Durante muito tempo, a divulgação offline para restaurantes era a principal ou única opção de divulgação para se fazer no food service.
Mas com o surgimento da internet, o Marketing Offline foi ficando de lado e perdendo espaço para o Marketing Digital.
Assim, a pergunta que donos(as) de restaurantes fazem hoje em dia é se ainda vale a pena investir na divulgação offline ou não. O que você acha?
Portanto, neste artigo, iremos abordar esse tema e trazer a nossa opinião sobre ele. No final, você também pode compartilhar a sua opinião com a gente! Vamos lá?!
O Que é Divulgação Offline?
Antes de começar, vamos explicar melhor o que é a divulgação offline: trata-se de uma divulgação realizada fora da internet e redes sociais.
A divulgação offline faz parte do que se chama de Marketing tradicional, em que as ações acontecem em mídias como:
- Televisão
- Rádio
- Outdoors
- Jornais
- Revistas, etc
Sua principal característica é alcançar o público que não está na internet e nas redes sociais. Além disso, ela tem um grande potencial de fortalecer a identidade da marca.
Vale a Pena Investir em Divulgação Offline para Restaurantes?
Existe um receio por parte dos donos de restaurantes em relação a investir em divulgação offline para restaurantes. Isso porque a divulgação online dominou o mercado de Marketing.
Assim, muitos pensam que o marketing offline chegou ao fim e que não vale mais a pena investir nele. Fazer isso seria jogar dinheiro fora.
Essa pode ser uma conclusão precipitada, pois tudo leva a perceber que esse ainda não é o fim do Marketing Offline.
Embora o Marketing Digital tenha se destacado nos últimos anos, a divulgação offline continua sendo eficaz.
Isso porque ela consegue alcançar o público que não está presente na internet nem nas redes sociais. Sim, e não se engane, esse público também é grande.
Portanto, podemos concluir que ainda vale a pena investir no marketing offline para conquistar e fidelizar clientes no seu restaurante.
Mas o ideal mesmo é buscar o equilíbrio entre os dois tipos de marketing: online e offline! Afinal, um irá complementar o outro e os clientes se lembrarão sempre de você.
É só você observar as estratégias de grandes restaurantes: eles continuam apostando na divulgação offline, ainda que menos do que antes
Quem não se lembra do famoso slogan “Amo muito tudo isso”? Esse é um dos grandes casos de sucesso do marketing offline do McDonald’s.
5 Ideias de Como Fazer Divulgação Offline para Restaurantes
Para fazer divulgação offline para restaurantes, você simplesmente deverá voltar ao básico, ao essencial do Marketing.
Aqui vão algumas dicas:
1. Feiras e Eventos Culturais Locais
Levar o seu restaurante para participar de feiras e eventos culturais locais é uma ótima maneira de fazer:
- Divulgação offline
- Networking
- Distribuição de cartões de visitas
- Promoções exclusivas para levar clientes ao seu restaurante
Além disso, isso ajudará o seu restaurante a se aproximar mais da sua clientela, criando um relacionamento com seu público.
2. Anúncios em Revistas e Jornais
Criar anúncios no Google é uma estratégia online muito poderosa para a divulgação online de restaurantes.
Entretanto, investir em anúncios em revistas e jornais ainda pode trazer bons resultados para o seu negócio.
Afinal, esse tipo de mídia impressa tem uma grande circulação em estabelecimentos diferentes, por exemplo:
- Clínicas
- Salões de beleza
- Barbearias
- Setor automobilístico
Assim, existe um grande potencial para alcançar novos clientes.
3. Embalagem
Você sabia que a embalagem do seu restaurante oferece uma grande oportunidade de divulgação offline?
Isso mesmo, você pode usar a embalagem para divulgar seu aplicativo de Delivery próprio, promoções exclusivas, suas redes sociais, etc.
Então da próxima vez que for escolher as embalagens para o seu restaurantes, não se esqueça disso!
4. SMS Marketing
Enviar SMS Marketing para seus clientes é outra alternativa muito boa para investir na divulgação offline do seu restaurante.
Essa estratégia consiste em enviar mensagens de texto por sms para celulares e oferece baixo custo para o seu orçamento.
Que tal enviar um cupom de desconto de aniversário para seu cliente? E avisar sobre as promoções de happy hour do dia?
No Consumer, você pode enviar sms marketing diretamente do sistema de gestão usando a sua base de cadastro de clientes!
5. Cupons de Desconto
Quem disse que os cupons de desconto só servem para o Marketing Online? Essa é uma estratégia que o Marketing Tradicional já usava muito antes da internet!
Assim, você pode criar descontos exclusivos para as estratégias de divulgação offline do seu restaurante, por exemplo:
- Nas embalagens
- Para os eventos e feiras
- Nos anúncios em jornais e revistas
- Panfletos
Com isso, você conseguirá atrair clientes não só da internet, mas também fora dela.
Aliás, o Consumer também permite que você crie e gerencie cupons de desconto do seu restaurante, podendo mensurar os resultados!
Encontre tudo o que Seu Restaurante Precisa no Consumer
O Consumer é um sistema para restaurantes com mais de 10 anos de atuação no mercado e mais de 30 mil clientes pelo Brasil.
Especializado em bares e restaurantes, no Consumer você vai encontrar todas as soluções para gerenciar seu negócio:
- Cardápio QR Code
- Comanda Mobile
- Consumer Connect
- Site grátis
- Aplicativo Delivery próprio
Inclusive, uma solução para divulgar seu restaurante online de forma bem mais prática e fácil: o Consumer Ads.
Você pode conhecer na prática todas as soluções que o Consumer oferece para restaurantes durante 15 dias sem nenhum compromisso.