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7 Estratégias Para Encantar os Clientes no seu Restaurante

By outubro 24th, 20234 Comments

Encantar os clientes é uma premissa essencial para o sucesso de um restaurante. Afinal, os clientes são um dos principais pilares para manter qualquer negócio funcionando.

Sem eles, não há vendas e sem vendas não há razão e nem meio para o seu restaurante existir. Por isso, é mais do que necessário investir em estratégias para encantá-los.

Aliás, isso se torna ainda mais importante pelo fato de que a concorrência no setor de bares e restaurantes estar cada vez mais competitiva.

Mas como encantar os clientes do seu restaurante? Neste artigo, reunimos 7 dicas que vão ajudar você com essa missão. Continue lendo para descobrir!

7 Estratégias Para Encantar os Clientes no seu Restaurante

Encantar clientes é como uma arte: é preciso conhecer bem as técnicas, mas ter um toque especial que seja só seu. Algo que faça o cliente lembrar sempre do seu restaurante.

Assim, todas as estratégias que você irá conhecer aqui são fundamentais para cativar seus clientes. Entretanto, também é importante que você crie sua marca para se tornar memorável.

Além disso, as estratégias de encantamento também ajudam a conquistar clientes fiéis ao seu restaurante. Afinal, se eles gostam da experiência, não irão trocar pela concorrência.

Descubra agora quais são as 7 estratégias para encantar seus clientes e com isso ter um restaurante de sucesso!

1. Conheça o Perfil do Seu Cliente

Tudo começa e termina pelo cliente, então é imprescindível conhecer o perfil do público que frequenta o seu restaurante.

Mas quando falamos no perfil do seu cliente, sabemos que não existe apenas um perfil, mas vários. Por isso, é importante realizar diferentes tipos de personas que se aproximem dos seus clientes.

Uma forma de encontrar esses perfis é realizando uma pesquisa de mercado com perguntas relacionadas às características da sua clientela. Por exemplo: 

  • Faixa etária
  • Status civil
  • Classe social
  • Localização geográfica
  • Hábitos de consumo

Assim, será muito mais fácil traçar estratégias para encantar os clientes, pois você saberá melhor o que fazer para satisfazê-los.

clientes felizes e encantados na mesa de bar

Encantar os clientes deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade.

2. Oferecer um Ótimo Atendimento ao Cliente

É claro que o atendimento ao cliente é a principal estratégia para encantar a sua clientela. Afinal, qual cliente gosta de pagar para ser mal atendido? Nenhum, não é mesmo.

Aqui a dica é não esquecer jamais do básico, mas buscar ir além dele: supere as expectativas dos seus clientes!

Portanto, um sorriso no rosto, simpatia e prestar um bom serviço são fundamentais. Busque fazer cada cliente se sentir especial em seu restaurante e ter uma experiência

Para isso, tenha uma equipe bem treinada, assim como recursos e soluções para otimizar e melhorar a experiência do cliente

3. Dedicar Atenção ao Ambiente e Ambientação do Restaurante

O ambiente e a ambientação do seu restaurante são dois fatores também cruciais quando se fala em encantar os clientes.

A decoração, por exemplo, faz parte do ambiente e é capaz de impressionar o cliente por si só. Isso não significa ter uma decoração luxuosa, pois o simples também pode encantar!

Já a limpeza do restaurante é outra parte importante do ambiente e precisa principalmente estar sempre de acordo com as normas da Anvisa. Afinal, nenhum cliente vai querer comer em um ambiente sujo.

No que diz respeito à ambientação, um espaço agradável e aconchegante de acordo com a proposta do restaurante é a chave para conquistar os clientes.

garçonete prepara o ambiente para encantar seus clientes

Os clientes do restaurante podem se encantar muito com o seu ambiente.

4. Ter um Diferencial 

O que faz o seu restaurante ser diferente dos outros outros restaurantes? Quais as razões para os clientes escolherem o seu estabelecimento?

Encantar os clientes por meio de um diferencial é oferecer a eles algo que não podem encontrar em outros restaurantes. Isso pode ser:

A lista poderia ser infinita, mas é você quem deve pensar qual poderia ser o seu diferencial que irá atrair e encantar muitos clientes. Dedique tempo para fazer isso e verá os resultados!

5. Considerar Feedbacks de Clientes

Imagina receber dicas que podem ajudar você a melhorar cada vez mais o seu restaurante? É assim que você deve encarar os feedbacks dos clientes!

Aliás, isso serve inclusive  – arriscamos dizer principalmente  – com os feedbacks negativos. Afinal, eles ajudam a identificar falhas que você poderia não perceber sozinho(a).

Para encantar cada vez mais clientes, é necessário estar em constante melhoria dos seus processos de gestão e atendimento.

Afinal, a satisfação dos clientes é o primeiro passo para encantá-los. 

6. Criar Presença nas Redes Sociais

A presença nas redes sociais se tornou primordial para ter um relacionamento com o cliente. Esse relacionamento faz parte do encantamento do seu público.

Por meio das redes sociais, os clientes poderão conhecer mais sobre o seu restaurante:

  • A rotina, 
  • A proposta
  • O cardápio
  • A equipe, etc.

Inclusive, eles podem usar as redes sociais para deixar comentários e avaliações que vão ajudar a atrair novos clientes.

Por outro lado, você pode aproveitar as redes sociais para divulgar promoções exclusivas, assim como divulgar o seu restaurante.

clientes encantados com o atendimento

A tecnologia pode ser uma aliada ao encantar clientes.

7. Inovar com Tecnologias para Restaurantes

A inovação é uma peça chave para manter os clientes encantados com o seu restaurante, sem perder o interesse com o passar do tempo.

Isso porque os clientes gostam de novidades e de estabelecimentos que acompanham as tendências do mercado.

Investir em tecnologias para restaurantes, por exemplo, é uma maneira de inovar e melhorar a experiência dos clientes no seu restaurante.

Aliás, o Consumer oferece uma variedade de recursos e soluções para restaurantes que vai ajudar você a encantar seus clientes!

Encante seus Clientes com as Melhor Sistema para Restaurantes: Consumer

O Consumer é o sistema para restaurantes que mais vem se destacando no food service e conquistando clientes no Brasil.

São mais de 30 mil restaurantes usando os recursos e soluções da Consumer para gerir seus processos de gestão e atendimento.

Com 13 anos de história, o Consumer é 100% focado e restaurantes e oferece soluções, como:

Além disso, oferece treinamento online para seus clientes se tornarem especialistas nas soluções Consumer.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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