Embora muitas vezes negligenciada, a escolha da melhor embalagem para Delivery é muito importante para os restaurantes.
Você pode até pensar “ah, mas o cliente não vai comer a embalagem e sim o que está nela, então ela não é nada importante”. Mas essa não é uma verdade absoluta.
A verdade é que o sabor do seu produto pode até ser impecável, mas se ele não estiver com a temperatura adequada e com uma boa aparência, não irá agradar seus clientes.
E o que garante a temperatura ideal e a boa aparência é justamente a embalagem!
Portanto, é preciso levar em consideração alguns fatores na hora de escolher a melhor embalagem para o seu Delivery.
Então, para facilitar a sua vida e poupar o seu tempo, reunimos algumas dicas que podem ser muito úteis para ajudar você com essa decisão.
Continue lendo e descubra qual a melhor embalagem para suas entregas!
6 Fatores Importantes na Hora de Escolher a Melhor Embalagem para Delivery
Como já foi dito, a embalagem é um item essencial e de extrema importância para o Delivery. Principalmente, para o Delivery de comida.
Isso porque elas são responsáveis por manter a segurança do alimento durante o transporte e pela boa apresentação ao cliente.
Como se já não fosse o bastante, a embalagem também pode ser usada como um canal para divulgar o seu Delivery.
Em alguns casos, só de olhar a embalagem, o cliente já reconhece a marca do seu restaurante.
Aliás, alguns consumidores escolhem comprar também por causa da embalagem. Já que algumas opções é possível até a reutilização. Nesse caso, funcionam até como um brinde ou branding da sua marca.
Portanto, a embalagem realmente tem um grande impacto para o Delivery.
Por isso, confira 6 fatores que se deve considerar para escolher a melhor embalagem para o seu Delivery:
1. Material
Existem diversos tipos de materiais para embalagens:
- Alumínio
- Plástico
- Papelão
- Papel laminado
- Isopor
- Ecológicas
Para saber qual o melhor material, primeiro você precisa analisar o tipo de alimento que irá trabalhar no Delivery. Pois cada tipo de alimento vai exigir um material diferente.
Por exemplo, se o alimento é quente, gelado, natural, sólido, líquido: tudo isso influencia na escolha da embalagem.
Assim, você deve pesquisar e optar pelo material que melhor conserva as características do alimento com o qual seu Delivery trabalha.
2. Proteção
A proteção é um dos aspectos mais importantes de uma embalagem. Afinal, é isto que garante a segurança do alimento durante o transporte.
Se a embalagem não tiver uma boa vedação e não for resistente, o alimento pode murchar, vazar e revirar, chegando ao cliente com uma aparência desagradável.
Assim, as chances de conquistar a satisfação dos clientes serão bem menores. Afinal, nenhum cliente vai ficar feliz em receber seu pedido deformado.
Além disso, eles podem fazer avaliações negativas do seu Delivery, o que vai prejudicar a sua reputação.
3. Formato
Como saber qual o melhor formato para a sua embalagem? Simples: o tipo de alimento que vende no seu Delivery vai determinar o formato da embalagem que você precisa.
O formato pode ser:
- Redondo
- Quadrado
- Triangular
- Cone
- Sacolas
Além disso, você também pode inovar criando um formato exclusivo para o seu Delivery. Por exemplo, a caixa box para delivery foi uma grande inovação que fez muito sucesso e hoje é utilizada por vários restaurantes.
Mas não se esqueça de que a embalagem também precisa oferecer praticidade no transporte!
4. Tamanhos
Nem grande demais, nem pequena demais: na medida certa. O tamanho da embalagem deve ser adequado ao tamanho do seu produto.
Isso porque uma embalagem com tamanho desproporcional pode causar uma má impressão e comprometer a segurança no percurso da entrega.
Se for grande demais, o alimento pode ficar sobrando e misturar; se for pequeno demais, pode não fechar ou escapar do recipiente.
Principalmente, se você vende tamanhos diferentes dos seus pratos. Nesse caso, cada prato deve ter a embalagem correspondente ao seu tamanho.
5. Personalização
Personalizar a embalagem é uma das estratégias de Marketing para restaurantes utilizados para divulgar e fortalecer a identidade de marca.
Há bons exemplos no mercado de Delivery de como é possível usar a embalagem como um canal de comunicação e vendas.
É possível inserir as redes sociais, os contatos e outras informações sobre o seu negócio. Aliás, até mesmo cupons de desconto para o cliente utilizar nas próximas compras.
Por isso, quando for escolher a melhor embalagem para o seu Delivery, prefira as que seja possível personalizar.
6. Custo-benefício
Nem sempre a embalagem mais cara é a melhor, assim como nem sempre a mais barata será a mais vantajosa.
A oferta de embalagens para Delivery hoje em dia é bem grande. Logo, é possível pesquisar e encontrar a que oferece o melhor custo-benefício para você.
Se, no momento, não puder investir na melhor embalagem, com todos os fatores que trouxemos aqui, escolha a que mais se aproxima do ideal.
Depois, no futuro, você poderá investir na embalagem dos sonhos, aquela que foi feita para o seu negócio.
Além disso, você pode fazer testes e pedir a opinião dos clientes até encontrar a embalagem perfeita para o seu Delivery.
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Uso de embalagens pode varias muito conforme o produto, mas devemos nos preocupar sempre com a sustentabilidade.
Como empresária, entendo a importância de uma embalagem bem escolhida para o sucesso do Delivery. Este artigo aborda pontos essenciais que não devem ser negligenciados. A embalagem garante a temperatura ideal, boa aparência e proteção durante o transporte, além de servir como um poderoso canal de marketing. Personalização e escolha do material correto são fundamentais para a satisfação do cliente e a reputação do restaurante.
Uma dica adicional é optar por embalagens sustentáveis. Muitos consumidores preferem empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente. Usar materiais biodegradáveis, recicláveis ou compostáveis reduz o impacto ambiental e melhora a imagem do seu negócio. Comunicando essa escolha na embalagem, você pode atrair e fidelizar clientes que valorizam práticas ecológicas, diferenciando ainda mais o seu Delivery no mercado.