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Você deseja aumentar o faturamento do seu bar ou restaurante, atraindo um número maior de clientes, mas não sabe como começar?

Muitos donos de bares e restaurantes sofrem com essa questão porque nem todos sabem os segredos para conseguir resolvê-la.

Afinal, aumentar o faturamento é essencial para para o crescimento de bares e restaurantes e deve estar entre as prioridades do negócio.

Mas, para isso, é necessário criar estratégias voltadas para essa meta e fazer alguns investimentos que ajudarão a alcançá-la.

Há diversas formas que podem ser usadas para aumentar o fluxo de clientes e que não são difíceis de implementar.

Pensando nisso, reunimos 7 dicas cruciais de como aumentar o faturamento em bares e restaurantes. Continue lendo para saber quais e não deixe de colocá-las em prática!

7 Dicas de como Aumentar o Faturamento de Bares e Restaurantes

A pandemia reduziu de forma drástica o faturamento de milhares de bares e restaurantes do Brasil inteiro.

Após um longo período trabalhando quase exclusivamente com o Delivery e com as portas do salão fechadas, bares e restaurantes estão reabrindo.

Assim, este é um ótimo momento para recuperar-se do prejuízo ou baixa nas vendas dos últimos meses e aumentar o faturamento do seu negócio.

Para isso, existe um conjunto de fatores que vão ajudar a conquistar os clientes e atraí-los para voltar a frequentar seu bar ou restaurante.

Confira 7 dicas de como aumentar o faturamento do seu bar ou restaurante! 

1. Ambientação

A ambientação do seu restaurante é um ponto muito importante para atrair os clientes. Afinal, antes de sentar-se à mesa, a primeira coisa que o cliente vê é o salão.

Dessa maneira, eles avaliam fatores como a higiene e a decoração do lugar, assim como se ele é aconchegante e tem uma atmosfera agradável.

Portanto, não subestime o espaço em que você instala o seu restaurante, pois ele também faz parte da experiência do cliente.

Investir em uma decoração bonita, por exemplo, pode criar um cenário instagramável, no qual os clientes irão gostar de tirar fotos e postar em suas redes sociais.

Isso vai contribuir para a divulgação do seu bar e restaurante e, assim, atrair mais clientes para conhecê-lo.

O atendimento é uma dos quesitos principais para conquistar clientes. (Imagem: Freepik)

2. Atendimento

Embora seja um quesito elementar e até parecer um pouco óbvio, muitos estabelecimentos deixam a desejar no atendimento ao cliente. Com isso, perdem clientes e deixam de faturar.

Ser mal atendido pode afastar não só um cliente, mas potenciais clientes que deixarão de ir ao seu bar ou restaurante por receber más recomendações.

Afinal, ninguém quer pagar para ter um atendimento ruim, não é mesmo? 

Por outro lado, um bom atendimento pode conquistar o cliente e fazer com que ele volte mais vezes e ainda recomende o seu bar ou restaurante para outras pessoas.

Então, é imprescindível que toda a equipe receba treinamento para oferecer um atendimento de excelência e fazer com que os clientes sintam-se valorizados no seu estabelecimento.

3. Promoções

A boa e velha promoção é uma estratégia poderosa de como aumentar o faturamento em bares e restaurantes. Quando se fala em bares e restaurantes, elas são melhores ainda.

Isso porque os clientes adoram sair para um bar ou restaurante para celebrar datas comemorativas, como por exemplo no Dias dos Namorados e no Natal.

Entretanto, você não precisa criar promoções apenas em datas comemorativas, pois são sempre bem-vindas e oportunas para os clientes e fazem com que eles comprem mais.

Sendo assim, algumas dicas de promoções são:

Para ter mais ideias de promoções, confira este outro artigo sobre o assunto: 7 Ideias para usar em promoções para atrair clientes.

Aliás, você pode criar e mensurar suas promoções no próprio sistema de forma simplificada e eficiente no Consumer.

Crie e gerencie cupons de desconto e promoções de forma fácil no Consumer!

4. Programa de Fidelidade

Fidelizar os clientes é uma forma a mais de como aumentar o faturamento em bares e restaurantes, pois clientes fiéis compram com mais recorrência.

Por isso, ter um Programa de Fidelidade com recompensas para os clientes é uma estratégia que retém clientes e diminui Custos de Aquisição de Clientes (CAC).

Contar com um sistema de gestão no qual você pode criar e controlar um Programa de Fidelidade facilita muito essa estratégia. Assim, você não precisa carimbar papéis e correr o risco de erros.

Por exemplo, o Consumer oferece duas possibilidades de Programa de Fidelidade: por pontuação e por Cashback.

As duas opções são totalmente digitais e você acompanha tudo pelo sistema. Inclusive, quando o cliente atinge a meta estabelecida, o sistema avisa.

5. Marketing Digital

Com certeza, você já ouviu falar sobre o Marketing Digital nos últimos meses e lá vamos nós falar mais uma vez sobre ele.

Não tem para onde correr, se você quer aumentar o seu faturamento, atraindo mais cliente e, assim, vender, você precisa do Marketing Digital para restaurantes.

O ambiente digital tornou-se muito importante para negócios de todos os segmentos. Afinal, os clientes estão cada vez mais preferindo as compras online.

Assim, invista no Marketing Digital e, para isso, é possível começar pelas redes sociais de forma bem acessível. Com isso, você vai:

  • Criar presença online
  • Divulgar na internet
  • Tornar-se encontrável nos mecanismos de busca, como o Google
  • Fortalecer o relacionamento com o cliente

Mas, claro, vai ajudar a aumentar as suas vendas e o seu faturamento!

6. Delivery online

O Delivery online é uma grande oportunidade para bares e restaurantes alavancarem o faturamento. Principalmente porque as vendas por Delivery dispararam nos últimos anos.

No salão, a capacidade de atendimento é limitada à quantidade de mesas. Por outro lado, não há limites para vender pelo Delivery, é possível vender até 24 horas por dia.

Assim, essa é uma das formas mais rápidas de como aumentar o faturamento em seu negócio.

Para começar, você pode criar um site Delivery grátis e publicar seu cardápio online no MenuDino e receber seus pedidos peloWahts App sem nenhum custo.

Além disso, outra opção é investir em um Aplicativo Próprio do MenuDino sem taxas e receber seus pedidos integrados ao Consumer.

O Consumer dá o suporte e as soluções que você precisa para você começar a trabalhar com Delivery no seu bar ou restaurante.

7. Transformação Digital

Por último, mas não menos importante, a transformação digital pode ser o que falta para suas vendas aumentarem e, assim, você faturar mais.

Lembre-se que a maior exigência dos consumidores hoje é agilidade nos serviços. Por isso, muitos ficam irritados quando o atendimento demora mais do que o esperado.

Fazendo a transformação digital do seu bar ou restaurante, os processos tornarão-se mais ágeis, simples e mais eficientes. Por sua vez, isso irá atrair mais clientes para o seu estabelecimento.

Assim, além de um sistema de gestão para automação dos processos, soluções como cardápio QR Code e a Comanda Mobile aumentam a produtividade do atendimento.

O Consumer Ajuda a Aumentar o Faturamento do seu Bar ou Restaurante

O Consumer é especializado em soluções para bares e restaurantes, atuando há mais de 10 anos nesse mercado.

Com as nossas soluções, nossos clientes otimizam sua gestão e potencializam seus negócios para alcançar o sucesso e mais vendas.

São mais de 30 mil bares e restaurantes usando o Consumer no Brasil e você também pode fazer parte!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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