O restaurante à la carte é um dos segmentos do setor de bares e restaurantes que tem diferenças bem marcadas em relação aos outros tipos de restaurantes.
Por isso, se você pretende abrir um restaurante desse tipo, é necessário conhecer a fundo como ele funciona.
Para ajudar você com isso, preparamos este conteúdo para tirar suas dúvidas e saber mais sobre o que é o restaurante à la carte e como ele funciona.
Continue lendo e aproveite para colocar em prática o sonho de ter o seu restaurante!
O Que é um Restaurante à la carte?
“À la carte” é uma expressão francesa que significa “como está no cardápio” ou “como listado no cardápio”, sendo um tipo de serviço oferecido em restaurantes.
Assim, um restaurante à la carte é aquele que oferece pratos individuais pré-definidos no cardápio, que são preparados na hora para o cliente.
É comum confundirem o prato à la carte com o prato feito ou prato executivo, mas eles não são a mesma coisa.
Por exemplo, se o cliente pedir um bife à la carte, ele poderá vir apenas bife, sem acompanhamentos. Se o cliente quiser acompanhamentos, ele deverá pedir outros pratos.
O prato feito, por sua vez, é uma refeição completa, geralmente composta por arroz, feijão, carne e salada e outros acompanhamentos.
Além disso, uma das características desse modelo de restaurante é contar com um cardápio grande, pois há muitas opções de pratos e bebidas para o cliente escolher.
Como Funciona um Restaurante à la carte?
Agora que você já sabe o que é um restaurante à la carte, chegou o momento de conhecer como ele funciona.
Um restaurante à la carte pode funcionar com diferentes tipos de culinária. Então, antes de abrir, é necessário definir com qual tipo de culinária irá trabalhar.
Após definir a culinária, muito provavelmente você já terá escolhido qual será o estilo do restaurante: mais sofisticado ou mais popular.
A partir disso, também será mais fácil escolher o ponto para abrir o restaurante de acordo com o público-alvo.
O cardápio do restaurante à la carte, em geral, é dividido em quatro categorias, sendo elas:
- Entradas
- Pratos principais
- Acompanhamentos
- Sobremesas
Como dito antes, os pratos são individuais e o chef prepara na hora de acordo com o que o cliente pediu.
Assim, um dos grandes diferenciais do restaurante à la carte é a exclusividade que oferece nos pratos à la carte.
Além disso, mudar o cardápio de acordo com a sazonalidade dos ingredientes torna o menu ainda mais exclusivo.
Tudo isso contribui para que a experiência do cliente seja inesquecível e para que ele volte mais vezes ao restaurante.
Cuidado com o Estoque do Restaurante à la carte
Um dos pontos de atenção do restaurante à la carte é o estoque. Como o cardápio trabalha com muitas opções de pratos, há o risco de faltar algum ingrediente.
Assim, é necessário realizar um controle de estoque eficiente para saber a demanda dos produtos e não deixar faltar nada.
Afinal, caso o cliente peça um prato que está no menu e ele estiver indisponível por falta de insumos, será negativo e não profissional para o restaurante.
Mas um sistema de gestão com controle de estoque pode ajudar a evitar esse tipo de problema, por exemplo, o Consumer.
Com o Consumer, o controle de estoque é integrado e ainda é possível fazer a ficha técnica de todos os pratos, facilitando o preparo e evitando desperdícios.
Dessa forma, você poderá consultar o estoque a qualquer momento e saber quais são os produtos em falta e os que não são necessários comprar.
Tendo, com isso, um planejamento melhor e mais profissional.
Vale a Pena Abrir um Restaurante à la carte?
O primeiro passo para saber se vale a pena abrir um restaurante à la carte é fazer um plano de negócio. Esse documento vai indicar:
- A viabilidade do negócio
- O investimento necessário
- Uma previsão da lucratividade
- Possíveis prejuízos
Mas é preciso ter em mente que esse modelo de restaurante exige uma gestão e um planejamento bem atento para não haver prejuízos.
Consumer: Sistema para Restaurantes à la Carte
O Consumer é o sistema indicado pelo Sebrae e pela Google para a gestão de restaurantes à la carte.
Com mais de 10 anos de experiência, ele tem todos os recursos que você precisa para uma gestão eficiente e simplificada.
Além de um suporte por diversos canais, como:
- Chat
- Acesso Remoto
- Telefone
Também conta com um manual online e treinamento online com especialistas do Consumer para ensinar você a usar as soluções.
São mais de 30 mil restaurantes que confiam e usam o Consumer porque sabem que ele é o melhor sistema de gestão para restaurantes!
Conheça o Consumer na prática e comprove você mesmo o que ele é capaz de fazer pelo seu restaurante.
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