Notificação Push e SMS são estratégias do Marketing Digital que consistem no envio de mensagens de texto para celulares.
Essas estratégias são muito utilizadas para gerar vendas porque apresentam ótimos resultados.
No entanto, apesar de semelhantes, cada funciona com tipos de notificações diferentes, neste artigo, vamos informar sobre o que é Notificação de Push e o que é SMS marketing.
Depois, vamos compará-las para analisar qual estratégia é mais eficiente para gerar vendas para o seu negócio.
Se você quer saber o melhor jeito de alavancar suas vendas, continue lendo!
O que é Notificação Push?
Push Notification ou Notificação Push é, basicamente, uma mensagem de alerta enviada por aplicativos em smartphones ou para sites no desktop.
São textos curtos que aparecem na tela principal do site ou app com o objetivo de engajar clientes e gerar vendas.
Trata-se, portanto, de uma comunicação digital usada para diversos fins, como comunicar, interagir e fomentar o relacionamento com o cliente.
O que é SMS Marketing?
O SMS Marketing é uma ferramenta do Marketing digital na qual mensagens de textos curtas são enviadas para celulares via SMS.
Assim como o Push, o SMS marketing é usado para comunicar, engajar, interagir e gerar vendas.
Quer Saber mais sobre o SMS Marketing? Leia o artigo SMS Marketing: como gerar mais vendas com mensagens de texto em seu restaurante?
Então, qual é diferença entre Notificação Push e SMS Marketing?
Tanto o Push quanto o SMS são canais direto de comunicação com o público alvo de um negócio.
Se usados estrategicamente, ajudam a:
- alavancar vendas
- gerar engajamento
- criar relacionamento com o cliente
- fortalecer a marca do seu restaurante.
Mas existe uma diferença crucial entre enviar notificações Push e enviar SMS Marketing.
No Push, a mensagem é enviada somente para o aplicativo ou site, portanto, depende de dois fatores para ter sucesso:
- Que o cliente tenha acesso a internet;
- Que o aplicativo esteja instalado no smartphone ou que o cliente esteja no site.
No caso do SMS, tudo o que é preciso é que você tenha uma boa base de cadastro de clientes para enviar as mensagens.
Isso porque o SMS não depende nem de internet e nem de aplicativos para chegar ao celular do cliente, sendo esta a principal diferença entre os dois.
Por que o SMS Marketing gera mais Vendas?
A taxa de abertura do SMS Marketing é de 93% logo após 2 minutos ao ser recebida.
Em contrapartida, a taxa de cliques nas notificações de Push varia, em média, entre 7,8% e 11,4%, abrir a mensagem é um ótimo sinal, pois é o primeiro passo para o engajamento do cliente.
Dessa forma, as notificações podem até ser um boa estratégia, mas é o SMS Marketing que vai gerar mais vendas!
Além disso, o SMS pode ser enviado e recebido até pelos clientes não têm o aplicativo do seu restaurante instalado no smartphone.
Ou seja, o alcance do SMS é maior que o das notificações de Push, o que indica que o SMS Marketing tem mais potencial para gerar vendas!
Como usar Mensagens de Texto via SMS para Gerar Vendas?
Agora que você já sabe da capacidade do SMS Marketing para gerar vendas no seu restaurante, veja algumas dicas para pôr essa estratégia em prática!
- Envie cupons de desconto para usar no aplicativo, site ou direto no balcão;
- Faça promoções e use o SMS para divulgá-las;
- Envie lembretes de pontuação e saldo do seu Programa de Fidelidade;
- Mande cupons de desconto em horários estratégicos, como um pouco antes do almoço.
Mas atenção: envie as mensagens apenas em horário comercial, e tenha cuidado para não fazer spam, pois pode acabar afastando o cliente em vez de atraí-lo.
Evite tornar-se inconveniente com o cliente.
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