Você sabe como definir a taxa de entrega do seu Delivery?
A taxa de entrega do Delivery é uma parte muito importante do seu negócio.
Afinal, este é um dos elementos que os clientes mais consideram na hora de fechar o pedido.
Uma taxa abaixo do preço médio cobrado pode gerar prejuízos.
Por outro lado, uma taxa acima do preço pode espantar o cliente e fazer você perder a venda.
Sendo assim, é preciso ter estratégia na hora de calcular taxa de entrega cobrada dos clientes.
Pensando nisso, reunimos aqui 4 dicas essenciais que vão ajudar você a calcular o valor ideal para taxa de entrega no seu Delivery.
Portanto, continue lendo para definir a sua taxa de entrega com um preço justo para você e o seu cliente!
4 Dicas Essenciais de Como Definir a Taxa de Entrega do Seu Delivery
O valor da taxa de entrega pode ser um diferencial competitivo do seu Delivery.
Pois, para alguns clientes, ela é uma fator definitivo para fechar o pedido. Por isso, é preciso ter bastante cautela ao defini-lo.
Oferecer taxa de entrega grátis para atrair mais cliente é bastante tentador. Entretanto, se o faturamento do seu Delivery não permitir tal estratégia, oferecê-la pode fazer você ter grandes prejuízos.
Confira agora 4 Dicas que devem ser consideradas na hora de definir a taxa de entrega do seu Delivery!
1. Delimite a área de entrega
O primeiro passo para calcular a sua taxa de entrega é delimitar a área onde elas serão feitas. Sabemos que o ideal seria fazer entregas para todos os lugares da sua cidade, mas nem sempre isso é possível.
Isso porque é necessário um número de entregadores suficiente para atender uma área maior, sem perder a qualidade da entrega.
Afinal, quanto mais longe for o destino de entrega, maiores serão as chances do pedido não chegar em boas condições para o cliente.
Por isso, é fundamental saber até que área você consegue atender mantendo qualidade no serviço de entrega.
Com o Consumer, você pode delimitar a área no próprio sistema de forma automatizada.
2. Escolha entre preço único ou por por distância
Após delimitar a área que irá atender, é hora de escolher como será cobrado o valor da entrega.
Você pode:
- Optar por um preço único e padrão para todas as entregas.
- Ou, ainda, calcular o custo por distância ou quilômetro e cobrar por distância, pois o Consumer contabiliza a distância em linha reta percorrida pelo entregador.
No Consumer, você pode fazer isso de maneira automática no próprio sistema.
Além disso, a integração com o Google Maps permite o cálculo inteligente e rápido da distância por raio, regiões, ruas, como você preferir!
O valor da taxa já aparece para o cliente no momento em que ele faz o pedido, seja o preço único ou por distância.
3. Inclua os Gastos Operacionais da Entrega
Para que você tenha um valor de taxa justo, é preciso que calcule o custo da entrega, isto é, os gastos operacionais.
Cada fator envolvido na entrega deve ser considerado no cálculo para chegar o mais próximo possível do custo real.
Entre os gastos que devem ser calculados, estão:
- Aquisição de veículos, quando houver
- Custo do Combustível
- Salário dos entregadores ou o valor da frota terceirizada
- Custos de manutenção do veículo
- Imprevistos
Tendo esses valores em mãos, você poderá até estudar formas de fazer a redução de custo para baixar o valor da sua taxa.
4. Nem muito caro, nem muito barato: equilibrado
Nem todo Delivery pode oferecer taxa de entrega grátis para os seus clientes.
Aliás, até mesmo empresas grandes, como Burger King e McDonalds, cobram a taxa de entrega.
Mas, se você puder encontrar uma maneira de baixar ou zerar o valor da taxa, com certeza será ótimo para as suas vendas.
Uma boa estratégia é incluir o preço de entrega no valor dos produtos, mas sem encarecê-los demais.
Outra estratégia é arcar com parte do valor da entrega, se o seu Delivery for capaz disso.
Tudo isso serve para encontrar um preço equilibrado que não pese para o seu negócio nem para para seus clientes.
Tenha um Sistema que Calcule a Taxa de Entrega para o seu Delivery de Forma Automática
Com um sistema que ajude a definir a sua taxa de entrega, esse processo é bem mais simples.
O Consumer facilita esse processo no seu Delivery com a tecnologia integrada do Google Maps.
Além disso, você pode acompanhar a entrega do momento que ela sai do seu Delivery até chegar no cliente.
E ainda tem mais opções de entrega para oferecer aos seus clientes:
- Retirar no local
- Consumir no local
- Agendamento do pedido
Para saber o passo a passo para saber como calcular a sua taxa de entrega no Consumer, clique aqui.
Aproveite e faça um teste grátis hoje!
10 Comments