Skip to main content
Bares e RestaurantesBrandingConsumerEmpreendedores da alimentaçãoInovação

Vale a Pena Investir em um Restaurante Com Música Ao Vivo?

By outubro 24th, 2023One Comment

Está pensando em investir num restaurante com música ao vivo ou já tem seu restaurante e está considerando aderir a essa ideia?

Não importa qual seja o seu caso, sabemos que essa é uma decisão que exige todo um cuidado e atenção.

Afinal, é preciso analisar todas as vantagens e desvantagens que ela pode gerar para o seu restaurante. 

Por isso preparamos esse conteúdo para ajudar você a analisar se vale a pena oferecer música ao vivo no seu restaurante. Assim, você poderá tomar a melhor decisão. Continue lendo!

Prós e Contras de Investir em um Resturante com Música ao Vivo

É verdade que a música tem o poder de mudar completamente um ambiente. Com ela, o clima do restaurante ganha um tempero a mais.

Entretanto, será que podemos fazer a mesma afirmação quando estamos falando de música ao vivo? Pode ser que sim, pode ser que não.

Na verdade, para responder essa pergunta é necessário antes conhecer o perfil dos seus clientes e analisar alguns fatores.

É exatamente sobre eles que iremos falar agora. Agora você descobrirá mais a respeito dos prós e contras de investir em restaurantes com música ao vivo!

Música Ao Vivo em Restaurantes: Prós

Os principais pontos positivos para um restaurante com música ao vivo são:

  • Atrair clientes oferecendo refeições saborosas e entretenimento de qualidade em um só lugar
  • Ter um diferencial que vai destacar seu restaurante da concorrência
  • Oferecer um ambiente descontraído e convidativo aos clientes
  • Fidelizar clientes que gostam de música ao vivo

Mas além disso, o seu restaurante pode se tornar uma referência para encontro de amigos, para diversão e boa comida.

Afinal, a maioria dos brasileiros são apaixonados por música e por ambientes onde podem curtir um som, beber e comer bem.

Tocar música ao vivo no seu restaurante pode atrair clientes. (Imagens: Freepik)

Diferente da música gravada, a música ao vivo gera mais impacto, pois cria uma relação mais próxima com os artistas.

Aliás, essa ambientação ajuda até mesmo a estimular os clientes a consumirem mais em seu restaurante.

Então, há muitas razões que mostram que vale a pena sim investir em um restaurante com música ao vivo!

Música Ao Vivo em Restaurantes: Contras

É claro que tudo tem seu lado positivo e negativo. Por isso, não seria diferente a questão da música ao vivo em restaurantes.

O primeiro deles é que para oferecer música ao vivo, é preciso um espaço com boa acústica e bons equipamentos de som.

Afinal, você não vai querer oferecer um som desagradável, microfone com ruídos, som muito alto porque isso vai afastar os clientes.

Além disso, ter música ao vivo gera um custo para o financeiro do seu restaurante. Sendo assim, você terá que cobrir essa despesa ou cobrar uma taxa, conhecida como “couvert artístico” dos seus clientes.

Existe também o risco de não encher a casa cheia nos dias de música ao vivo, mas mesmo assim você precisar pagar o cachê do(a) cantor(a). 

Portanto, não se esqueça de negociar bem todos os detalhes do contrato com a banda ou cantor(a) antes para não ter prejuízos depois.

Os custos com a música ao vivo podem ser um ponto negativo. (Imagem: Freepik)

Por último, lembre-se que nem todo estilo de música agrada a todos os clientes. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher o repertório. 

Além de conhecer o perfil dos clientes para saber que estilo de música mais gostam, busque ofertar estilos diferentes, por exemplo: 

  • Rock
  • Sertanejo
  • Samba
  • Pop music
  • MPB, etc.

Dessa forma, terá mais chances de agradar a maior parte dos seus clientes, assim como atrair novos clientes também.

Afinal, Vale ou Não Pena ou Não Ter Música Ao Vivo no Seu Restaurante?

Depois de ler todos os prós e contras sobre investir em um restaurante com música ao vivo, você provavelmente já encontrou sua resposta.

A nossa resposta é: vale muito a pena se o seu estabelecimento tem a estrutura necessária e você se preparou para isso.

Esse pode ser um ótimo diferencial para seu negócio, mas pode exigir um pouco de você para realmente ser um sucesso.

Além da boa música, seu restaurante também precisa oferecer uma ótima experiência no atendimento ao cliente. Mas a Consumer ajuda você com isso!

Consumer: Presente em Mais de 30 Mil Restaurantes no Brasil

O Consumer é o sistema para restaurantes que não para de crescer! Somando mais de 13 anos de história e mais de 30 restaurantes usando suas soluções.

Ao longo dessa jornada, já entregou diversas evoluções para melhorar cada vez mais e oferecer soluções únicas para seus clientes. Em um só lugar, você encontra soluções para:

Também já fechou parcerias com empresas renomadas no mercado nacional e internacional, como Sebrae e Google

Além disso, oferece atendimento por diversos canais e treinamento online com especialistas nas soluções Consumer. Tudo isso para ajudar restaurantes a terem sucesso!

Você também pode começar o seu relacionamento com a Consumer, usando na prática durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente Grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.