- App do Entregador para acompanhar em tempo real os pedidos
- etc.
E tudo isso integrado ao Programa de Gestão Consumer, que te permite fazer a gestão completa do seu bar ou restaurante.
As soluções Consumer têm o objetivo de fortalecer a marca do pequeno e médio bar ou restaurante.
Afinal, o MenuDino não cobra taxas sobre os pedidos e nem por volume de pedidos, aumentando sua margem de lucro.
Além disso, na Plataforma de Delivery MenuDino, é possível criar e publicar o cardápio do seu bar ou restaurante, com as cores da sua marca.
E o melhor de tudo é que você pode experimentar a versão grátis por 15 dias de todas soluções Consumer.
Não perca tempo e venha fazer parte da nossa história: venha ser cliente Consumer!
Comece a usar a versão grátis ou teste a versão completa e fortaleça o Delivery do seu bar ou restaurante.
One Comment