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Entre festas de fim de ano, luzes festivas e todos os sentimentos de felicidade, esta época do ano costuma ser especial para muitos de nós.

Para restaurantes, o Natal e o Ano Novo se traduzem em uma temporada muito movimentada (com aumentos consideráveis de receita para provar isso).

Mas, com o auge da COVID no último ano, grande parte da correria dessa época diminuiu em 2020 nos restaurantes.

Entretanto, à medida que os governos federal e estadual afrouxaram as restrições para restaurantes em 2021, é possível esperar um aumento nas receitas este ano.

Assim, oferecer ofertas como cardápios especiais de Natal ou de preço fixo, pode ser muito lucrativo para o Natal nos restaurantes.

Além disso, a venda de cartões-presente também pode ser uma chance para aumentar o faturamento dos restaurantes.

Então, confira 10 dicas para aumentar as vendas do seu restaurante durante o Natal e as festas de fim de ano!

Teste grátis10 Passos para Preparar o seu Restaurante para o Natal e para as Festas de Fim de Ano

1. Procure pelos pedidos de férias da sua equipe com bastante antecedência – isso significa agora!

O Natal e as festas de fim de ano são uma época agitada para todos – incluindo os seus funcionários, que também têm famílias e responsabilidades.

Entretanto, não tenha medo de lembrar (e dar um empurrãozinho) a sua equipe de apresentar qualquer pedido de folga ou férias com antecedência. Aliás, o ideal é pelo menos um mês antes.

Informe a sua equipe o quanto é importante que eles apresentem o mais rápido possível os pedidos de folga ou férias.

Isso porque seria extremamente difícil atender a qualquer pedido de última hora.

2. Contrate funcionários temporários, se necessário

Você também pode contratar funcionários temporários para ajudar com o fluxo de fim de festas. Mas tenha certeza de que terá tempo suficiente para treiná-los.

Afinal, com certeza você vai querer evitar qualquer contratempo e proporcionar a melhor experiência gastronômica possível aos seus clientes. 

Se precisar, contrate funcionários temporários. Assim, a qualidade do seu atendimento não cai. (Imagem: Freepik)

3. Não se esqueça dos incentivos e presentes da equipe

Você não hesitaria em agradecer aos clientes por frequentarem o seu restaurante, não é mesmo? Então, não pense duas vezes antes de expressar gratidão a sua equipe!

Bônus de férias, cartões-presente ou até mesmo uma ótima garrafa de vinho podem mostrar consideração durante a temporada de festas de fim de ano.

Assim, além de mostrar-se grato(a) pelo trabalho, você irá mantê-los engajados.

Embora os presentes sejam maravilhosos, os benefícios para os funcionários, como o plano de saúde, junto com a remuneração, vão ainda mais longe.

Vale a pena verificar seu pacote de benefícios para os funcionários no novo ano para ver onde as melhorias devem ser feitas.

4. Crie um menu de festas de fim de ano

Considere criar um menu especial de fim de ano no seu restaurante.

Afinal, nessa época, muitas pessoas acabam esquecendo de comprar itens para a ceia de Natal e de Ano Novo.

Se você tiver pratos prontos e típicos do Natal e do Ano Novo para eles comprarem, sairá na frente da concorrência!

Mesa posta com comidas natalinas: peru, farofa, batata rústica e tender.

Crie um cardápio com comidas natalinas para oferecer aos seus clientes. (Imagem: Freepik)

5. Crie um Cardápio Online para receber pedidos

Por outro lado, criar um cardápio online para receber seus pedidos vai aumentar as possibilidades para os clientes comprarem no seu restaurante.

Essa é uma ótima opção para aqueles que querem recriar a experiência de restaurante em casa ou não tem tempo para preparar a própria ceia de Natal.

No MenuDino, você pode publicar seu cardápio online em um site Delivery grátis e receber pedidos sem taxa pelo WhatsApp.

6. Crie um serviço de bufê para festas de fim de ano

Outra forma aumentar sua renda a ser considerado é oferecer um serviço de bufê para festas de fim de ano, especialmente para reuniões de empresas ou famílias. Para isso dar certo:

  • Concentre-se nos itens mais populares e lucrativos
  • Calcule o custo de mão-de-obra
  • Garanta que suas margens de lucro para pedidos de grande volume sejam suficientemente grandes para que valha a pena o esforço

7. Abasteça seu estoque com antecedência

Pensando em oferecer uma sobremesa de castanhas ou incorporar alguns ingredientes sazonais em um aperitivo?

Então, certifique-se de receber esses itens no estoque com antecedência! 

Tenha em mente que muitos restaurantes escolhem ficar abertos durante as festas de fim de ano, e você não quer ficar sem o essencial.

E se você estiver usando itens sazonais, isso é ainda mais importante.

Você também deve contabilizar o volume extra do restaurante – o almoço é uma opção popular na véspera de Natal, junto com o jantar no dia de Natal. Esteja pronto(a).

A decoração do salão é importante para entrar no clima de festas. (Imagem: Freepik)

8. Decore seu restaurante para as festas de fim de ano

A decoração do seu restaurante para o Natal e para as festas de fim de ano também é importante para atrair clientes.

Afinal, a decoração faz parte da ambientação do clima natalino e de Ano Novo. Os clientes prezam por isso, pois querem celebrar do modo mais característico possível.

É possível decorar sem gastar tanto, você pode usar sua criatividade e fazer pesquisas para economizar.

9. Tenha certeza que o seu sistema de gestão conecta todo o restaurante e possa lidar com a correria

Além de preparar sua equipe para a correria do fim de ano, você precisa garantir que o sistema do seu restaurante também consiga lidar com a pressão.

Assim, um sistema que centralize os processos e ofereça soluções para otimizar o seu atendimento é o ideal.

Por exemplo, o Consumer além de ser um sistema de gestão com muitos recursos e funcionalidades para automatizar sua gestão, tem soluções para o atendimento, como:

São soluções para aumentar a produtividade e acelerar o atendimento por mesas no seu restaurante.

O Consumer é o melhor sistema para restaurantes!

10. Planeje fechar após as férias para descansar e se recuperar

Embora o setor de restaurantes seja notoriamente acelerado, o descanso não é um luxo. Ao contrário, ele é absolutamente essencial para sua equipe (e para você também!). 

Se não for prejudicar muito os resultados e o planejamento financeiro do seu restaurante, considere fechar por uma ou duas semanas no ano novo. 

Mas isso pode não ser uma opção para alguns restaurantes. Então, outra alternativa é criar um horário rotativo no qual os funcionários possam revezar em uma semana de folga após as festas de fim de ano.

* Artigo traduzido e adaptado de: Christmas Restaurants: How to prepare for the Holidays

Prepare seu Restaurante para Vender no Natal com o Consumer

Para estar pronto para vender muito no Natal, você precisa de um sistema que não deixe você na mão quando mais precisar. Esse sistema é o Consumer.

O Consumer é o sistema para restaurantes indicado pelo Sebrae e pela Google Brasil.

Com ele, você pode criar promoções, cupons de desconto e combos, mensurando o número de vendas e os resultados obtidos.

Além disso, é um sistema de alta performance, que não vai travar ou parar de funcionar por falta de internet.

Hoje, são mais de 30 mil restaurantes no Brasil usando o Consumer, pois ele é o mais completo e oferece o melhor custo-benefício do mercado de sistemas.

Você pode começar hoje mesmo a conhecer na prática tudo o que o Consumer oferece para o seu restaurante trabalhar com eficiência sem nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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