A LFB Franchising é um grupo de franquias detentor das marcas La Fruta Açaí, F de Frango e La Brasa Bruguer.
Aliás, recentemente um dos seus sócios, Bruno Sgutt, marcou presença no ConsumerCast.
Neste episódio, além de compartilhar como foi o início de tudo, Bruno contou quais ações garantiram o sucesso da marca em tão pouco tempo.
O sócio do grupo, Bruno Sgutt, também compartilhou quais ações permitiram o sucesso das marcas no setor de Delivery.
Assim, se você deseja saber mais sobre este case de sucesso, continue por aqui.
A seguir, você vai conferir:
- Um pouco antes de surgir a LFB Franchising
- Como surgiu o grupo LFB Franchising
- Quais Ações Garantiram o Sucesso da LFB Franchising em tão Pouco Tempo
- Como a LFB Franchising se adaptou ao Mercado durante a Pandemia da Covid-19
- Como as Soluções Consumer alavancaram o Delivery da LFB Franchising
Um pouco antes de surgir a LFB Franchising…
A LFB Franchising é um grupo de franquias fundado na cidade de São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo.
Inclusive, a LFB Franchising atualmente tem mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil, além de faturar 100 milhões por ano.
Contudo, nem sempre foi assim, já que a história da empresa começou com apenas um pequeno negócio, a La Fruta Açaí.
Este projeto surgiu de dois amigos, Bruno Sgutti e Daniel Lopes, pois viam no setor da alimentação uma porta para o sucesso.
Desde então, a marca não só expandiu como passou a integrar um grupo de franquias, a LFB Franchising.
O Começo de tudo: Primeira Unidade da La Fruta Açaí
A história de sucesso do grupo LFB Franchising se deve ao primeiro empreendimento de Bruno Sgutt e Danilo Lopes, a La Fruta Açaí.
Embora tivessem pouco capital para começar a empreender, apostaram no pouco que tinham para empreender e começar um negócio de açaí.
Assim, usaram 15 mil e uma moto para comprar um ponto de açaí de um amigo que tinham em comum.
Mas no começo tiveram muitas dificuldades, já que foi preciso vestir a camisa e trabalhar muito para poder crescer.
“A gente teve que usar todas ferramentas que pra mim é o principal para quem vai começar. Quando você tem a coragem e começa o negócio, você tem que ter a disposição para dar essa continuidade. Encarar os desafios, que é o medo, as dificuldades fiscais, alvará e tudo que vem dificultando”, comenta Bruno.
Logo após seis meses operando, a loja de açaí já tinha alcançado um faturamento de 70 mil reais.
Como Surgiu o Grupo LFB Franchising?
Mesmo após meses de crescimento do primeiro empreendimento, Bruno continuava no seu antigo trabalho, uma empresa especializada em franquias.
Por sua vez, seu sócio, Danilo Lopes, estava mais focado na loja de açaí.
Então, receberam a proposta para formatar a La Fruta Açaí para modelo de franquia.
Mas para que isso fosse possível, contaram com o investimento inicial do antigo patrão de Bruno, que via muito potencial na marca.
O sucesso da marca não só foi imediato como também permitiu a expansão do negócio para outros setores da alimentação.
La Brasa Burguer
Primeiramente, a expansão do grupo começou com a La Brasa Burguer, que foi aberta no salão ao lado da loja de açaí.
Embora no início não tivessem muita experiência, os sócios Bruno e Danilo se empenharam e começaram a estudar o mercado a fim de entender suas necessidades.
“O hambúrguer gourmet, quando veio pro Brasil e começou a pegar, a tendência dele era carne, o blend da carne com sal e pimenta. Começamos nesse conceito, testar e tal, e vimos que estava algo muito próximo do que tem no mercado. Seria mais um no mercado, um lanche sem identidade”, observa Bruno.
Portanto, buscaram desenvolver algo diferente para se destacar no mercado, criando um tempero próprio para a hamburgueria La Brasa.
Como resultado, em seis meses a La Brasa Burguer não só já era sólida no mercado como havia se tornado a segunda marca do grupo.
Inclusive, atualmente a La Brasa conta com mais franqueados que a La Fruta Açaí, já que sua expansão se deu em todo o Brasil.
F de Frango
Em seguida, veio a F de Frango para completar o grupo LFB Franchising.
Por sua vez, a F de Frango foi criada no final de 2019, também ao lado das duas primeiras lojas do grupo.
Portanto, hoje em dia as três lojas sede se encontram lado a lado na cidade de São José do Rio Preto.
“Resolvemos investir na frente da loja, fizemos uma galeria, fechamos toda em vidro, juntamos as três frentes e fizemos uma só, onde hoje a gente faz música ao vivo de final de semana”, compartilha Bruno.
Quais Ações Garantiram o Sucesso da LFB Franchising em tão Pouco Tempo?
Em resumo, foi preciso muito empenho e dedicação para alcançar o tão almejado sucesso.
Mas Bruno Sgutt garante que algumas ações foram essenciais para que tivessem sucesso:
- propaganda boca a boca
- panfletagem
- divulgação nas redes sociais
Portanto, por um lado, o segredo é trabalhar com o que você já tem, por exemplo, divulgar para amigos e conhecidos e criar redes de contatos.
Por outro lado, trabalhar com as ferramentas digitais que estão a seu dispor, como, por exemplo, Instagram, WhatsApp e Facebook.
Assim, é possível alcançar tanto pessoas mais próximas do seu círculo como pessoas completamente desconhecidas.
Afinal, a propaganda é a alma do negócio, seja ela no formato físico ou digital.
Como a LFB Franchising se Adaptou ao Mercado durante a Pandemia da Covid-19?
Embora durante a pandemia da Covid-19 os estabelecimentos não pudessem receber público, podiam trabalhar com Delivery.
Assim, esse acontecimento permitiu que o delivery crescesse de maneira exponencial no mercado da alimentação.
Afinal, enquanto as pessoas precisavam ficar dentro de suas casas, pediam cada vez mais comida por delivery.
A LFB Franchising não ficou atrás pois já estava preparada para se adaptar às novas necessidades uma vez que:
- apostou em novas tendências: Dark Kitchen
- priorizou atendimento por delivery
“A gente inaugurou já no meio da pandemia o F de Frango. Então, não podia abrir o salão, tinha que ser Delivery, só Delivery, e foi quando começou a surgir no mercado as Dark Kitchen”, conta Bruno.
Assim, surgiu a primeira Dark Kitchen da F de Frango e do grupo, operando dentro da La Brasa Burguer.
Bruno ainda conta que muitos franqueados da La Brasa Burguer logo aderiram à proposta uma vez que não precisavam fazer grandes investimentos.
Ao mesmo tempo, era necessário oferecer um Delivery de qualidade, já que era a única forma de venda durante a pandemia.
Ou seja, durante o “boom” do delivery na pandemia, quem não trabalhava com Delivery precisou se adaptar.
No caso da LFB, a pandemia só alavancou o setor de Delivery das marcas.
Isso porque a LFB Franchising já usava ferramentas que são essenciais para quem quer trabalhar com Delivery, por exemplo:
- Plataforma de Delivery Própria
- Programa de Gestão Completo
- Otimizador de Rotas de Entrega
- Ferramenta para Acompanhar as Entregas em Tempo Real
- Programa de Gestão Integrado ao iFood
Como as Soluções Consumer alavancaram o Delivery da LFB Franchising?
Como a LFB Franchising já usava ferramentas de Delivery, precisou apenas de um empurrãozinho para alavancar suas vendas.
“No geral, foi em torno de 70% de aumento no faturamento. E isso também se deu a gente já estar no delivery”, esclarece Bruno.
Então, é aí que entram as soluções Consumer, já que contribuíram para o sucesso da LFB Franchising antes, durante e depois da pandemia.
Isso se deve ao fato da Consumer oferecer soluções que atendem todas as necessidades de negócios da alimentação.
Contudo, quando se trata de Delivery, a principal ferramenta da Consumer é a plataforma de Delivery MenuDino, conforme destaca Bruno:
“A parte do MenuDino foi fundamental para esse crescimento acontecer porque você não podia fazer ação externa, não podia panfletar, não podia nada, as ações teve que ser todas digitais.”
Hoje em dia, é preciso estar presente nas grandes plataformas de Delivery, pois é ali onde a grande clientela está presente.
Porém, nos Marketplaces é preciso pagar altas tarifas por cada pedido recebido além de ter uma maior concorrência disputando por espaço.
Ou seja, é preciso também disponibilizar um Canal Próprio de Vendas a fim de não depender apenas dos Marketplaces.
“A gente agradece demais o Consumer por ter feito essa ferramenta, disponibilizado aí pra gente. Para nós, para os franqueados, foi uma ferramenta que ajudou muito para que alcançasse esse crescimento durante a pandemia. A gente já tinha essa ferramenta na marca, já estava em todos os franqueados, então isso ajudou muito”, compartilha Bruno.
Assim, ter uma plataforma de delivery própria é essencial para o crescimento do seu negócio pois:
- oferece maior margem de lucro
- dá maior visibilidade ao seu negócio
- permite fidelizar os seus clientes
- você pode divulgar seu site de delivery nas redes sociais
Consumer tem todas as ferramentas que seu Delivery precisa para crescer
Se você também deseja profissionalizar o delivery do seu negócio, a Consumer oferece soluções com o melhor custo-benefício do mercado.
Afinal, são mais de 12 anos de experiência em busca de trazer ferramentas que facilitem o dia a dia de restaurantes, hamburguerias, açaiterias, bares, etc.
As soluções Consumer não só oferecem agilidade e rapidez nas operações, como também são práticas e fáceis de usar.
Portanto, faça como a LFB Franchising e venha fazer parte da Consumer.
Conheça algumas das soluções que a Consumer oferece para o seu Delivery:
- Site de Delivery Próprio MenuDino
- Chat do MenuDino para pedidos Delivery
- Programa de Gestão completo
- App do Entregador para acompanhar as entregas em tempo real
- Smart Delivery para otimizar as entregas
- Integração iFood
- e muito mais!
Além de ter seu site de Delivery próprio, você pode divulgar nas redes sociais e, com isso, vender muito mais.
Mas para vender pelo MenuDino, é preciso ter assinatura Premium do Consumer.
Ou, então, você pode criar um Site Delivery Grátis no MenuDino e receber os pedidos pelo WhatsApp.
Contudo, se deseja conhecer na prática como funciona o site de Delivery MenuDino, comece com o teste gratuito.
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