Você tem um restaurante e não faz a divulgação online dele? Saiba que está perdendo ótimas oportunidades de vendas e de crescimento do seu negócio.
A divulgação online de restaurantes é uma peça chave para se destacar da concorrência, atrair clientes e trilhar o caminho do sucesso.
Afinal, essa é uma das maneiras mais eficientes para alcançar os milhares de potenciais clientes que estão na internet. Principalmente nas redes sociais e no Google.
Por isso, é muito importante saber como usar os recursos e as ferramentas certas para fazer a divulgação online do seu restaurante.
Então, confira as 7 dicas que preparamos para você divulgar o seu bar ou restaurante na internet!
7 Dicas para Divulgação Online de Restaurantes
Desde que a internet surgiu, a forma como se faz Marketing mudou completamente. Hoje, é possível criar e compartilhar conteúdo em tempo real e até mesmo gratuito!
Isso facilitou a vida de donos(as) de pequenos e médios restaurantes que não podiam investir recursos financeiros altos no Marketing Digital.
Assim, a internet abriu um leque de oportunidades, tornando-se aliada dos empreendedores da alimentação que sabem usar esse potencial em seu favor.
Para ajudar quem ainda não está tão acostumado com essa realidade, trouxemos 7 dicas para começar já a divulgação online do seu restaurante. Confira!
1. Conheça o Perfil dos seus Clientes
Um dos principais objetivos do Marketing é impactar os consumidores, não é mesmo? Portanto, é essencial conhecer o perfil dos seus clientes para ter bons resultados.
Ao segmentar o público-alvo, as chances das estratégias de divulgação online de restaurantes darem certo aumentam.
Mas como descobrir o perfil do seu público-alvo? Você pode começar investigando:
- Faixa etária
- Gênero
- Poder aquisitivo
- Localização geográfica
- Estilo de vida
A partir desses dados, é possível analisar e se aproximar do perfil daquele que é o cliente ideal para o seu restaurante.
Assim, isso permitirá criar estratégias de divulgação online mais direcionadas e eficazes.
2. Publique Vídeos e Imagens Próprias
Priorize usar vídeos e imagens próprias do seu restaurante em vez de imagens e vídeos que não são reais.
Isso porque você poderá transmitir uma imagem mais verdadeira do seu restaurante para os clientes usando um conteúdo autoral.
Além disso, irá evitar também contratempos com frustrações de clientes ao perceber que o produto divulgado não corresponde ao produto verdadeiro.
Portanto, aproveite a apresentação dos seus pratos, o processo de produção das bebidas ou um dia de casa cheia para gerar conteúdo e divulgar seu restaurante!
Faça vídeos e fotos de qualidade para atrair a atenção do cliente e despertar o desejo de experimentar seus pratos e bebidas.
3. Estimule a Interação com o Cliente
Quando falamos em divulgação online, a interação do cliente é um dos grandes indicadores de que a campanha está dando certo.
Por isso, você deve buscar estimular a interação do cliente com o conteúdo sempre que for possível, pois isso ajuda aumentar o seu alcance.
Uma boa forma de fazer isso é criar formatos de conteúdos com potencial de engajamento, por exemplo:
- Perguntas
- Promoções
- Votações
- Enquetes
Aliás, uma boa parte dos clientes adoram interagir com as marcas que eles consomem. O que, por sua vez, também ajuda a criar um relacionamento com o cliente mais próximo.
4. Use as Redes Sociais
Ter um perfil comercial em pelo menos uma rede social é fundamental para as estratégias de Marketing online de qualquer empresa.
Para o segmento de restaurantes então, podemos dizer que é obrigatório! Isso porque as redes sociais oferecem muitas possibilidades para divulgar restaurantes.
Mas é preciso tomar cuidado para não criar perfis em todas as redes sociais e, no fim das contas, não conseguir gerenciar nenhuma delas.
Isso porque o ideal para ter sucesso com as redes sociais é publicar conteúdo com frequência, além de mensurar o desempenho.
Então, escolher uma ou duas redes sociais para marcar presença é o cenário mais ideal. Neste outro artigo, você pode conferir a lista das melhores redes sociais para divulgação online de restaurantes.
5. Receba Avaliações dos Clientes
Com certeza, você já ouviu falar do famoso marketing boca a boca: aquele que clientes satisfeitos recomendam um negócio para outras pessoas.
Aliás, é quase consenso que este é um dos meios mais eficientes de divulgar um negócio, pois o próprio cliente se torna um embaixador da empresa.
Na era da internet, as avaliações dos clientes têm tanto poder de influenciar outros potenciais clientes quanto o marketing boca a boca.
Para estimular os clientes a deixarem avaliações nas suas redes sociais e no Google Meu Negócio, por exemplo, você pode:
- Compartilhe as avaliações dos clientes (o Consumer já tem esse recurso!)
- Ofereça recompensas, como descontos
- Faça concursos para escolher o melhor feedback
Além de ajudar a divulgar o seu restaurantes, as avaliações também são importantes para gerar credibilidade e confiança para os clientes.
6. Crie um Site
O site de um restaurante é o endereço online que permite aos clientes o encontrarem na internet com facilidade.
Então, se o seu restaurante não tem um site, é como se ele não existisse no mundo online. Isso é péssimo para a divulgação online de restaurantes.
Portanto, é imprescindível que o seu restaurante tenha um site para poder divulgar o cardápio, horário de funcionamento, endereço, etc.
O Consumer oferece a oportunidade de criar um site gratuito e publicá-lo sem custos na sua plataforma online MenuDino.
Você poderá ainda publicar um cardápio online no site e receber pedidos pelo WhatsApp!
7. Descubra o Consumer Ads
Que tal usar uma solução com a qual você pode criar anúncios no Google de maneira simples e rápida? Apresentamos a você o Consumer Ads!
O Consumer, em parceria com a Google, criou o Consumer Ads para simplificar a divulgação online de restaurantes no Google Ads.
Em apenas 3 passos, você cria uma campanha que poderá alcançar milhares de clientes na internet buscando por um restaurante todos os dias.
O Consumer Ads vai turbinar a divulgação do seu restaurante na internet!
Consumer é o Verdadeiro Parceiro do seu Restaurante
Ao longo de mais de 10 anos no food service, o Consumer ajudou bares e restaurantes do Brasil inteiro a melhorarem sua gestão de processos.
Com recursos e soluções poderosas, já são mais de 30 mil restaurantes usando tudo o que o Consumer oferece para simplificar o seu dia a dia:
- Comanda Mobile
- Cardápio QR Code
- Consumer Connect
- Emissor de Cupom Fiscal
- Aplicativo de Delivery
- Smart Delivery
- App do Entregador
Além de suporte por meio de diversos canais e treinamento online com os especialistas do Consumer.
Quer conhecer na prática todas essas soluções e descobrir por que o Consumer é o verdadeiro aliado do seu restaurante?
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