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Hoje em dia, o SMS Marketing é um dos vários tipos de tecnologias que podem ser usadas como estratégia de vendas.

Embora tenha sido um dos primeiros meios de comunicação digital por celular a ser desenvolvido, o SMS não caiu em desuso.

Especialmente no marketing.

Por sua praticidade e seu baixo custo, o SMS é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para gerar vendas. Principalmente quando falamos em negócios do setor de food service.

Assim como grandes e pequenos restaurantes vêm adotando essa estratégia e alcançando ótimos resultados. Até mesmo marketplaces, como o iFood, se renderam ao marketing de mensagens de texto para celular.

Se você quer saber por que usar e como atrair clientes para o seu restaurantes com envio de SMS Marketing, não pare de ler este artigo!

Nós vamos te mostrar como essa estratégia pode ajudar o seu restaurante a gerar mais vendas de um jeito bem simples.

Boa leitura!

Mas Afinal, o Que é o SMS?

SMS é a sigla para Short Message Service, numa tradução livre para o português significa: Serviço de Mensagens Curtas, sendo esse serviço idealizado em 1984.

Porém, a primeira mensagem enviada por SMS aconteceu apenas em 1992 e a mensagem foi “Merry Christmas”. E ela foi enviada de um computador para um celular.

O responsável por essa invenção foi Neil Papworth, um engenheiro que trabalhava para a Vodafone, mas a grande popularização do SMS só aconteceu a partir de 2007.

De lá para cá, esse meio de comunicação digital continua sendo usado para diversos meios e fins, inclusive para vender!

O que é SMS Marketing?

O SMS Marketing é uma estratégia do marketing digital que consiste no envio em massa de mensagens de texto curtas para celulares via SMS, e o objetivo das mensagens podem ser vários.

Alguns deles são:

  • Anunciar oportunidades;
  • Comunicar mudanças;
  • Informar sobre atualizações;
  • Enviar alertas ou recados;
  • Fazer pesquisas de mercado
  • Mandar mensagens de aniversário ou de feriados;
  • E muito mais.

Mas, hoje, usar o SMS para enviar mensagens com cupons de desconto e ofertas para os clientes têm gerado os melhores resultados!

Especialmente, no setor da alimentação, a taxa de conversão de vendas usando essa estratégia é muito alta!

Como Funciona o SMS Marketing?

Para fazer o envio de mensagens de textos curtas por SMS, é preciso uma Plataforma de SMS Marketing, ela envia para todos os números informados e calcula a taxa de abertura automaticamente.

Ao se cadastrar na plataforma, você redige a mensagem e insere um banco de dados com os números dos celulares que receberão as mensagens.

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A tática de enviar mensagens de texto de texto curtas para celulares via SMS é conhecida como SMS Marketing

Quanto Custa Fazer SMS Marketing?

Numa média geral, cada SMS custa em torno de R$0,10.

Mas existem pacotes fechados com certa quantidade de SMS por determinado valor, e isso vai depender da plataforma que você escolher para usar.

Ainda assim, o investimento acaba sendo simbólico tendo em vista os ótimos resultados que traz.

A Iagente é uma plataforma renomada de envio de SMS Marketing e tem parceria com o Consumer.

Mais à frente, iremos explicar como fazer uma campanha de SMS Marketing por meio da integração da Iagente com o Consumer.

Por agora, vamos falar um pouco sobre como fazer e organizar o marketing para seu restaurante.

Como Fazer Marketing para Restaurantes?

Para fazer um marketing para restaurante, é preciso pensar em um conjunto de estratégias e ações que devem ser tomadas em cada etapa para promover o restaurante.

Então, para realizar essas ações é preciso usar canais de comunicação, e quanto mais deles, melhor!

Alguns desses canais sendo:

  • Redes Sociais
  • E-mail Marketing
  • SMS Marketing
  • Eventos; entre outros.

Defina seu Objetivo

Em primeiro lugar, para começar a criar sua publicidade é importante conhecer o seu público, entender seus frequentadores e criar estratégias para atrair ainda mais clientes que tem o perfil de seu restaurante.

Analise a Concorrência

Em seguida, é a hora de analisar a concorrência, principalmente seus preços e marketing para poder pensar em uma maneira de se destacar em suas publicidades.

Estabeleça os Objetivos da Ação de Marketing

Agora, é o momento de estabelecer os objetivos que esse marketing terá, aumentar clientela, anunciar delivery, promoções, entre outros.

Então, com tudo decidido, é hora de montar e publicar o marketing de seu restaurante!

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O Consumer e Iagente oferecem o melhor serviço de SMS Marketing para restaurantes

Acompanhe o Progresso do Marketing

Com a publicidade pronta e enviada pelos meios de comunicação escolhidos é a hora de monitorar sua efetividade, lembrando que quanto mais deles forem usados, melhor será o resultado.

Portanto, manter esse acompanhamento será importante para verificar se os recursos sendo utilizados e estão sendo aproveitados e estão trazendo resultados.

Recursos de Marketing

Para fazer o marketing de restaurantes existem vários recursos que podem ser utilizados para construir sua publicidade que será enviada por SMS Marketing.

Site Próprio

Ter um site próprio já é um grande passo para qualquer negócio, então enviar uma mensagem com o link para seu site diretamente ao cliente já vai chamar a atenção.

Principalmente porque já irá poupar o leitor de procurar pelo site, ou então já ir direto ao produto que está em promoção.

Redes Sociais

Criar um perfil em redes sociais para seu restaurante é essencial nos dias de hoje, principalmente porque a maior parte das pessoas estão em alguma rede social.

Ou seja, estar onde o público está, é importante para o marketing de seu restaurante!

Por que Usar o SMS Marketing?

Hoje em dia, as pessoas passam, praticamente, 24h por dia com o celular na mão, elas estão sempre atentas ao que chega no aparelho.

Segundo essa pesquisa:

  • 97% das pessoas abrem as mensagens de textos que chegam via SMS em seus celulares.
  • Dessas, 93% lê as mensagens em até 2 minutos após recebê-las.

Portanto, quando pensamos em outras estratégias de envio de mensagens, como, por exemplo, o e-mail Marketing ou redes sociais, nota-se uma grande diferença nas taxas.

Nos e-mails, a taxa de abertura é de 20% em média.

Isso porque, muitas vezes, o cliente recebe o e-mail, mas demora para abri-lo, ou então, a notificação do e-mail não chega em seu celular.

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O SMS Marketing é uma estratégia eficiente para gerar vendas no seu restaurante

Dessa maneira, comparando com a estratégia de e-mail marketing, o SMS marketing se mostra bem mais eficiente.

Além disso, podemos dizer que o principal fator para esse sucesso é que o cliente não precisa ter internet e nem créditos para receber as mensagens, e o SMS chega para ele sem a necessidade de instalação de aplicativo.

Também é possível tornar a mensagem ainda mais pessoal, pois o SMS pode ser personalizado para os já clientes, e também tornar o convite mais acolhedor para o público em geral.

Portanto, o mais importante desse tipo de serviço é trazer as informações em um pequeno texto que as pessoas possam ler rapidamente.

Por isso, investir  no SMS Marketing como estratégia para atrair clientes e gerar mais vendas para o seu restaurante é o caminho certo!

5 Dicas de Como Usar o SMS Marketing para Gerar Vendas em seu Restaurante

Colocar essa estratégia em prática não é difícil, pois o processo na maioria das plataformas é bem intuitivo. Você deve atentar-se a alguns fatores:

1. Escolha um Boa Plataforma

Para poder utilizar o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) é preciso escolher uma plataforma especializada no envio de mensagens via SMS em massa.

Há diversas opções no mercado, você pode fazer uma pesquisa e comparar qual a melhor para o seu negócio e qual é mais confortável para você usar.

2. Tenha uma Base de Dados com Números de Celulares

Você só poderá usar a estratégia de envio de SMS se tiver uma lista com os números de celulares do seu público alvo e clientes.

Na maioria dos casos, a exportação dos números é feita de forma manual com uma planilha de Excel. Outra forma, é por meio de landing pages, mas requer um pouco mais de trabalho.

O jeito mais fácil de conseguir esses números é por meio de um sistema de gestão que automatiza esse processo, como o Consumer.

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Com o Consumer é fácil enviar mensagens de texto vendedora para seus clientes

3. Escreva uma Mensagem Atrativa

A mensagem deve ser pensada estrategicamente para convencer o cliente a realizar a ação esperada, sendo ela, a compra em seu estabelecimento.

Por isso, escolha bem as palavras chaves e personalize a mensagem para destacar aos olhos do cliente! Então, use sua criatividade, e não se esqueça de revisar o texto antes de enviá-lo!

4. Crie Campanhas de Desconto

Crie campanhas de SMS Marketing para gerar mais vendas para o seu negócio! Envie cupons de descontos exclusivos para clientes com cadastro no seu restaurante.

Eles poderão aplicá-los tanto no aplicativo de Delivery quanto no estabelecimento físico. Esse pode ser o incentivo que seus clientes estavam esperando para comprar no seu restaurante!

5. Segmente o Público-Alvo das Mensagens

Segmentar seu público fará com que sua ação seja mais bem sucedida. Com a Iagente, plataforma de SMS integrada ao Consumer, você pode segmentar os clientes por:

  • Data de aniversário
  • Novos clientes
  • Compras feitas no último mês, entre outros.

Pronto!

Seguindo essas dicas, crie já uma campanha de SMS Marketing para gerar muitas vendas em seu restaurante, e para tornar essa estratégia ainda mais simples: escolha um sistema de gestão que facilite esse processo!

Que tal um Programa de Gestão que já vem Integrado à uma Plataforma de SMS Marketing?

O Consumer é um sistema de gestão completo e especializado na área da alimentação, focado no principal objetivo dos nossos clientes: crescer seus negócios, fechamos parceria com a Iagente e facilitamos o processo.

Então, nossos clientes podem enviar SMS marketing para os seus clientes direto do Consumer.

Para isso, basta fazer um cadastro rápido na plataforma, depois, ele exporta automaticamente o cadastro de clientes.

Você só precisa escrever uma mensagem altamente atrativa! Confira o passo a passo para configurar e enviar mensagens pelo Consumer neste manual.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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