Um marketing gastronômico bem produzido pode gerar resultados incríveis para um empreendimento.
Isso porque o setor de Marketing é tão fundamental para o crescimento de restaurantes quanto o administrativo e o financeiro.
Entretanto, seu potencial é negligenciado por boa parte dos gestores do empreendedorismo gastronômico.
Isso acontece, principalmente, porque a maioria esmagadora dos empreendedores da alimentação possuem dificuldades para pensar em estratégias de marketing para o food service.
Seja por falta de experiência com marketing ou por desvalorizarem sua importância para o negócio, costuma-se investir bem pouco nesse setor.
Com isso, perde-se grandes oportunidades de atrair clientes, de impulsionar suas vendas , assim como de fortalecer a imagem da marca.
O fato é que já passou da hora de reconhecer que o Marketing é um dos principais responsáveis pelo sucesso de um restaurante.
Portanto, foi pensando nisso que preparamos essas 5 dicas para crescer seu restaurante com o Marketing Gastronômico.
Prepare-se para aprender o que é e como aplicar o marketing gastronômico em seu negócio e ser um profissional na arte de divulgar!
O que significa o conceito do Marketing Gastronômico?
O Marketing gastronômico é um tipo de marketing voltado para a área gastronômica, englobando negócios do ramo alimentício, sejam físicos ou online.
O objetivo dessa tendência é elaborar estratégias de divulgação para garantir maior alcance e comunicação com o público alvo de restaurantes, bares e afins.
Para isso, realiza-se uma pesquisa de mercado com o propósito de conhecer e entender a fundo o conceito do seu negócio, o segmento, o perfil e as necessidades dos clientes.
Assim, criar e evidenciar os diferenciais do negócio é um dos principais focos do marketing voltado à gastronomia.
A ideia é gerar valor agregado aos serviços e produtos do estabelecimento.
De forma que os clientes tenham a percepção de que fazer uma refeição no estabelecimento é mais do que se alimentar, é uma experiência gastronômica.
Hoje em dia, grandes restaurantes têm investido bastante nesse conceito.
Eles criam experiências inesquecíveis para os clientes, seja com pratos e bebidas inusitadas e bem elaboradas ou com decorações temáticas que chamam atenção dos consumidores.
Como aplicar o Marketing na Gastronomia?
Aplicar o Marketing gastronômico em seu restaurante depende do tipo e das necessidades do seu negócio.
Mas tudo começa pela escolha entre contratar um profissional de marketing especializado ou terceirizar o serviço para uma agência marketing digital para restaurantes.
Em ambos os casos, o(s) responsável(is) pelo setor de marketing deverá planejar estratégias de divulgação atrativas e profissionais.
Abaixo, separamos algumas estratégias online e offline que você pode utilizar para colocar em prática o conceito do Marketing Gastronômico.
1. Participe de eventos
Uma boa estratégia de divulgação é levar seu restaurante a festivais e eventos gastronômicos (ou não!).
Parafraseando um ditado muito popular: se o cliente não vai até o seu restaurante, seu restaurante vai até o cliente.
É dessa forma que você poderá conquistar potenciais clientes que talvez nem sabiam da existência do seu negócio.
2. Faça sorteios
Realizar sorteios é um método eficiente de fazer seus clientes interagirem com seu negócio.
Afinal, quem não ama participar de um sorteio e ter a chance de ganhar algo? Principalmente, quando se trata de uma experiência gastronômica!
Sorteios fazem o maior sucesso entre os clientes e ainda faz seu restaurante ser mais conhecido.
3. Ofereça Cupons de Desconto
Depois dos sorteios, outra coisa que os clientes amam são os descontos!
A oferta de cupons de desconto é uma excelente estratégia para atrair clientes novos e fidelizar os mais antigos.
Com o Consumer, você mesmo pode criar cupons de desconto e promoções personalizadas e editá-los de forma simples e rápida.
Use sua criatividade para criar promoções!
4. Faça Parcerias
Hoje em dia, os influencers têm feito a cabeça dos consumidores.
Isso porque eles promovem marcas e negócios em suas redes sociais, atraindo clientes para seus patrocinadores com o poder da influência.
Em alguns casos, vale a pena fechar parcerias com influenciadores especializados na gastronomia para atingir seu público, pois é uma forma de ganhar bastante visibilidade.
Outra oportunidade é fazer parcerias para ações beneficentes.
Por exemplo, reverter uma porcentagem das vendas de determinados produtos para causas ou projetos sociais costumam fortalecer a imagem do negócio.
5. Invista em Marketing Gastronômico Digital
As mídias digitais tornaram-se o braço direito do marketing, principalmente na área da gastronomia.
Assim, ter presença nos meios digitais é obrigatório para restaurantes que querem se destacar. Caso contrário, os clientes dificilmente se lembrarão de você.
Uma dica valiosa é contratar um analista de redes sociais, pois ele saberá analisar quais são as redes mais apropriadas para seu restaurante e como elaborar uma identidade personalizada da sua marca.
Além disso, também vale a pena:
- programar o ckeck-in no Facebook para o cliente conseguir acessar o wi-fi do seu estabelecimento
- criar uma página do seu restaurante no Google Meu Negócio
- Fazer um concurso de melhor fotografia dos pratos pratos servidos em seu cardápio
Quanto mais seu restaurante despertar o interesse e atenção dos clientes na internet, mais ele atrairá novos clientes curiosos em conhecê-lo.
Atendimento de qualidade é o melhor Marketing Gastronômico!
Nada mais eficiente para o Marketing de um restaurante do que um atendimento de qualidade.
Assim, é preciso contar com um sistema de gestão que seja ágil, simples e moderno e, principalmente, que facilite os processos de vendas e deixe o cliente satisfeito.
O Consumer tem todas essas características e pode ajudar o seu negócio a crescer e a vender mais.
Conheça os Clientes Consumer que já utilizam o programa de gestão líder no mercado da alimentação.
E se você tiver uma dica de Marketing Gastronômico, compartilha com a gente nos comentários!
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