O ticket médio define o valor médio gasto por cada cliente. É uma maneira essencial de analisar o desempenho do seu estabelecimento.
Ou seja, ele pode ser um cálculo geral, incluindo todos os produtos, ou calculado individualmente.
O ticket médio pode ser uma ótima maneira de criar estratégias de vendas.
Ainda não sabe o que é uma estratégia de venda?
Não se preocupe, a única coisa que você precisa saber é que elas podem mudar a forma com que você vende, e aumentar consideravelmente os lucros!
O Que é Ticket Médio?
O ticket médio é um cálculo feito para analisar o desempenho de um estabelecimento, ele reflete o valor, em média, que cada cliente gasta por visita.
Em um restaurante, o ticket médio é essencial, pois é o que indica:
- Se os pratos lucrativos estão saindo;
- Quais são os mais populares;
- Se as pessoas estão passando bastante tempo no estabelecimento;
- Se o cliente está satisfeito.
O ticket médio é reflexo do equilíbrio entre o lucro e o consumo do cliente. Portanto, engana-se quem acredita que para aumentar o ticket médio é preciso aumentar os preços.
Pelo contrário, quem dita o ticket médio é o cliente: ele só faz o pedido (seja ele pequeno ou grande) se sente que gosta do prato!
O segredo para um ticket médio alto está na qualidade, e em alguns truques de marketing, que vamos te ensinar a seguir.
Como Calcular o Ticket Médio?
O cálculo do Ticket Médio é bem simples e é ideal que seja feito com frequência. Pois, analisar o ticket médio é analisar o sucesso do seu restaurante.
Por isso, fazer a análise do ticket médio com frequência é importante para manter controle do seu restaurante..
Esse cálculo pode ser feito em geral, ou levando em conta apenas determinados itens do cardápio, experimente fazer, e descubra qual produto está rendendo o maior ticket médio!
O cálculo é:
Como Aumentar o Ticket Médio?
Como fica visível no cálculo, o ticket médio depende de duas coisas:
- Faturamento;
- Número de Clientes.
Aumentar esses fatores significa aumentar o ticket médio. Afinal, quando o número de clientes aumenta, também acontece isso com o faturamento.
Além disso, também é possível fazer com que os mesmos clientes de sempre gastem mais por visita sem, necessariamente, aumentar o preço dos itens do cardápio.
As estratégias de vendas são uma maneira muito efetiva de fazer isso.
O Que São Estratégias de Vendas?
Estratégias de vendas são formas de fazer propaganda e vender mais.
Elas podem ser promoções, descontos, programas de fidelidade e até a forma de embalar os produtos para delivery.
Agora, vamos mostrar 3 estratégias diferenciadas para fazer seu restaurante a vender mais e aumentar o ticket médio de seu restaurante.
3 Estratégias para Aumentar o Ticket Médio
1. Cupons de Desconto
Empreendedores inteligentes conhecem seu cliente e sabem o que é importante para ele. Apesar de parecer estranho reduzir o preço de um produto a fim de aumentar o gasto total do cliente, faz todo o sentido.
Se uma hamburgueria faz um cupom de 10% no valor de um pedido, por exemplo, o desconto será proporcional ao valor da compra.
Isso incentiva o cliente a comprar mais do que o normal, para ver o valor do desconto subir. No fim das contas, serão apenas 10% a menos do valor, e nunca vai passar disso.
Além disso, os cupons atraem clientes novos, que só esperavam uma oportunidade para pedir no restaurante ou para conhecerem o lugar.
2. Combos
Conhecendo seu ticket médio, descubra qual produto do cardápio gera maior lucro, e esse é o produto cujo ticket médio deve aumentar.
Coloque-o em combos com produtos que são os preferidos dos clientes e verá como o ticket médio individual deles pode aumentar.
3. Delivery Online
Para atrair clientes, é preciso estar próximo a eles, e manter sua marca exposta a eles. Para fazer isso, é rápido, grátis e fácil.
Com um site delivery grátis, seu restaurante recebe divulgação gratuita no Portal MenuDino.
Afinal, lá, basta que o cliente que fica pertinho de você, insira o CEP e ele verá seu logo com todo o seu cardápio, bastam alguns cliques para fazer o pedido!
É muito mais fácil ter um site delivery só seu. Clique aqui, cadastre-se e venda ainda hoje.
Um Case de Sucesso: A Lanchonete Mais Famosa do Mundo Nasceu Graças ao Cálculo do Ticket Médio
Não se pode negar que uma das maiores e mais importantes franquias do mundo é o McDonald’s.
Mas, o que a maioria não sabe, no entanto, é que houve uma época em que o McDonald’s trabalhava com um cardápio bem diferente.
Milho quente, costela ao molho barbecue, cerveja… Esses são apenas alguns dos itens do antigo cardápio da lanchonete, na época em que ela ainda era um estabelecimento drive-in.
Os drive-in eram restaurantes em que atendiam as pessoas de dentro dos seus carros, e levava os pedidos para eles.
Os clientes nunca saíam dos carros, mas os resultados eram:
- Longos tempos de espera;
- Clientes que não apreciavam a experiência do restaurante;
- Pedidos que chegavam errados aos carros.
O McDonald’s não significava nada para seus clientes, se não um lugar onde perderam horas para comer um milho cozido.
Os irmãos McDonald, então, tiveram uma ideia: ao saber o ticket médio de vendas no pátio, decidiram calculá-lo individualmente.
A maior margem de lucro sempre foi dos hambúrgueres, batatas e milk-shakes. E que sorte ao descobrirem que o maior potencial de aumento de lucros era justamente desses produtos.
Apesar de tantas opções no cardápio, os clientes sempre preferiam escolher aqueles que mais conheciam: o seu típico hambúrguer.
Sendo assim, decidiram reinventar o espaço, e depois disso o local se tornou a grande e famosa franquia de hambúrgueres que conhecemos!
Aproveite a Oportunidade para Se Superar
Superação em uma empresa é superar seus próprios números.
Com um site delivery, você pode se superar continuamente, aumentando o ticket médio do seu negócio.
Atualmente, nenhum restaurante sobrevive sem delivery, melhor ainda se for um delivery sem pagar taxas!
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