O sonho de todo dono de restaurante é aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. Entretanto, muitos deles têm dificuldades de pensar em estratégias para atingir tal objetivo.
Seja por não entender muito bem o que significa o termo ou por não saber como calculá-lo, alguns empreendedores deixam esse indicador no escanteio.
Se você se inclui em alguns desses casos, atenção: seu negócio pode estar correndo um sério risco.
Mas se, ao contrário, você sabe da importância do ticket médio para o seu negócio e quer dicas de como aumentá-lo, continue a leitura deste artigo!
O que é o Ticket Médio?
Ticket médio nada mais é do que a média de quanto cada cliente gasta em seu estabelecimento. Isto é, a média de consumo por cliente.
Assim, quanto maior for o valor gasto pelo cliente em seu restaurante, maior será o ticket médio dele.
E quanto mais o cliente gastar, mais lucro trará para o negócio.
Trata-se, portanto, de uma métrica que ajuda o setor de marketing e vendas de um negócio a tomar decisões estratégicas visando aumentar o volume de vendas.
Para que serve o Ticket Médio?
Além de ser um indicador de extrema importância, o ticket médio serve para avaliar os lucros e a performance de vendas de um negócio.
A partir dele é possível reavaliar e criar novas estratégias de marketing e vendas a fim de melhorar os resultados das vendas.
Um exemplo prático é quando suas vendas estão baixas e o seu negócio está fechando as contas no vermelho.
Primeiro, você precisa identificar o que está causando tal problema.
Depois, analisar quais estratégias precisa adotar para aumentar o consumo ou número de clientes, consequentemente aumentando seus lucros.
Se o problema é que os clientes estão comprando pouco, alguns motivos podem ser:
- Pouca variedade de produtos
- Qualidade
- O atendimento não é agradável
- Não tem tudo o que o cliente procura
- Precisa de uma abordagem que estimule o cliente a querer comprar mais, etc.
Após identificada a causa, uma estratégia deverá ser desenvolvida e aplicada.
O ticket médio será o meio pelo qual será verificado se os resultados da estratégia surtiram efeitos positivos ou não.
Como calcular o ticket médio do seu restaurante
Para calcular o ticket médio, basta fazer o controle do consumo total, anotando o número de clientes que compraram.:
Total das Vendas ÷ Total de Clientes = Ticket Médio
Seguindo a mesma lógica, você consegue calcular também o ticket médio anual do seu restaurante.
Calculando o Ticket de maneira mais prática
O método ensinado acima é a forma manual de calcular o consumo médio do seu estabelecimento.
É um jeito que requer mais tempo e dá um pouco mais de trabalho para os proprietários de restaurantes que já têm uma rotina atarefada.
O Programa Consumer tem um jeito mais fácil e prático para calcular o ticket médio para você.
Na verdade, a única coisa que precisa ser feita é a utilização do Consumer como sistema de gestão do seu restaurante. E, claro, registrar todas as vendas do dia.
Ao final do dia ou do mês, o Consumer calcula automaticamente a média de consumo para você com apenas alguns cliques.
Como Aumentar o Ticket Médio e o Faturamento do Seu Restaurante?
Agora que você já sabe o que é e como calcular o ticket médio do seu restaurante, está na hora de pensar em estratégias para aumentá-lo e ter mais lucro com seu negócio.
Uma ótima dica para aumentar seu ticket médio é trabalhar com combos, dessa maneira seu cliente tende a gastar mais durante o pedido e pegar uma bebida, uma batata ou sobremesa durante o pedido por exemplo.
Além disso, para aumentar seu faturamento, nossa dica de ouro é: invista no delivery de comida e aumente seu faturamento!
Hoje, há um número gigantesco de clientes que preferem pedir suas refeições por delivery em vez de consumi-las nos estabelecimentos físicos.
Isso porque a comodidade e a conveniência de receber o alimento na própria casa ou no trabalho é bem grande.
Além de ser bastante prática para uma rotina que tem se tornado cada vez mais acelerada.
Essa é uma ótima oportunidade de expandir seu negócio! E também de aumentar o ticket médio por cliente vendendo mais com o Delivery.
Aplicativo próprio de Delivery
Ter o próprio aplicativo de Delivery é a estratégia mais eficiente para se destacar da concorrência.
Apesar das grandes plataformas de delivery serem populares, a concorrência com outros negócio da alimentação é muito maior.
Muitas vezes, o cliente sequer consegue encontrá-lo em meio a tantas opções.
Por isso, o Consumer desenvolveu o MenuDino.
Para que você tenha um aplicativo exclusivamente seu com todo o destaque que seu restaurante merece para estar à frente da concorrência.
Com o MenuDino, você também pode ter um site grátis de delivery com domínio personalizado, alcançando um público ainda maior.
Além disso, seu restaurante terá um cardápio online e incorporado a ele um módulo de perguntas, no qual é possível criar perguntas que estimulam o cliente a gastar mais no seu restaurante.
Assim, as chances de alavancar seu ticket médio serão maiores!
Teste grátis por 15 dias para ter certeza que o Consumer é a escolha certa para o seu restaurante.
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