Saber fotografar comida é um talento que todo(a) dono(a) de restaurante gostaria de ter, não é mesmo?
Afinal, a fotografia gastronômica tem como principal característica impactar quem a vê. Isto é, a imagem do prato torna-se atrativa aos olhos, despertando a vontade e a curiosidade de saborear o prato.
Como diz a máxima, trata-se de “comer primeiro com os olhos”.
Por isso, o diferencial de muitos restaurantes de sucesso vai além da qualidade e sabor das refeições. O segredo também está na fotografia das comidas: uma grande aliada para vender e atrair mais clientes.
Assim, o fotógrafo profissional de gastronomia tem a missão de transmitir em cada click a textura, a temperatura e a beleza do prato. Isso faz com que o cliente viaje pelo o universo da imagem, ativando a sua imaginação.
Mas sabemos que nem sempre há orçamento para investir em fotógrafo profissional. Então, será possível tirar fotos bonitas dos pratos sem ser um profissional e apenas com um celular?
Para mostrar que sim, reunimos 11 truques para fotografar comida usando o celular e tirar fotos incríveis dos pratos e bebidas do seu restaurante!
11 Truques Para Fotografar Comida de Restaurantes com o Celular
Segundo pesquisa feita pela Hubspot, um post em rede social com imagem tem 50% a mais de curtidas e 104% a mais de clicks.
Isso porque conteúdos visuais, como as fotos, captam a atenção dos usuários e influenciam os clientes na decisão de compra. “Uma imagem pode dizer mais do que mil palavras”
Mas, além de deixar sites e redes sociais mais bonitas, fotografar a comida do seu restaurante ajuda a tornar o seu cardápio vendedor.
Afinal, a foto faz com que o cliente visualize o prato e tenha uma ideia de como ele é, influenciando na escolha do pedido.
Portanto, fotografar a comida do seu restaurante resultará em maior visibilidade do negócio, aumentando o número de clientes.
Confira agora os 11 truques para restaurantes fotografarem comida com o celular e ter ótimas fotos para publicar nas redes sociais e no cardápio online!
1. Comece limpando as Lentes
Antes de colocar a mão na massa, comece limpando as lentes do seu celular. Pode parecer que não, mas fazer isso garante fotos mais bonitas e, principalmente, nítidas.
O primeiro grande erro ao fotografar a comida do restaurante é deixar as lentes do celular sujas. Isso faz com que as fotos fiquem embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça na frente.
Use um pano com álcool para higienizar e você verá como faz muita diferença tirar fotos com lentes limpas!
2. Escolha uma iluminação adequada
A escolha da iluminação é essencial para tirar boas fotos dos pratos e bebidas em restaurantes com o celular.
Entretanto, muito cuidado ao fazer essa escolha porque uma luz inadequada pode estragar a foto. Por exemplo, nunca use o flash do celular para iluminar as fotos.
Isso porque o flash do celular é uma luz artificial que cria uma luz dura e desvaloriza a comida além de, na maioria das vezes, “estourar” a imagem.
Isso quer dizer que a superexposição à luz deixa a foto muito clara e perde-se os detalhes, como as cores e os contornos.
Por outro lado, a iluminação natural do sol é a mais indicada para fotografar, pois ela é uma luz suave que valoriza as características dos alimentos.
Então, aproveite para abrir janelas para a luz do sol iluminar o ambiente.
Caso não seja possível, posicione as luzes sempre ao lado ou por trás do prato, nunca na frente, pois o resultado não é favorável.
3. Monte um Cenário
O cenário faz com que a foto seja mais do que uma simples imagem e sim mais um meio para o seu restaurante se comunicar com os clientes.
Montando um cenário para fotografar a comida, você pode contar uma história, transmitir a identidade do seu restaurante e chamar mais a atenção para os detalhes.
Assim, busque usar elementos para compor o cenário da sua foto. E não precisa ser nada demais, elementos simples ou da própria receita podem ajudar, por exemplo:
- Toalhas de mesa
- Ingredientes da receita
- Utensílios
- Louças
- Flores
- Molhos
Tudo isso deixará a foto dos seus pratos e bebidas ainda mais interessante aos olhos dos clientes.
Mas não se esqueça de seguir o estilo do seu restaurante nas fotos para que elas não passem uma mensagem diferente da que construiu para o seu negócio.
4. Capriche na Composição do Prato
Além do cenário, a composição do prato também é um ótimo truque para tirar ótimas fotos de comida com o celular.
Assim, procure caprichar em cada detalhe das comidas que compõem o prato, em como apresentá-las de uma maneira apetitosa aos olhos.
Não à toa, os próprios clientes fotografam a comida para postar em suas redes sociais quando a apresentação do prato chama sua atenção.
Crie um contraste entre as cores do alimento e os itens que compõem a mesa como o prato, sousplat e toalhas.
Outra dica de ouro é pincelar óleo ou água nas frutas e vegetais, assim elas irão ter uma aparência mais fresca nas fotos, como se tivessem acabado de serem colhidos.
5. Atente-se ao Enquadramento
Enquadrar a foto talvez seja uma das maiores dificuldades na hora de fotografar comida para quem não é fotógrafo(a) profissional.
Mas é possível conseguir bons resultados com os truques que vamos revelar para você aqui. Por isso, guarde-os bem para usar nas próximas fotos que for tirar!
Primeiro, os melhores ângulos para fotografar comida são:
- Superior, principalmente para saladas, caldos, pizzas e similares;
- Laterais, especialmente para comidas que têm camadas e texturas, como hambúrgueres e bolos.
Além disso, alguns smartphones têm um recurso que ajuda no enquadramento dos objetos na foto: as grades de alinhamento.
O enquadramento é responsável por posicionar os objetos e o cenário na imagem para obter o resultado que se espera.
Por exemplo, se quiser centralizar o prato na foto, as grades de alinhamento é o recurso certo para isso. Portanto, verifique se o seu celular tem o recurso e ative-o antes de tirar as fotos.
6. O Zoom está proibido
Isso mesmo! É proibido utilizar o zoom do celular para fotografar comidas.
Isso porque o zoom diminui a qualidade da foto, além de aumentar as chances da imagem ficar tremida e desfocada.
Em vez disso, prefira aproximar a câmera do objeto, assim terá o resultado que espera, mas com maior qualidade.
Entretanto, cuidado para não aproximar tanto ao ponto de distorcer o seu prato e não ser possível identificar ingredientes e o seu tamanho.
7. Foco!
O foco é outra funcionalidade que a maioria dos smartphones já vêm disponível na câmera. Com ele, você consegue fotos mais nítidas, sem ficar tremidas.
Essa é uma funcionalidade que você deve deixar ativa no celular sempre que fotografar seus pratos!
Além disso, alguns celulares também contam com o foco seletivo. Com essa opção, é possível obter aquele efeito de desfoque no fundo da imagem e ênfase no objeto central.
Assim, você terá fotos profissionais dos seus pratos usando apenas o celular.
8. Agilidade
Ao fotografar comida, é preciso ser ágil, pois as formas e cores dos alimentos podem alterar-se com o passar do tempo.
Mas também não é necessário tirar a foto assim que o prato ficar pronto, principalmente se for um prato quente. Afinal, a fumaça em excesso também pode atrapalhar a qualidade da imagem.
Por isso, o ideal é esperar a comida esfriar um pouco após finalizar o prato, mas fazer o clique quando o alimento ainda estiver fresco.
Assim, o clique será capaz de captar cores e texturas mais vivas e atraentes aos olhos.
9. Busque inspirações
Está sem ideias ou criatividade para fotografar seus pratos? Busque inspirações para te ajudar a encontrar!
Afinal, até mesmo os fotógrafos profissionais pesquisam inspirações para fazer os seus cliques, pois não é fácil ser criativo sempre.
Google, Pinterest e Instagram, por exemplo, são ótimos lugares para encontrar inspirações de fotografia gastronômica.
Vale conferir também as fotos dos pratos dos restaurantes que são referência e inspiração para você e o seu negócio.
10. Aplicativos de fotos
Hoje em dia, existem vários aplicativos para fotografar comida e eles podem ajudar você a tirar fotos incríveis e praticamente profissionais com o celular.
Dentre algumas opções disponíveis, estão:
- VSCO
- Snapseed
- Foodie
- Adobe Lightroom
Aliás, todos esses aplicativos são gratuitos ou contam com uma versão gratuita!
11. Tente Outra Vez
Não gostou das fotos que tirou na primeira vez? Tenha calma e continue tentando. Pode ser que você tenha alguma dificuldade no começo, mas a prática leva à perfeição.
Além disso, quando for fotografar, tire várias fotos iguais para ter mais chances de que pelo menos uma delas fique boa.
Com o tempo, você verá que ficará cada vez mais fácil fazer ótimas fotografias dos pratos do seu restaurante apenas com o seu celular.
Crie seu Cardápio Online Gratuito no MenuDino e Coloque as Fotos dos Seus Pratos
Além de publicar as fotos que tirar dos seus pratos nas redes sociais, que tal aproveitá-las também para inseri-las em um cardápio online?
No MenuDino, você pode criar um cardápio online gratuito junto com um site grátis, com o qual terá a opção de receber pedidos pelo WhatsApp.
Assim, seus clientes poderão acessar seu cardápio a qualquer momento do notebook, tablet ou celular com maior praticidade.
Muito bom demais