Encantar os clientes é uma premissa essencial para o sucesso de um restaurante. Afinal, os clientes são um dos principais pilares para manter qualquer negócio funcionando.
Sem eles, não há vendas e sem vendas não há razão e nem meio para o seu restaurante existir. Por isso, é mais do que necessário investir em estratégias para encantá-los.
Aliás, isso se torna ainda mais importante pelo fato de que a concorrência no setor de bares e restaurantes estar cada vez mais competitiva.
Mas como encantar os clientes do seu restaurante? Neste artigo, reunimos 7 dicas que vão ajudar você com essa missão. Continue lendo para descobrir!
7 Estratégias Para Encantar os Clientes no seu Restaurante
Encantar clientes é como uma arte: é preciso conhecer bem as técnicas, mas ter um toque especial que seja só seu. Algo que faça o cliente lembrar sempre do seu restaurante.
Assim, todas as estratégias que você irá conhecer aqui são fundamentais para cativar seus clientes. Entretanto, também é importante que você crie sua marca para se tornar memorável.
Além disso, as estratégias de encantamento também ajudam a conquistar clientes fiéis ao seu restaurante. Afinal, se eles gostam da experiência, não irão trocar pela concorrência.
Descubra agora quais são as 7 estratégias para encantar seus clientes e com isso ter um restaurante de sucesso!
1. Conheça o Perfil do Seu Cliente
Tudo começa e termina pelo cliente, então é imprescindível conhecer o perfil do público que frequenta o seu restaurante.
Mas quando falamos no perfil do seu cliente, sabemos que não existe apenas um perfil, mas vários. Por isso, é importante realizar diferentes tipos de personas que se aproximem dos seus clientes.
Uma forma de encontrar esses perfis é realizando uma pesquisa de mercado com perguntas relacionadas às características da sua clientela. Por exemplo:
- Faixa etária
- Status civil
- Classe social
- Localização geográfica
- Hábitos de consumo
Assim, será muito mais fácil traçar estratégias para encantar os clientes, pois você saberá melhor o que fazer para satisfazê-los.
2. Oferecer um Ótimo Atendimento ao Cliente
É claro que o atendimento ao cliente é a principal estratégia para encantar a sua clientela. Afinal, qual cliente gosta de pagar para ser mal atendido? Nenhum, não é mesmo.
Aqui a dica é não esquecer jamais do básico, mas buscar ir além dele: supere as expectativas dos seus clientes!
Portanto, um sorriso no rosto, simpatia e prestar um bom serviço são fundamentais. Busque fazer cada cliente se sentir especial em seu restaurante e ter uma experiência
Para isso, tenha uma equipe bem treinada, assim como recursos e soluções para otimizar e melhorar a experiência do cliente.
3. Dedicar Atenção ao Ambiente e Ambientação do Restaurante
O ambiente e a ambientação do seu restaurante são dois fatores também cruciais quando se fala em encantar os clientes.
A decoração, por exemplo, faz parte do ambiente e é capaz de impressionar o cliente por si só. Isso não significa ter uma decoração luxuosa, pois o simples também pode encantar!
Já a limpeza do restaurante é outra parte importante do ambiente e precisa principalmente estar sempre de acordo com as normas da Anvisa. Afinal, nenhum cliente vai querer comer em um ambiente sujo.
No que diz respeito à ambientação, um espaço agradável e aconchegante de acordo com a proposta do restaurante é a chave para conquistar os clientes.
4. Ter um Diferencial
O que faz o seu restaurante ser diferente dos outros outros restaurantes? Quais as razões para os clientes escolherem o seu estabelecimento?
Encantar os clientes por meio de um diferencial é oferecer a eles algo que não podem encontrar em outros restaurantes. Isso pode ser:
- Uma experiência gastronômica
- Um ambiente inovador
- Um jeito único de atender
- Uma atração imperdível
A lista poderia ser infinita, mas é você quem deve pensar qual poderia ser o seu diferencial que irá atrair e encantar muitos clientes. Dedique tempo para fazer isso e verá os resultados!
5. Considerar Feedbacks de Clientes
Imagina receber dicas que podem ajudar você a melhorar cada vez mais o seu restaurante? É assim que você deve encarar os feedbacks dos clientes!
Aliás, isso serve inclusive – arriscamos dizer principalmente – com os feedbacks negativos. Afinal, eles ajudam a identificar falhas que você poderia não perceber sozinho(a).
Para encantar cada vez mais clientes, é necessário estar em constante melhoria dos seus processos de gestão e atendimento.
Afinal, a satisfação dos clientes é o primeiro passo para encantá-los.
6. Criar Presença nas Redes Sociais
A presença nas redes sociais se tornou primordial para ter um relacionamento com o cliente. Esse relacionamento faz parte do encantamento do seu público.
Por meio das redes sociais, os clientes poderão conhecer mais sobre o seu restaurante:
- A rotina,
- A proposta
- O cardápio
- A equipe, etc.
Inclusive, eles podem usar as redes sociais para deixar comentários e avaliações que vão ajudar a atrair novos clientes.
Por outro lado, você pode aproveitar as redes sociais para divulgar promoções exclusivas, assim como divulgar o seu restaurante.
7. Inovar com Tecnologias para Restaurantes
A inovação é uma peça chave para manter os clientes encantados com o seu restaurante, sem perder o interesse com o passar do tempo.
Isso porque os clientes gostam de novidades e de estabelecimentos que acompanham as tendências do mercado.
Investir em tecnologias para restaurantes, por exemplo, é uma maneira de inovar e melhorar a experiência dos clientes no seu restaurante.
Aliás, o Consumer oferece uma variedade de recursos e soluções para restaurantes que vai ajudar você a encantar seus clientes!
Encante seus Clientes com as Melhor Sistema para Restaurantes: Consumer
O Consumer é o sistema para restaurantes que mais vem se destacando no food service e conquistando clientes no Brasil.
São mais de 30 mil restaurantes usando os recursos e soluções da Consumer para gerir seus processos de gestão e atendimento.
Com 13 anos de história, o Consumer é 100% focado e restaurantes e oferece soluções, como:
- Cardápio QR Code
- Comanda Mobile
- Consume Connect
- Consumer Ads
- Site e Aplicativo Delivery e muitas outras.
Além disso, oferece treinamento online para seus clientes se tornarem especialistas nas soluções Consumer.
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