Skip to main content

Você sabe como calcular o preço de venda dos pratos que serve em seu restaurante da forma correta?

Uma boa parte de donos(as) de restaurantes acabam não dedicando tanta atenção a essa etapa e fazem isso sem nenhuma técnica ou estratégia.

Seja por falta de experiência ou mesmo de conhecimento.

Entretanto, fazer a precificação correta dos pratos é tão importante quanto a elaboração das receitas do cardápio.

Isso porque ela é importante para fechar as contas do restaurante, para obter lucro e não ter prejuízos no planejamento financeiro. Mas também é importante para manter-se competitivo no mercado.

Portanto, é preciso que você, dono(a) de restaurante, tenha em mente que o sucesso do seu negócio depende de calcular o preço de venda dos pratos corretamente.

Para ajudar você nessa tarefa, vamos mostrar como calcular o preço de venda dos seus pratos e bebidas neste artigo.

Boa leitura!

Como Calcular o Preço de Venda dos Pratos em Restaurantes?

Você já se perguntou se o preço que cobra dos pratos e bebidas do seu restaurante está correto?

Em outras palavras, se o valor dos seus produtos paga os custos e gera lucro para o seu empreendimento. Pois é, calcular o preço de venda dos pratos e bebidas é sobre isso. 

Assim, quando feito de maneira inadequada, significa que você está tendo prejuízo ou numa visão mais crítica, pagando para trabalhar.

Então, para não errar mais, preste atenção nos próximos tópicos. Eles serão essenciais para ajudar você a definir o preço de venda dos seus pratos e bebidas!

Valor de custo dos ingredientes

O primeiro passo para calcular o preço de venda é saber o valor de custo de todos os  ingredientes que usa para preparar o prato.

Para isso, é necessário fazer a ficha técnica de todas as receitas, informando minuciosamente a quantidade e medidas de cada insumo e ingrediente.

Uma forma fácil de fazer isso é utilizando o Consumer. Pois, no Consumer, você pode criar uma ficha técnica completa e o próprio sistema irá informar o preço de custo do produto.

Além disso, esse recurso é integrado ao controle de estoque, ajudando a manter a gestão de estoque em dia.

Você sabe como calcular o preço de venda correto dos seus produtos?

Custos Fixos

Com o valor de custo de cada produto em mãos, o próximo passo é calcular os custos fixos do seu restaurante.

Talvez aqui seja o ponto no qual a maior parte de donos(as) de restaurantes acabam cometendo deslizes na hora de formular o preço de venda.

Isso porque eles acreditam que não precisam incluir os custos fixos no cálculo ou mesmo não sabem que precisam fazer isso.

Entretanto, tais custos são de extrema importância. Afinal, são custos que não costumam variar muito e se mantêm independente das vendas reduzirem ou aumentarem no decorrer do mês.

Algumas das contas que você deve considerar nos custos fixos são:

Custos variáveis

Por outro lado, os custos variáveis também devem entrar no cálculo que vai ajudar a definir o preço de venda de forma adequada.

Esses custos inclui as despesas indiretas que o seu restaurante tem ao longo do mês, como por exemplo:

  • Fornecedores
  • Comissão sobre vendas
  • Taxa de cartão de crédito
  • Embalagens
  • Manutenção predial
  • Impostos

Para auxiliar no controle tanto dos custos fixos quanto os variáveis, o Consumer conta com o recurso de relatórios financeiros.

Esses relatórios permitem que você tenha o controle das contas a pagar e das contas pagas. Assim, poderá calcular de forma mais prática e simples os custos fixos e variáveis periódicos do seu restaurante.

O Consumer ajuda a calcular os custos fixos e variáveis do seu restaurante.

Margem de Lucro

Agora, você deve definir a margem de lucro que pretende ter ou, em outras palavras, o lucro que vai gerar para o restaurante.

Essa margem é essencial para o crescimento do negócio, pois é ela que vai possibilitar investimentos em melhorias.

Entretanto, muito cuidado quando for estabelecer a margem de lucro dos seus produtos!

Para isso, leve em consideração, principalmente, o perfil do seu público alvo e os valores praticados no mercado e na concorrência.

Afinal, a margem de lucro deve estar de acordo com a média: nem muito alto para não espantar clientes, nem muito baixo a ponto de ser prejudicial para o seu negócio.

Cálculo Markup

Por fim, é hora de juntar todas as variantes  anteriores e realizar o Markup – o método mais utilizado para definir o preço de venda. 

O Markup consiste em uma fórmula para calcular o preço de venda da maneira certa. Para definir o Markup você deve fazer a seguinte conta:

Markup = Valor de venda / [(Despesas fixas + Despesas variáveis + Margem de lucro) – Valor de venda]

Então, vamos calcular o Markup de um restaurante para exemplificar. Considere:

  • Valor de venda como 100%
  • Despesas fixas: R$200
  • Despesas variáveis: R$250
  • Margem de lucro: R$ 190

Substitua os valores na fórmula:

Markup = 100/ [(200+250+190) -100] 
Markup = 100/[640-100]
Markup = 100/540 
Markup = 0,185

 

Agora, para ter o valor real do Markup, você deve andar uma casa decimal à direita, que ficará: Markup = 1,85.

Para chegar ao preço final de venda, multiplique a porcentagem do Markup pelo valor de custo do produto que deseja precificar. 

Por exemplo, após fazer a ficha técnica com o Consumer, você descobriu que o preço de custo de um hambúrguer é R$13,00. Para saber por quanto vendê-lo, você deve fazer o seguinte cálculo:

 

Preço de venda = Preço de custo x Markup
Preço de venda = 13 x 1,85
Preço de venda = R$24,05

 

Pronto, agora você sabe que o valor correto para colocar em seu hambúrguer é de R$24,05, pois considera todos os custos do seu restaurante e a margem de lucro.

Assim, não terá mais problemas em calcular o preço de venda dos produtos do seu cardápio! 

Consumer: O Sistema que Ajuda em Todos os Detalhes

O Consumer é o sistema de gestão em mais de 30 mil restaurantes espalhados pelo Brasil!

Tal sucesso está diretamente relacionado aos benefícios e facilidades que o Consumer oferece para a gestão de donos(as) de restaurantes.

Afinal, é um sistema 100% focado no setor de bares e restaurantes, desenvolvendo recursos e soluções para suas necessidades reais.

Você pode conhecer tudo isso na prática e sem nenhum compromisso começando hoje mesmo o teste gratuito de 15 dias.

Essa é a oportunidade para você alavancar o seu restaurante e se destacar da concorrência.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.