As festas de fim de ano estão se aproximando e com elas muitas oportunidades para aumentar o faturamento dos restaurantes!
O Natal e o Ano Novo são uma das datas que mais movimentam o mercado de food service. O clima e as celebrações de fim de ano levam milhares de pessoas a buscar restaurantes para confraternizar.
Portanto, é preciso estar pronto para atender o aumento da demanda e oferecer aquilo que os consumidores buscam para celebrar.
Pensando nisso, reunimos 7 dicas para você preparar seu restaurante para vender muito nas festas de fim de ano! Boa leitura!
7 Dicas para Restaurantes Venderem nas Festas de Fim Ano
Confira as 7 dicas para estar pronto para vender mais durante as celebrações de Natal e Ano em 2013!
1. Decoração de Fim de Ano
As decorações de fim de ano são uma peça chave para a preparação do seu restaurante para receber os clientes.
Isso porque elas são importantes para criar o clima e a ambientação das celebrações ideais para as festas.
Por exemplo, as cores verde, vermelha, branca, dourada e prata são essenciais para as festas natalinas. Além disso, há alguns objetos de decoração que também são quase obrigatórios:
- Árvore de Natal
- Papai Noel
- Guirlanda
- Sinos, etc
O Ano Novo, por sua vez, tem as cores prata, dourada e branca como principais e maior flexibilidade para os objetos de decoração. Use o bom gosto e criatividade para decorar seu restaurante!
2. Cardápio Especial de Fim de Ano
Um cardápio especial para festas de fim de ano também será um atrativo para clientes que buscam restaurantes para celebrar.
Afinal, muitos clientes preferem sair para comer fora ou pedir por Delivery do que preparar as próprias ceias.
Uma boa dica é pesquisar as bebidas e comidas típicas do Natal, assim como comidas e bebidas típicas do Ano Novo.
A partir disso, você pode selecionar pratos e bebidas para criar um cardápio especial para cada celebração.
3. Treinamento da Equipe
Tanto no Natal quanto no Ano Novo, a tendência é que a demanda e o movimento de clientes aumentem nos restaurantes.
Portanto, é preciso se preparar para continuar a oferecer a melhor experiência em atendimento aos seus clientes – ainda que o volume de clientes seja maior do que o normal.
Treinar a sua equipe para oferecer um atendimento de excelência será fundamental para conquistar a satisfação dos clientes.
Mas investir em soluções para otimizar o trabalho da equipe ajudará o atendimento a ser ainda mais eficiente.
É o caso da Comanda Mobile, uma solução da Consumer para atender os clientes por mesa. Com ela, sua equipe pode atender mais clientes em menos tempo porque:
- Diminui o risco de erros no atendimento
- O garçom não precisa se deslocar até a cozinha para enviar o pedido. Com a comanda mobile, o pedido vai direto para a impressora ou painel de pedidos.
- A agilidade do atendimento aumenta com a automação
Além dessa, a Consumer tem muitas outras soluções para potencializar o atendimento do seu restaurante!
4. Controle de Estoque
Com o aumento do volume de clientes durante as festas de fim de ano, é necessário ter atenção com o controle de estoque.
Afinal, você não quer correr o risco de faltar estoque de produtos em um dia de casa cheia, não é mesmo?!
Por isso, o planejamento e o controle de estoque devem ser feitos com antecedência, levando em consideração essa possibilidade. Mas também é preciso cuidado para não ter excesso de estoque.
Assim, contar com um sistema de gestão com controle de estoque, como o Consumer, irá facilitar esse processo em seu restaurante!
5. Cupons de Desconto
Oferecer cupons de desconto durante as celebrações de Fim de Ano é uma boa estratégia para atrair novos clientes para o seu restaurante.
Isso poderá ser um diferencial na hora do cliente escolher o seu restaurante para celebrar as festas em vez dos concorrentes.
Entretanto, seja cauteloso para não prejudicar a saúde financeira do seu negócio. Antes de criar seus cupons, analise se é viável e vantajoso para você.
No Consumer, você pode criar, personalizar e mensurar os resultados da sua estratégia com cupons de desconto. Além de criar sua base de dados para futuras campanhas.
6. Divulgação
Para obter bons resultados em vendas com as festas de fim de ano, é essencial investir na divulgação do seu restaurante. Assim, você poderá comunicar aos clientes sobre:
- Horários de funcionamento
- Cardápio especial
- Promoções e cupons de desconto
- Programação de música ao vivo
Além disso, também é interessante apostar em produzir conteúdo temático de Natal e Ano Novo para criar um relacionamento digital!
7. Delivery
Se você quer aumentar ainda mais o seu faturamento durante as festas de fim de ano, então o Delivery pode ajudar com isso.
Com o Delivery, seu restaurante ganha mais um canal de vendas, assim pode atender a um maior volume de clientes.
Você já sabe que as celebrações de fim de ano aumentam a quantidade de clientes, então não perca chances de vender mais!
A Consumer oferece um site Delivery grátis para receber até 200 pedidos mensais integrados ao WhatsApp e sem taxas.
Para saber como criar o site delivery do seu restaurante, confira o passo a passo neste artigo.
As Melhores Soluções para Restaurante estão na Consumer
Com mais de 13 anos de experiência no mercado, a Consumer é especialista em criar soluções para restaurantes.
Por isso, aqui você encontra os melhores recursos e soluções para otimizar e potencializar seus processos de gestão e operacional.
A Consumer oferece 15 dias para você conhecer o sistema na prática em seu restaurante. Que tal agarrar essa oportunidade e já se preparar para vender nas festas de fim de ano?