Hoje em dia, o SMS Marketing é um dos vários tipos de tecnologias que podem ser usadas como estratégia de vendas.
Embora tenha sido um dos primeiros meios de comunicação digital por celular a ser desenvolvido, o SMS não caiu em desuso.
Especialmente no marketing.
Por sua praticidade e seu baixo custo, o SMS é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para gerar vendas. Principalmente quando falamos em negócios do setor de food service.
Assim como grandes e pequenos restaurantes vêm adotando essa estratégia e alcançando ótimos resultados. Até mesmo marketplaces, como o iFood, se renderam ao marketing de mensagens de texto para celular.
Se você quer saber por que usar e como atrair clientes para o seu restaurantes com envio de SMS Marketing, não pare de ler este artigo!
Nós vamos te mostrar como essa estratégia pode ajudar o seu restaurante a gerar mais vendas de um jeito bem simples.
Boa leitura!
Mas Afinal, o Que é o SMS?
SMS é a sigla para Short Message Service, numa tradução livre para o português significa: Serviço de Mensagens Curtas, sendo esse serviço idealizado em 1984.
Porém, a primeira mensagem enviada por SMS aconteceu apenas em 1992 e a mensagem foi “Merry Christmas”. E ela foi enviada de um computador para um celular.
O responsável por essa invenção foi Neil Papworth, um engenheiro que trabalhava para a Vodafone, mas a grande popularização do SMS só aconteceu a partir de 2007.
De lá para cá, esse meio de comunicação digital continua sendo usado para diversos meios e fins, inclusive para vender!
O que é SMS Marketing?
O SMS Marketing é uma estratégia do marketing digital que consiste no envio em massa de mensagens de texto curtas para celulares via SMS, e o objetivo das mensagens podem ser vários.
Alguns deles são:
- Anunciar oportunidades;
- Comunicar mudanças;
- Informar sobre atualizações;
- Enviar alertas ou recados;
- Fazer pesquisas de mercado
- Mandar mensagens de aniversário ou de feriados;
- E muito mais.
Mas, hoje, usar o SMS para enviar mensagens com cupons de desconto e ofertas para os clientes têm gerado os melhores resultados!
Especialmente, no setor da alimentação, a taxa de conversão de vendas usando essa estratégia é muito alta!
Como Funciona o SMS Marketing?
Para fazer o envio de mensagens de textos curtas por SMS, é preciso uma Plataforma de SMS Marketing, ela envia para todos os números informados e calcula a taxa de abertura automaticamente.
Ao se cadastrar na plataforma, você redige a mensagem e insere um banco de dados com os números dos celulares que receberão as mensagens.
Quanto Custa Fazer SMS Marketing?
Numa média geral, cada SMS custa em torno de R$0,10.
Mas existem pacotes fechados com certa quantidade de SMS por determinado valor, e isso vai depender da plataforma que você escolher para usar.
Ainda assim, o investimento acaba sendo simbólico tendo em vista os ótimos resultados que traz.
A Iagente é uma plataforma renomada de envio de SMS Marketing e tem parceria com o Consumer.
Mais à frente, iremos explicar como fazer uma campanha de SMS Marketing por meio da integração da Iagente com o Consumer.
Por agora, vamos falar um pouco sobre como fazer e organizar o marketing para seu restaurante.
Como Fazer Marketing para Restaurantes?
Para fazer um marketing para restaurante, é preciso pensar em um conjunto de estratégias e ações que devem ser tomadas em cada etapa para promover o restaurante.
Então, para realizar essas ações é preciso usar canais de comunicação, e quanto mais deles, melhor!
Alguns desses canais sendo:
- Redes Sociais
- E-mail Marketing
- SMS Marketing
- Eventos; entre outros.
Defina seu Objetivo
Em primeiro lugar, para começar a criar sua publicidade é importante conhecer o seu público, entender seus frequentadores e criar estratégias para atrair ainda mais clientes que tem o perfil de seu restaurante.
Analise a Concorrência
Em seguida, é a hora de analisar a concorrência, principalmente seus preços e marketing para poder pensar em uma maneira de se destacar em suas publicidades.
Estabeleça os Objetivos da Ação de Marketing
Agora, é o momento de estabelecer os objetivos que esse marketing terá, aumentar clientela, anunciar delivery, promoções, entre outros.
Então, com tudo decidido, é hora de montar e publicar o marketing de seu restaurante!
Acompanhe o Progresso do Marketing
Com a publicidade pronta e enviada pelos meios de comunicação escolhidos é a hora de monitorar sua efetividade, lembrando que quanto mais deles forem usados, melhor será o resultado.
Portanto, manter esse acompanhamento será importante para verificar se os recursos sendo utilizados e estão sendo aproveitados e estão trazendo resultados.
Recursos de Marketing
Para fazer o marketing de restaurantes existem vários recursos que podem ser utilizados para construir sua publicidade que será enviada por SMS Marketing.
Site Próprio
Ter um site próprio já é um grande passo para qualquer negócio, então enviar uma mensagem com o link para seu site diretamente ao cliente já vai chamar a atenção.
Principalmente porque já irá poupar o leitor de procurar pelo site, ou então já ir direto ao produto que está em promoção.
Redes Sociais
Criar um perfil em redes sociais para seu restaurante é essencial nos dias de hoje, principalmente porque a maior parte das pessoas estão em alguma rede social.
Ou seja, estar onde o público está, é importante para o marketing de seu restaurante!
Por que Usar o SMS Marketing?
Hoje em dia, as pessoas passam, praticamente, 24h por dia com o celular na mão, elas estão sempre atentas ao que chega no aparelho.
Segundo essa pesquisa:
- 97% das pessoas abrem as mensagens de textos que chegam via SMS em seus celulares.
- Dessas, 93% lê as mensagens em até 2 minutos após recebê-las.
Portanto, quando pensamos em outras estratégias de envio de mensagens, como, por exemplo, o e-mail Marketing ou redes sociais, nota-se uma grande diferença nas taxas.
Nos e-mails, a taxa de abertura é de 20% em média.
Isso porque, muitas vezes, o cliente recebe o e-mail, mas demora para abri-lo, ou então, a notificação do e-mail não chega em seu celular.
Dessa maneira, comparando com a estratégia de e-mail marketing, o SMS marketing se mostra bem mais eficiente.
Além disso, podemos dizer que o principal fator para esse sucesso é que o cliente não precisa ter internet e nem créditos para receber as mensagens, e o SMS chega para ele sem a necessidade de instalação de aplicativo.
Também é possível tornar a mensagem ainda mais pessoal, pois o SMS pode ser personalizado para os já clientes, e também tornar o convite mais acolhedor para o público em geral.
Portanto, o mais importante desse tipo de serviço é trazer as informações em um pequeno texto que as pessoas possam ler rapidamente.
Por isso, investir no SMS Marketing como estratégia para atrair clientes e gerar mais vendas para o seu restaurante é o caminho certo!
5 Dicas de Como Usar o SMS Marketing para Gerar Vendas em seu Restaurante
Colocar essa estratégia em prática não é difícil, pois o processo na maioria das plataformas é bem intuitivo. Você deve atentar-se a alguns fatores:
1. Escolha um Boa Plataforma
Para poder utilizar o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) é preciso escolher uma plataforma especializada no envio de mensagens via SMS em massa.
Há diversas opções no mercado, você pode fazer uma pesquisa e comparar qual a melhor para o seu negócio e qual é mais confortável para você usar.
2. Tenha uma Base de Dados com Números de Celulares
Você só poderá usar a estratégia de envio de SMS se tiver uma lista com os números de celulares do seu público alvo e clientes.
Na maioria dos casos, a exportação dos números é feita de forma manual com uma planilha de Excel. Outra forma, é por meio de landing pages, mas requer um pouco mais de trabalho.
O jeito mais fácil de conseguir esses números é por meio de um sistema de gestão que automatiza esse processo, como o Consumer.
3. Escreva uma Mensagem Atrativa
A mensagem deve ser pensada estrategicamente para convencer o cliente a realizar a ação esperada, sendo ela, a compra em seu estabelecimento.
Por isso, escolha bem as palavras chaves e personalize a mensagem para destacar aos olhos do cliente! Então, use sua criatividade, e não se esqueça de revisar o texto antes de enviá-lo!
4. Crie Campanhas de Desconto
Crie campanhas de SMS Marketing para gerar mais vendas para o seu negócio! Envie cupons de descontos exclusivos para clientes com cadastro no seu restaurante.
Eles poderão aplicá-los tanto no aplicativo de Delivery quanto no estabelecimento físico. Esse pode ser o incentivo que seus clientes estavam esperando para comprar no seu restaurante!
5. Segmente o Público-Alvo das Mensagens
Segmentar seu público fará com que sua ação seja mais bem sucedida. Com a Iagente, plataforma de SMS integrada ao Consumer, você pode segmentar os clientes por:
- Data de aniversário
- Novos clientes
- Compras feitas no último mês, entre outros.
Pronto!
Seguindo essas dicas, crie já uma campanha de SMS Marketing para gerar muitas vendas em seu restaurante, e para tornar essa estratégia ainda mais simples: escolha um sistema de gestão que facilite esse processo!
Que tal um Programa de Gestão que já vem Integrado à uma Plataforma de SMS Marketing?
O Consumer é um sistema de gestão completo e especializado na área da alimentação, focado no principal objetivo dos nossos clientes: crescer seus negócios, fechamos parceria com a Iagente e facilitamos o processo.
Então, nossos clientes podem enviar SMS marketing para os seus clientes direto do Consumer.
Para isso, basta fazer um cadastro rápido na plataforma, depois, ele exporta automaticamente o cadastro de clientes.
Você só precisa escrever uma mensagem altamente atrativa! Confira o passo a passo para configurar e enviar mensagens pelo Consumer neste manual.
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